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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: TATIANA DE M. CANZIANI
Componente: Prática Pedagógica de Língua Portuguesa
Ano: 2021
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Pedagogia
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 80.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 29/01/2022
Última atualização: 29/01/2022
Ementa
  • Concepções de linguagem e língua e ensino da Língua Portuguesa. 
  • As contribuições da Linguística para o ensino da norma padrão, da oralidade, da escrita e da leitura. 
  • A prática da análise linguística: conceito e aplicabilidade. 
  • Gêneros textuais escritos: fundamentos teóricos e estratégias metodológicas para o processamento da produção escrita. 
  • Prática da produção textual: condições de produção, competência comunicativa, letramento e autoria. 
  • Hipertexto e gêneros textuais emergentes no contexto das novas tecnologias: características e implicações para o ensino da Língua Portuguesa. 
  • Gêneros Textuais Orais na Escola: abordagens teórico-metodológicas e condições básicas para o ensino. 
  • Caracterização, especificidades linguísticas e o diálogo entre oralidade e escrita. 
  • Produção de textos e processo avaliativo. 
  • Gêneros Textuais e Leitura: a dimensão psicolinguística da leitura: estratégias e habilidades de leitura. 
  • A dimensão interativa da leitura: leitura e intertextualidade, processamento e recepção da leitura. 
  • Língua, Inclusão e Diversidade. 
  • Avaliação em Língua Portuguesa. 
  • Análise crítica de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos, jogos, textos científicos e literários).

 
Objetivo Geral
  • Refletir sobre conceitos de linguagem e língua. 
  • Conhecer e refletir sobre mudança e variedade linguística.
  • Realizar práticas discursivas de leitura e produção de textos, orais e escritos, da esfera acadêmica.
  • Refletir sobre mecanismos de textualização e conceitos correlatos como os de coesão, coerência, informatividade e intertextualidade. 
  • Conhecer e praticar mecanismos de leitura.
Metodologia
A metodologia de ensino principal que norteia o componente curricular é a da ação-reflexão-ação, na medida em que os professores em formação refletem criticamente sobre a sua experiência enquanto estudante, em busca da construção do sujeito professor que está em formação. Por isso, todo o componente é pensado para aliar a teoria à prática real, contextualizada e significativo desse licenciando em uma ação real, voltada para a sala de aula e para a escola com estudantes reais. nesse sentido, as miniaulas assumem o foco metodológico uma vez que representam o processo contínuo e global que parte da teoria/ conteúdo historicamente contruído, passa para a adequação metodológica e transposição didática voltada ao público do Ensino Fundamental I - anos iniciais, a partir do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a análise de materiais didáticos, ao mesmo tempo que reflete o discutido nos textos teóricos, produz plano de ensino, prepara aula e apresenta a aula.


 
Avaliação
A avaliação será mediadora com devolutiva da docente em todos os instrumentos/atividades propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e presencialmente. A devolutiva ocorrerá por meio de um parecer descritivo postado no referido AVA. Haverá possibilidade de refazer a atividade considerando o parecer da docente. Além disso, poderá ocorrer o agendamento de orientações individuais ou em grupo, de forma online, para recuperação paralela, conforme Resolução 50/2017. Importante destacar que a recuperação ocorrerá apenas considerando o desempenho acadêmico do estudante com base nos critérios de avaliação descritos em cada atividade. Haverá um momento ao final do processo para que o/a estudante realize uma autoavaliação sendo esta parte integrante do todo avaliado. A composição do conceito de Avaliação por bimestre considerará as atividades síncronas e assíncronas propostas, além das atividades presenciais. 
Finalização e emissão de conceito equivalente ao 1º Bimestre no dia 12/02/2022 e para o 2º bimestre 30/03/2022. 
Para a composição do conceito final de cada período letivo a base será a Resolução Nº50/2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. A seguir alguns trechos importantes: 
Parágrafo único. O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais. Art. 11. Os docentes terão autonomia didático/metodológica para definir qual estratégia, instrumentos e critérios avaliativos serão os mais adequados a serem utilizados, sempre em consonância com os valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR. Art. 16. A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios: I – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total no período letivo dos cursos técnicos de nível médio; II – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área dos cursos de graduação, de pós-graduação e de qualificação profissional. 
Ao final do processo de ensino e aprendizagem do componente curricular os/as estudantes poderão voluntariamente responder a um questionário online avaliando o mesmo. 
Conteúdo programático
16/12/2021 (síncrona) - Apresentação do componente curricular e da metodologia. Acordos didáticos. Retomada discussões do componente curricular de Língua Portuguesa. Explicação sobre o trabalho das entrevistas com os pedagogos.

23/12/2021 (assíncrona) - Leitura textos TEMA 1 – CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E LINGUAGEM - 
1.1 GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley. (ORG). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. (p. 33-38). 1.2 SOARES, M. Concepções de linguagem e o ensino da Língua Portuguesa. In: Língua Portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: Educ, 1998 (p. 53-60). 1.3 GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. Aula Aberta. Grupo de Pesquisa Educateliê/UNIFAL-MG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WS29LJIlouo

30/12/2021 (assíncrona) - Leitura textos 
TEMA 2 – VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 2.1 BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística. na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004; 2.2 FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, Parábola Editorial, 2008. - CAPÍTULO1: AFINANDO CONCEITOS (33-108): -CAPÍTULO4: POR UMA PEDAGOGIA DA VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA (165-184) - CAPÍTULO5: O ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL: ALGUNS PARADOXOS E DESAFIOS (185-198).

28/01/2022 (assíncrona) - Processo seletivo substituto. Aula a ser reposta. Atividade no fórum do AVA em cima dos textos lidos. 
04/02/2022 (síncrona) - Início das entrevistas com pedagogos. Retomada da discussão sobre Concepções de linguagem e língua e ensino da Língua Portuguesa. 
Língua, Inclusão e Diversidade. Análise crítica de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos, jogos, textos científicos e literários). Busca de materiais didáticos para análise e preparação das miniaulas e dos conteúdos segundo a BNCC. Entrevistas com os pedagogos. 
11/02/2022 (síncrona) - Miniaulas. Discussão das apresentações e das análises dos materiais didáticos a partir dos pontos discutidos:
 Concepções de linguagem e língua e ensino da Língua Portuguesa. Língua, Inclusão e Diversidade. 
18/02/2022 (presencial) - 
As contribuições da Linguística para o ensino da norma padrão, da oralidade, da escrita e da leitura. Caracterização, especificidades linguísticas e o diálogo entre oralidade e escrita. Variações línguísticas e retomada da discussão sobre Língua, Inclusão e Diversidade. 
25/02/2022 (presencial) - Miniaulas. 
Discussão das apresentações e das análises dos materiais didáticos a partir dos pontos discutidos na aula teórica anterior. Avaliação em Língua Portuguesa. 
04/03/2022 (presencial) - A prática da análise linguística: conceito e aplicabilidade. Gêneros textuais escritos: fundamentos teóricos e estratégias metodológicas para o processamento da produção escrita.  Prática da produção textual: condições de produção, competência comunicativa, letramento e autoria. Hipertexto e gêneros textuais emergentes no contexto das novas tecnologias: características e implicações para o ensino da Língua Portuguesa. Produção de textos e processo avaliativo. 
11/03/2022 (presencial) - Miniaulas Análise linguística e gêneros discursivos.
18/03/2022 (presencial) - Gêneros Textuais Orais na Escola: abordagens teórico-metodológicas e condições básicas para o ensino. 
Gêneros Textuais e Leitura: a dimensão psicolinguística da leitura: estratégias e habilidades de leitura. A dimensão interativa da leitura: leitura e intertextualidade, processamento e recepção da leitura. 
25/03/2022 (presencial) - Miniaulas Coesão, coerência, informatividade e intertextualidade. Encerramento das atividades. 
Recursos
Ambiente Virtual de Aprendizagem. Slides. Vídeos e podcasts. Textos digitalizados. Projetor. Quadro. Giz. Pincel. Tablet. Celular. 
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GERALDI, João Wanderley Geraldi. O texto na sala de aula. Milton José de Almeida… [et al.]. - 4ed. -São Paulo: Ática, 2006.
SCHNEWNLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo. Mercado de Letras, 2004.
WACHOWICZ, Teresa Cristina. Análise Linguística nos Gêneros Textuais [livro eletrônico] / . Teresa Cristina Wachowicz. - Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Língua Portuguesa em Foco).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ELIAS, Vanda Maria. Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura /org. Vanda Maria Elias. - São Paulo: Contexto, 2011.
LEAL, Telma Ferraz. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão/ Telma Ferraz Leal, Siane Gois orgs. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Língua Portuguesa na Escola.
NOGUEIRA, Patrícia Lima (Org). Metodologia do ensino da língua portuguesa I. São Paulo: Pearson, 2016. ISBN 9788543017099.(E-book Pearson).
WILSON, Victoria. Leitura, escrita e ensino [recurso eletrônico]:discutindo a formação de leitores/ orgs. Victoria Wilson, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais. São Paulo: Summus, 2015.
Observações