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Plano de ensino
Campus: CAMPUS IVAIPORÃ
Professor: GISELE FERNANDA MOURO
LAIS MARTINKOSKI
MARCIBELA STULP
MARIANA CLOSS SALVADOR
Componente: Projeto Integrador V
Ano: 2022
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA
Série/período/semestre: 5
Total Hora Aula: 67.0
Total Hora Relógio: 67.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 08/04/2022
Última atualização: 10/04/2022
Ementa
Definição e proposição do projeto a ser desenvolvido pelo estudante. Revisão bibliográfica acerca do tema. Elaboração de plano de trabalho. Acompanhamento das atividades desenvolvidas na execução do projeto. Orientação e acompanhamento do estudante na  organização, participação e publicação de trabalho em eventos. Avaliação participativa do desempenho do estudante no desenvolvimento do projeto.
Objetivo Geral
Gerais:
Integrar os conhecimentos trabalhados nos diferentes componentes curriculares.

Específicos:
- Aperfeiçoar o Plano de Trabalho do Projeto Integrador;
- Fazer o planejamento das atividades.
- Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias estudadas durante o curso de forma integrada na prática;
- Aprimorar na formação do discente e na capacidade de resolução de problemas;
- Promover a inter-relação entre os diversos temas e conteúdos tratados durante o curso, contribuindo para a formação integral do discente;
- Estimular o espírito empreendedor;
- Desenvolver nos estudantes habilidades investigativas e comunicativas;
- Estimular a interdisciplinaridade e a inovação.
Metodologia
Objetivando atender o seu público-alvo – os sujeitos do campo – da maneira mais adequada possível, o curso estrutura-se no regime de alternância, dividindo-se em tempo escola e tempo comunidade. Nessa metodologia, os projetos integradores cumprem um importante papel. O projeto integrador é uma atividade obrigatória para todos os estudantes do Curso Técnico em Agroecologia, pois se configura como um componente curricular e faz parte de um processo interdisciplinar e avaliativo, devendo propiciar ao aluno a aplicação integrada das competências adquiridas ao longo dos componentes curriculares presentes na grade curricular do curso Técnico em Agroecologia.

O projeto integrador deve proporcionar aos estudantes as condições necessárias para a elaboração de um projeto teórico-prático, aplicado e, sobretudo, integrado, que traduza as competências adquiridas ao longo do desenvolvimento do currículo do curso Técnico em Agroecologia, visa associar a realidade do campo aos componentes curriculares.

É uma forma de incentivar a permanência do jovem na sua própria região, criando alternativas de trabalho e renda. O projeto integrador é uma forma de promover a aprendizagem interdisciplinar e promover a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a relação entre conhecimentos de forma a tornar o aprendizado mais significativo. 

Assim, o aluno torna-se capaz de relacionar o aprendizado em sala de aula com seu universo de conhecimento, experiência e situações profissionais. Além disso, procura-se também despertar nos alunos a atitude técnico-científica, ou seja, interesse em descobrir, questionar e propor soluções, devendo esta atitude estar presente em todas as atividades desenvolvidas no curso e ser levada para sua vida profissional.

A escolha do tema do projeto integrador é individual e feita a partir de um diagnóstico da realidade local de cada estudante, sendo que o mesmo será trabalhado durante o semestre.
Avaliação
Avaliação:
De acordo com a Resolução IFPR Nº 50/2017, os critérios norteadores do processo de ensino e aprendizagem são:
- Identificação de problemas;
- Elaboração de hipóteses;
- Habilidade nos procedimentos que envolvem aplicação de conhecimentos técnicos;
- Comunicação escrita e/ou oral;
- Interesse/dedicação;
- Participação;
- Pontualidade;
- Solidariedade.
Será realizada de forma contínua e cumulativa, com predominância dos aspectos qualitativos.
A avaliação possui a função de verificar o cumprimento dos objetivos propostos.
Ressalta-se que o aluno é avaliado em todas as atividades desenvolvidas durante as atividades propostas pelo projeto integrador.

Recuperaçaõ paralela:
- Aos estudantes que apresentarem dificuldades em telação à apropriação dos conteúdos, será oferecido atendimento pela docente, se necessário, individual, com a possibilidade do uso de diferentes abeordagens que possibilitem o estudante a se apropriar do conteúdo.
- Aos estudantes que não entregarem as atividades será oferecidas novas oportunidades para fazê-lo com a possibilidade de atendimento pela docente, caso não tenha feito por não ter entendido o conteúdo.
Conteúdo programático
Os conteúdos específicos e a programação será diferente para cada estudante, de acordo com o tema que escolheu para o projeto.
Recursos
Os recursos tecnológicos serão escolhidos de acordo com a especificidade de cada projeto.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ESTEVES, P. C. L. Elaboração e análise de projetos. Palhoça: Unisul Virtual, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 43. ed. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LUCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRANDÃO C. R. Pesquisa participante. 2. ed. São Paulo, Brasiliense, 1982. 255 p.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
MENEZES, L. C de M. Gestão de projetos. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Além das referências acima mencionada, poderão ser utilizadas outras, de acordo com a especificidade do projeto de cada estudante.
Observações
Não há.