Campus: | CAMPUS IVAIPORÃ |
Professor: | GISELE FERNANDA MOURO LAIS MARTINKOSKI MARCIBELA STULP MARIANA CLOSS SALVADOR |
Componente: | Projeto Integrador V |
Ano: | 2022 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA |
Série/período/semestre: | 5 |
Total Hora Aula: | 67.0 |
Total Hora Relógio: | 67.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 08/04/2022 |
Última atualização: | 10/04/2022 |
Definição e proposição do projeto a ser desenvolvido pelo estudante. Revisão bibliográfica acerca do tema. Elaboração de plano de trabalho. Acompanhamento das atividades desenvolvidas na execução do projeto. Orientação e acompanhamento do estudante na organização, participação e publicação de trabalho em eventos. Avaliação participativa do desempenho do estudante no desenvolvimento do projeto. |
Gerais: Integrar os conhecimentos trabalhados nos diferentes componentes curriculares. Específicos: - Aperfeiçoar o Plano de Trabalho do Projeto Integrador; - Fazer o planejamento das atividades. - Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias estudadas durante o curso de forma integrada na prática; - Aprimorar na formação do discente e na capacidade de resolução de problemas; - Promover a inter-relação entre os diversos temas e conteúdos tratados durante o curso, contribuindo para a formação integral do discente; - Estimular o espírito empreendedor; - Desenvolver nos estudantes habilidades investigativas e comunicativas; - Estimular a interdisciplinaridade e a inovação. |
Objetivando atender o seu público-alvo – os sujeitos do campo – da maneira mais adequada possível, o curso estrutura-se no regime de alternância, dividindo-se em tempo escola e tempo comunidade. Nessa metodologia, os projetos integradores cumprem um importante papel. O projeto integrador é uma atividade obrigatória para todos os estudantes do Curso Técnico em Agroecologia, pois se configura como um componente curricular e faz parte de um processo interdisciplinar e avaliativo, devendo propiciar ao aluno a aplicação integrada das competências adquiridas ao longo dos componentes curriculares presentes na grade curricular do curso Técnico em Agroecologia. O projeto integrador deve proporcionar aos estudantes as condições necessárias para a elaboração de um projeto teórico-prático, aplicado e, sobretudo, integrado, que traduza as competências adquiridas ao longo do desenvolvimento do currículo do curso Técnico em Agroecologia, visa associar a realidade do campo aos componentes curriculares. É uma forma de incentivar a permanência do jovem na sua própria região, criando alternativas de trabalho e renda. O projeto integrador é uma forma de promover a aprendizagem interdisciplinar e promover a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, favorecendo a relação entre conhecimentos de forma a tornar o aprendizado mais significativo. Assim, o aluno torna-se capaz de relacionar o aprendizado em sala de aula com seu universo de conhecimento, experiência e situações profissionais. Além disso, procura-se também despertar nos alunos a atitude técnico-científica, ou seja, interesse em descobrir, questionar e propor soluções, devendo esta atitude estar presente em todas as atividades desenvolvidas no curso e ser levada para sua vida profissional. A escolha do tema do projeto integrador é individual e feita a partir de um diagnóstico da realidade local de cada estudante, sendo que o mesmo será trabalhado durante o semestre. |
Avaliação: De acordo com a Resolução IFPR Nº 50/2017, os critérios norteadores do processo de ensino e aprendizagem são: - Identificação de problemas; - Elaboração de hipóteses; - Habilidade nos procedimentos que envolvem aplicação de conhecimentos técnicos; - Comunicação escrita e/ou oral; - Interesse/dedicação; - Participação; - Pontualidade; - Solidariedade. Será realizada de forma contínua e cumulativa, com predominância dos aspectos qualitativos. A avaliação possui a função de verificar o cumprimento dos objetivos propostos. Ressalta-se que o aluno é avaliado em todas as atividades desenvolvidas durante as atividades propostas pelo projeto integrador. Recuperaçaõ paralela: - Aos estudantes que apresentarem dificuldades em telação à apropriação dos conteúdos, será oferecido atendimento pela docente, se necessário, individual, com a possibilidade do uso de diferentes abeordagens que possibilitem o estudante a se apropriar do conteúdo. - Aos estudantes que não entregarem as atividades será oferecidas novas oportunidades para fazê-lo com a possibilidade de atendimento pela docente, caso não tenha feito por não ter entendido o conteúdo. |
Os conteúdos específicos e a programação será diferente para cada estudante, de acordo com o tema que escolheu para o projeto. |
Os recursos tecnológicos serão escolhidos de acordo com a especificidade de cada projeto. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. ESTEVES, P. C. L. Elaboração e análise de projetos. Palhoça: Unisul Virtual, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 43. ed. Rio e Janeiro: Paz e Terra, 2011. LUCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1997. MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRANDÃO C. R. Pesquisa participante. 2. ed. São Paulo, Brasiliense, 1982. 255 p. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. MENEZES, L. C de M. Gestão de projetos. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. Além das referências acima mencionada, poderão ser utilizadas outras, de acordo com a especificidade do projeto de cada estudante. |
Não há. |