Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | CRISTINA CARDOSO |
Componente: | Ensino Profissional Ciência e Tecnologia |
Ano: | 2022 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Pedagogia |
Série/período/semestre: | 7 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 40.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 13/05/2022 |
Última atualização: | 13/05/2022 |
O que é Ciência e tecnologia na sociedade atual. Histórico e vinculação com a Educação Profissional. Formação de professores. Educação Integral e Educação em Tempo Integral. |
Objetivo Geral Compreender os conceitos de infância, família, sociedade e o trabalho pedagógico na educação infantil a partir da consideração dos diferentes contextos históricos e sociais para possibilitar a construção de uma imagem mais concreta/real da infância brasileira para uma prática pedagógica que considere as especificidades do desenvolvimento humano e apropriação do conhecimento na primeira infância. Objetivos especificos
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-Aulas expositivas dialogadas; -seminários; -leitura crítica de textos; -debates; -Produção de textos; |
Avaliação:
A Resolução Nº50/2017, estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. (...) Parágrafo único. O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais. Art. 11. Os docentes terão autonomia didático/metodológica para definir qual estratégia, instrumentos e critérios avaliativos serão os mais adequados a serem utilizados, sempre em consonância com os valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR. (...) Art. 16. A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios:
A composição do conceito de Avaliação por bimestre considerará: Frequência e assiduidade (20%). Instrumentos de avaliação Av1 e Av2: Participação em seminário, atividades individuais e em grupos Av1 (30%). Elaboração de prova discursiva/objetiva e/ou texto individual Av2 (50%). Obs: O trabalho interdisciplinar será considerado integrante da Avaliação 1 do 2º Bimestre. *A avaliação concretizar-se-á por meio dos seguintes instrumentos e critérios: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Avaliação individual escrita. (Av2) Seminário de leituras. (Av1) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
RECUPERAÇÃO PARALELA A recuperação paralela será realizada inter/intra relacionada com a recuperação contínua. Entende-se pela primeira, conforme regulamentação da legislação da educação brasileira como a retomada dos conteúdos escolares não suficientemente apropriados pelos estudantes, tanto no sentido de novas ações pedagógicas quanto do registro dos novos resultados obtidos. Será oferecida além do horário normal das aulas. Já a segunda, acontecerá no decorrer das aulas, na qual serão realizadas ações de intervenção na sala de aula e atividades extraclasses para todos os estudantes, no sentido de ampliar e possibilitar uma melhor apropriação dos conteúdos diante das dificuldades, com registros sob esta nomenclatura no diário de classe no item conteúdos, bem como os novos resultados obtidos. A recuperação paralela será oferecida como direito dos acadêmicos com dificuldades pontuais e específicas, com atendimento individual no horário dedicado dentro da carga horária das professoras para atendimento ao aluno, tanto com ações pedagógicas de intervenção quanto diferentes instrumentos avaliativos, daqueles oferecidos anteriormente para possibilitar a todos diferentes expressões do conhecimento apropriado. Os resultados obtidos serão registrados na mesma forma da avaliação e prevalecerão os conceito, tendo em vista que estes expressam a apropriação e não a classificação. |
Conteúdo programático
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quadro de giz, projetor; celular, textos digitalizados; textos impressos; livros |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Org.). Filosofia da práxis e didática da educação profissional. Campinas: Autores Associados, 2011. 148 p. (Educação contemporânea). ISBN 9788577432400 (broch.).82 FRIGOTTO, Gaudêncio; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001. 188 p. (Coleção estudos culturais em educação). ISBN 853262524x. MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre:Artes Médicas Sul, 1990. 288 p. (Educação: teoria e crítica) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BIANCHETTI, Lucídio. Da chave de fenda ao laptop: tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. 2. ed. rev. e atual. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2008 250 p. FRIGOTTO, Gaudêncio e outros. Contextos da Educação Profissional. Coleção Formação Pedagógica, volume II. IFPR. Disponível em:http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Contextos-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissional.pdf KUENZER, Acácia Zeneida e outros. Educação Profissional: desafios e debates.Coleção Formação Pedagógica, volume I. IFPR. Disponível em:http://curitiba.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2016/05/Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissional-desafios-e-debates.pdf MORAES, Maria Célia Marcondes de (Org.). Iluminismo às avessas: produçãode conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.198 p. ISBN 8574902395 (broch.) |