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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: CRISTINA CARDOSO
Componente: Ensino Profissional Ciência e Tecnologia
Ano: 2022
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Pedagogia
Série/período/semestre: 7
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 40.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 13/05/2022
Última atualização: 13/05/2022
Ementa
O que é Ciência e tecnologia na sociedade atual. Histórico e vinculação com a Educação Profissional. Formação de professores. Educação Integral e Educação em Tempo Integral.
 
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Compreender os conceitos de infância, família, sociedade e o trabalho pedagógico na educação infantil a partir da consideração dos diferentes contextos históricos e sociais para possibilitar a construção de uma imagem mais concreta/real da infância brasileira para uma prática pedagógica que considere as especificidades do desenvolvimento humano e apropriação do conhecimento na primeira infância.
Objetivos especificos
  •  Compreender o trabalho como princípio educativo, produtor e transformador da existência humana.
  •   Reconhecimento e incorporação na formação das especificidades epistemológicas, históricas, estruturais e políticas da Educação Profissional.
  • Compreender a dimensão do fetiche da tecnologia como forma de exclusão social e educacional
  • Compreender a técnica como propriedade humana de intervenção no mundo para a produção da existência.
  •   Perceber a tecnologia como ciência da técnica e como ciência humana.
  • Os saberes das Ciências como recursos para a compreensão e intervenção no mundo visando à formação profissional e a transformação social.
  • Contextualizar a tecnologia da e da educação no contexto do neoliberalismo;
  • Compreender O princípio educativo em Gramsci como elemento conceitual para superar a dualidade estrutural no ensino profissional.

 
Metodologia
-Aulas expositivas dialogadas;
-seminários;
-leitura crítica de textos;
-debates;
-Produção de textos;
 
Avaliação
Avaliação:
A Resolução Nº50/2017, estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.
(...)
Parágrafo único. O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.
Art. 11. Os docentes terão autonomia didático/metodológica para definir qual estratégia, instrumentos e critérios avaliativos serão os mais adequados a serem utilizados, sempre em consonância com os valores, objetivos e princípios adotados pelo IFPR.
(...)
Art. 16. A aprovação dos estudantes ocorrerá considerando os seguintes critérios:
  1. – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total no período letivo dos cursos técnicos de nível médio;
  2. – obtenção de conceito A, B ou C na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total na disciplina/ unidade curricular/ componente curricular/ área dos cursos de graduação, de pós-graduação e de qualificação profissional.
(...)
A composição do conceito de Avaliação por bimestre considerará:
Frequência e assiduidade (20%).
Instrumentos de avaliação Av1 e Av2:
Participação em seminário, atividades individuais e em grupos Av1 (30%).
Elaboração de prova discursiva/objetiva e/ou texto individual Av2 (50%).
Obs: O trabalho interdisciplinar será considerado integrante da Avaliação 1 do 2º Bimestre.
*A avaliação concretizar-se-á por meio dos seguintes instrumentos e critérios:

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação individual escrita. (Av2)
Seminário de leituras. (Av1)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
 
  1. Apropriação teórico-conceitual dos conhecimentos numa superação da visão sincrética pela sintética nas  suas exposições / domínio do conteúdo e demais componentes curriculares.
  2. Uso adequado das normas de elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos do IFPR (e normas da ABNT) e utilização de termos adequados (linguagem formal e acadêmica).
  3. A realização de leituras prévias para as aulas.
  4. Participação nos debates, estudos e trabalhos em grupo nas aulas.


 

RECUPERAÇÃO PARALELA

A recuperação paralela será realizada inter/intra relacionada com a recuperação contínua. Entende-se pela  primeira, conforme regulamentação da legislação da educação brasileira como a retomada dos conteúdos escolares não suficientemente apropriados pelos estudantes, tanto no sentido de novas ações pedagógicas     quanto do registro dos novos resultados obtidos. Será oferecida além do horário normal das aulas. Já a segunda, acontecerá no decorrer das aulas, na qual serão realizadas ações de intervenção na sala de aula e atividades extraclasses para todos os estudantes, no sentido de ampliar e possibilitar uma melhor apropriação dos conteúdos diante das dificuldades, com registros sob esta nomenclatura no diário de classe no item conteúdos, bem como os novos resultados obtidos.
A recuperação paralela será oferecida como direito dos acadêmicos com dificuldades pontuais e específicas, com atendimento individual no horário dedicado dentro da carga horária das professoras para atendimento ao aluno, tanto com ações pedagógicas de intervenção quanto diferentes instrumentos avaliativos, daqueles oferecidos anteriormente para possibilitar a todos diferentes expressões do conhecimento apropriado. Os resultados obtidos serão registrados na mesma forma da avaliação e prevalecerão os conceito, tendo em vista que estes expressam a apropriação e não a classificação.

 
Conteúdo programático
Conteúdo programático
DATA CONTEÚDO
30 de março de 2022 Atividade introdutória: mapeamento dos elementos já conhecidos pelos alunos.
06 de abril de 2022 A polissemia da categoria trabalho: Trabalho; emprego; qualificação profissional. Trajetória histórica da Educação profissional no Brasil a partir da Constituição de 1988. Mapeamento das matriculas na Educação Profissional.  Elaboração de mapa conceitual 1. Recomendação para assistir em casa:
https://www.youtube.com/watch?v=N4BJTMwZGQQ
O Fetiche da tecnologia;
 
13 de abril de 2022 O papel do trabalho na transformação do Macaco em Homem,
A dualidade estrutural do ensino profissional
A busca da rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral ou Omnilateral.
20 de abril de 2022 Conceito de Neoliberalismo- Tendências econômicas desde o mercantilismo para contextualizar Neoliberalismo.
A escola não é uma empresa- Cristhian Laval.
27 de abril de 2022 Revisão geral e Prova.
04 de maio Devolutiva da prova e preparação para o seminário final
11 de maio Apresentação seminário final-Gramsci- A escola de Gramsci –Manacorda-
18 de maio Apresentação seminário final- Gramsci- Gramsci Vida e obra-Cadernos do cárcere (Os intelectuais e a organização da cultura)
07 e 14 de maio de 2022 Sábado Letivo-
  1. Ler os textos :
FRIGOTTO, Gaudêncio e outros. Contextos da Educação Profissional. Coleção Formação Pedagógica, volume II. IFPR. Disponível em:http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Contextos-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissional.pdf
KUENZER, Acácia Zeneida e outros. Educação Profissional: desafios e debates.Coleção Formação Pedagógica, volume I. IFPR. Disponível em:http://curitiba.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2016/05/Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissional-desafios-e-debates.pdf

2-Aproximando os textos indicados cotejar a proposta da escola única de Gramsci com as análises descritas pelos autores acima indicados: Apresentar resultados em seminario
 
Recursos
quadro de giz, 
projetor;
celular,
textos digitalizados;
textos impressos;
livros
 
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Org.). Filosofia da práxis e didática da educação profissional. Campinas: Autores Associados, 2011. 148 p. (Educação contemporânea). ISBN 9788577432400 (broch.).82

FRIGOTTO, Gaudêncio; FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001. 188 p. (Coleção estudos culturais em educação). ISBN 853262524x.
MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre:Artes Médicas Sul, 1990. 288 p. (Educação: teoria e crítica)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BIANCHETTI, Lucídio. Da chave de fenda ao laptop: tecnologia digital e novas qualificações: desafios à educação. 2. ed. rev. e atual. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2008 250 p.
FRIGOTTO, Gaudêncio e outros. Contextos da Educação Profissional. Coleção Formação Pedagógica, volume II. IFPR. Disponível em:http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Contextos-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissional.pdf
KUENZER, Acácia Zeneida e outros. Educação Profissional: desafios e debates.Coleção Formação Pedagógica, volume I. IFPR. Disponível em:http://curitiba.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2016/05/Educa%C3%A7%C3%A3o-Profissional-desafios-e-debates.pdf
MORAES, Maria Célia Marcondes de (Org.). Iluminismo às avessas: produçãode conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.198 p. ISBN 8574902395 (broch.)
 
Observações