Campus: | CAMPUS IVAIPORÃ |
Professor: | LAIS MARTINKOSKI |
Componente: | Fruticultura I |
Ano: | 2022 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | AGRONOMIA |
Série/período/semestre: | 8 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 80.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 03/10/2022 |
Última atualização: | 03/10/2022 |
Importância sócio econômica e nutricional. Propagação vegetativa e sexuada. Produção de mudas. Planejamento e implantação do pomar. Podas. Manejo e tratos culturais em fruteiras de clima temperado. |
- Desenvolver as principais técnicas de produção de mudas, exploração, comercialização, classificação e conservação de frutíferas, capacitando o aluno a planejar, orientar e conduzir tecnicamente projetos com frutíferas de clima temperado; - Compreender as bases teóricas e práticas do planejamento, implantação e condução de pomares de frutas de clima temperado aplicada à prática profissional agronômica; - Elaborar projetos viáveis na atividade da produção de frutas; - Incitar a busca de informações a respeito das técnicas utilizadas na adoção de sistemas de produção de frutas de clima temperado como estratégia de desenvolvimento rural sustentável com ênfase na região de Ivaiporã. |
A metodologia do componente curricular é composta por: introdução, estudo do conteúdo e aplicação. A introdução visa dar ao aluno uma visão holística do assunto através da exposição oral do professor geralmente por aulas expositivas e dialogadas. O conteúdo é a fase onde o professor media à assimilação e a sistematização do objetivo do estudo, as atividades são leitura e discussão de artigos, estudos dirigidos, seminários, vídeos, entre outros. E, por fim, a aplicação, onde as atividades possuem sentido de avaliação final ou reforço. A proposta metodológica parte do princípio que o aluno deve ser um agente ativo na construção do próprio conhecimento e com o professor mediando e direcionando o processo. Os alunos serão avaliados por meio de avaliações individuais sem consulta, entrega de trabalhos como questionários, apresentação de seminários, herbários, entregues via google sala de aula e apresentados em aula. A avaliação também se dá considerando a efetiva participação ao longo das etapas de desenvolvimento, e evolução ao longo do andamento do componente. |
Os estudantes serão avaliados com seis instrumentos avaliativos, sendo 3 no primeiro bimestre e 3 no segundo bimestre. O conceito se dará considerando: O conceito final será composto pelo percentual de 60% para a prova escrita individual e sem consulta em cada bimestre; e 40% para as atividades, sendo divididos de forma que sejam realizadas ao menos duas atividades por bimestre. Serão adotados os seguintes instrumentos: provas escritas individuais e sem consulta; estudos dirigidos para preparo para as provas; relatórios de aulas práticas e visitas técnicas; herbário da turma composto por exsicatas individuais e apresentação de seminário em duplas. Os conceitos seguirão os da Resolução 50/2017 do IFPR, que em seu art. 15 define que os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo: I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino; IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino. Também serão avaliados concomitantemente ás atividades o interesse/dedicação e participação nas atividades expositivas, pontualidade e compromisso na entrega das atividades. A recuperação será primeiramente contínua, a qual se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes. A recuperação paralela se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos pelo docente em horário diverso das disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial. Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixo rendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino aprendizagem. A recuperação será feita a partir da percepção de que os alunos que não estejam alcançando níveis suficientes de aprendizagem, conforme as expectativas, qual será identificado pelo professor por observações no desenvolvimento e desempenho nas aulas e também das análises de turma. As atividades de recuperação paralela serão registradas. Estas atividades ocorrerão de forma não-presencial para as atividades na forma de trabalhos, em que os estudantes desenvolvam atividades diferenciadas sobre o tema, previamente acordadas, caso seja necessário. Quanto às provas, a recuperação ocorrerá pela aplicação de outra prova em outra data em contraturno, de forma que os estudantes tenham uma segunda oportunidade de estudar e aplicar o conteúdo, esta será obrigatória aos estudantes que obtiverem conceito bimestral D e opcional para quem obter conceito C ou B. |
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Serão utilizados computador, celular, quadro branco, sites, documentários e vídeos confiáveis, artigos revistas da área, cartilhas e livros disponíveis online e na biblioteca, programas como power point, word e excel (ou similares), além da plataforma google classroom para as postagens de materiais e avaliações, viveiro de mudas e área de campo para as aulas práticas conforme a possibilidade destas serem realizadas. |
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Serão realizadas aulas práticas no viveiro e na área de campo do IFPR de acordo com as possibilidades de recursos como combustível, máquinas em funcionamento e mudas de frutíferas. |