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Plano de ensino
Campus: CAMPUS IVAIPORÃ
Professor: LAIS MARTINKOSKI
Componente: Fruticultura I
Ano: 2022
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): AGRONOMIA
Série/período/semestre: 8
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 80.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 03/10/2022
Última atualização: 03/10/2022
Ementa
Importância sócio econômica e nutricional. Propagação vegetativa e sexuada.  Produção de mudas.  Planejamento e implantação do pomar.  Podas.
Manejo e tratos culturais em fruteiras de clima temperado.

 
Objetivo Geral
- Desenvolver as principais técnicas de produção de mudas, exploração, comercialização, classificação e conservação de frutíferas, capacitando o aluno a planejar, orientar e conduzir tecnicamente projetos com frutíferas de clima temperado;

- Compreender as bases teóricas e práticas do planejamento, implantação e condução de pomares de frutas de clima temperado aplicada à prática profissional agronômica;

- Elaborar projetos viáveis na atividade da produção de frutas;

- Incitar a busca de informações a respeito das técnicas utilizadas na adoção de sistemas de produção de frutas de clima temperado como estratégia de desenvolvimento rural sustentável com ênfase na região de Ivaiporã.
 
Metodologia
A metodologia do componente curricular é composta por: introdução, estudo do conteúdo e aplicação. A introdução visa dar ao aluno uma visão holística do assunto através da exposição oral do professor geralmente por aulas expositivas e dialogadas.
O conteúdo é a fase onde o professor media à assimilação e a sistematização do objetivo do estudo, as atividades são leitura e discussão de artigos, estudos dirigidos, seminários, vídeos, entre outros. E, por fim, a aplicação, onde as atividades possuem sentido de avaliação final ou reforço. A proposta metodológica parte do princípio que o aluno deve ser um agente ativo na construção do próprio conhecimento e com o professor mediando e direcionando o processo.
Os alunos serão avaliados por meio de avaliações individuais sem consulta, entrega de trabalhos como questionários, apresentação de seminários, herbários, entregues via google sala de aula e apresentados em aula. A avaliação também se dá considerando a efetiva participação ao longo das etapas de desenvolvimento, e evolução ao longo do andamento do componente.
Avaliação
Os estudantes serão avaliados com seis instrumentos avaliativos, sendo 3 no primeiro bimestre e 3 no segundo bimestre. O conceito se dará considerando:
O conceito final será composto pelo percentual de 60% para a prova escrita individual e sem consulta em cada bimestre; e 40% para as atividades, sendo divididos de forma que sejam realizadas ao menos duas atividades por bimestre.
Serão adotados os seguintes instrumentos: provas escritas individuais e sem consulta; estudos dirigidos para preparo para as provas; relatórios de aulas práticas e visitas técnicas; herbário da turma composto por exsicatas individuais e apresentação de seminário em duplas.
Os conceitos seguirão os da Resolução 50/2017 do IFPR, que em seu art. 15 define que os resultados obtidos no processo de avaliação serão emitidos por disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas e disponibilizados por meio eletrônico e/ou entrega individual de boletim, devendo ser expressos por conceitos, sendo:
I – conceito A – quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
II – conceito B – quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA  e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
III – conceito C – quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;
IV – conceito D – quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino.
Também serão avaliados concomitantemente ás atividades o interesse/dedicação e participação nas atividades expositivas, pontualidade e compromisso na entrega das atividades.

A recuperação será primeiramente contínua, a qual se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, para a retomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes.
A recuperação paralela se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca da superação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolver a recuperação de conteúdos e conceitos a ser realizada por meio de aulas e instrumentos definidos pelo docente em horário diverso das disciplinas/ unidades curriculares/ componentes curriculares/ áreas cursadas pelo estudante, podendo ser presencial e/ou não presencial. Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixo rendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino aprendizagem.
A recuperação será feita a partir da percepção de que os alunos que não estejam alcançando níveis suficientes de aprendizagem, conforme as expectativas, qual será identificado pelo professor por observações no desenvolvimento e desempenho nas aulas e também das análises de turma. As atividades de recuperação paralela serão registradas. Estas atividades ocorrerão de forma não-presencial para as atividades na forma de trabalhos, em que os estudantes desenvolvam atividades diferenciadas sobre o tema, previamente acordadas, caso seja necessário. Quanto às provas, a recuperação ocorrerá pela aplicação de outra prova em outra data em contraturno, de forma que os estudantes tenham uma segunda oportunidade de estudar e aplicar o conteúdo, esta será obrigatória aos estudantes que obtiverem conceito bimestral D e opcional para quem obter conceito C ou B.

 
Conteúdo programático
Carga horária Conteúdos
  1º bimestre
2 h - Aula expositiva e dialogada para demonstração do plano de ensino, classificação das plantas frutíferas conforme o clima e botânica. Importância sócio econômica e nutricional.
2 h - Participação em dia de campo
4 h Atividade 1 (sáb. letivo): Exsicata de espécie frutífera. 
2 h - Panorama da fruticultura no mundo, no Brasil e no Paraná.
2 h (rep. de 12/09) – Produção de pêssego: histórico, panorama, clima, principais cultivares, produção de mudas
4 h (2 h de rep. de 12/09). Pêssego: planejamento do pomar, plantio, condução, podas. Atividade em sala sobre manejo fitossanitário de pêssego.
4 h (2 h de rep. de 12/09). Visita técnica em propriedade com produção de pêssego.
4 h Atividade 2 (sáb. letivo): Elaboração de seminários em duplas sobre espécies frutíferas de clima temperado.
4 h - Pêssego: manejo fitossanitário, colheita e comercialização;
Aula prática de campo para instalação de sistema de condução em latada e espaldeira.
4 h Uva: panorama mundial, nacional e estadual, e principais espécies e cultivares viníferas e de mesa.
4 h Uva: principais aspectos de cultivo: planejamento do pomar; preparo do solo; produção de mudas e plantio.
4 h Uva: podas de condução de produção; manejo fitossanitário e colheita.
4 h - Enologia: principais aspectos na elaboração e degustação de vinhos.
4 h - Visita técnica em propriedade produtora de uva de mesa.
4 h Atividade 3 (sáb. letivo): Elaboração de estudo dirigido sobre panorama geral, classificação das frutas,  produção de uva e de pêssego.
2 h Avaliação teórica individual: acerca dos conteúdos de panorama geral, classificação das frutas, produção de uva e pêssego.
2 h Maçã: panorama mundial, nacional e estadual, planejamento do pomar; preparo do solo; produção de mudas e plantio;
2 h Maçã: podas de condução de produção; manejo fitossanitário,  colheita e pós colheita.
2 h Morango: panorama mundial, nacional e estadual, produção em estufa e a campo.
2 h Morango: manejo fitossanitário; colheita e pós colheita
2 h Apresentação de seminários em duplas.
4 h Apresentação de seminários em duplas.
4 h Atividade 4 (sáb. letivo): Elaboração de estudo dirigido sobre maçã e morango.
4 h Avaliação teórica individual: produção de maçã e morango.
4 h Apresentação de seminários em duplas e Recuperação da avaliação.
Recursos

Serão utilizados computador, celular, quadro branco, sites, documentários e vídeos confiáveis, artigos revistas da área, cartilhas e livros disponíveis online e na biblioteca, programas como power point, word e excel (ou similares), além da plataforma google classroom para as postagens de materiais e avaliações, viveiro de mudas e área de campo para as aulas práticas conforme a possibilidade destas serem realizadas.
 
Referências
  • PENTEADO, S, R. Manual de Fruticultura Ecológica. São Paulo: Via Orgânica, 2007.
  • GOMES, P. Fruticultura brasileira. 13. ed. São Paulo: Nobel, 2007.
  • SIMÃO, S. Tratado de fruticultura. Piracicaba: FEALQ, 1998.
  • FACHINELLO, J.C. et al. Propagação de plantas frutíferas de clima temperado. Pelotas: UFPel, 1994.
  • SOUZA, J, Poda das Plantas frutíferas. São Paulo: Nobel, 2005.
  • HOFFMANN, Alexandre; NACHTIGAL, Jair Costa; FACHINELLO, José Carlos. Propagação de plantas frutíferas. Brasília: Embrapa, 2005.
  • CHITARRA, M.I.F.; CHITARRA, A.B. Pós-colheita de frutos e hortaliças. Lavras: ESAL/FAEPE, 1990.
  • FACHINELLO, J.C.; NACHTIGAL, J.C.; KERSTEN, E. Fruticultura fundamentos e práticas. Pelotas: Editora UFPel, 1996.
  • MEDEIROS, C.A.B.; RASEIRA, M.C.B. A cultura do pessegueiro. Brasília: Embrapa-SPI; Pelotas: Embrapa-CPACT, 1998.
  • AWAD, M. Fisiologia Pós-colheita de Frutos. S. Paulo: Nobel, 1993.
  •  
  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  • Fioravanço, J. C., Silva dos Santos, R. S.  Maçã : o produtor pergunta, a Embrapa responde– Brasília, DF : Embrapa, 2013.
    239 p.

    FRONZA, D., HAMMAN, J. J. Implantação de pomares. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2016. 126 p.

    FRONZA, D., HAMMAN, J. J. Manejo Fitossanitário em Fruticultura. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2016. 140 p.

    FRONZA, D., HAMMAN, J. J. Viveiros e Propagação de mudas. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2016. 142 p.

    Nachtigal, A.  M. , Costa, J. Uva : o produtor pergunta, a Embrapa responde  – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2008. 202 p.


    SILVA, G. P. Introdução a Fruticultura e Empreendedorismo. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2016. 94 p.

    MAYER, N. A., FRANZON, R. C., RASEIRA, M. C. B. Pêssego, nectarina e ameixa : o produtor pergunta, a Embrapa responde  – Brasília, DF : Embrapa, 2019, 290 p.

    ANTUNES, L. E. C., HOFFMANN, A. Pequenas frutas : o produtor pergunta, a Embrapa responde. – Brasília, DF : Embrapa, 2012. 194 p.
Observações
Serão realizadas aulas práticas no viveiro e na área de campo do IFPR de acordo com as possibilidades de recursos como combustível, máquinas em funcionamento e mudas de frutíferas.