SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ESTER DIAS DE BARROS
Componente: ADM 1- Español I
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Administração
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 90.67
Duração da aula (min): 68
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 18/03/2023
Última atualização: 18/03/2023
Ementa
Língua Espanhola como Língua Estrangeira Moderna, variedade padrão e variação linguística. Introdução às quatro habilidades comunicativas em língua espanhola: expressão oral/escrita e compreensão oral/leitora. Prática de leitura, escrita e oralidade em língua espanhola. Prática de escuta de textos orais em língua espanhola.Prática de análise linguística em situações comunicativas. Leitura e análise de gêneros textuais diversos. Produção oral e escrita em língua 28 espanhola. Estratégias Pedagógicas: Aulas expositivas dialogadas, leitura e estudo, realização de trabalhos individuais e em grupo, avaliações escritas e orais, uso de recursos audiovisuais, quadro branco e acervo bibliográfico disponível na Biblioteca. 
Objetivo Geral
Objetivos gerais:

Desenvolver habilidades linguísticas que levem os alunos a interagirem com o mundo hispânico, por meio do desenvolvimento de atividades compreensão, produção e recepção de textos de diferentes gêneros discursivos.

Objetivos específicos:

Conhecer a pluralidade cultural do mundo hispânico; · Desenvolver a competência comunicativa levando em conta as competências linguística, sociolinguística e pragmática; · Aprimorar a compreensão oral; · Exercitar o discurso oral; ·Promover a compreensão leitora, com o propósito de levar à reflexão efetiva sobre o texto lido
Metodologia
Estratégias Pedagógicas:
Aulas expositivas dialogadas, leitura e estudo, realização de trabalhos individuais e em grupo, avaliações escritas e orais, uso de recursos audiovisuais, 29 quadro branco e acervo bibliográfico disponível na Biblioteca.
Avaliação
Avaliações bimestrais, uma ou mais por bimestre, correspondendo às unidades do conteúdo programático. Os alunos serão avaliados por participação em sala de aula, verificada pela leitura e estudos dos conteúdos relacionados; pela apresentação de seminários individuais ou em grupos; por meio de provas dissertativas, trabalhos individuais ou em grupos, com ou sem consulta.
Conteúdo programático
Escuta de diálogos autênticos de diferentes países hispanos. Escuta de músicas de vários ritmos musicais para caracterizar a diversidade cultural hispana. Variação linguística de registro. Marcas linguísticas e extralinguísticas características do texto oral. Análise de diálogos, tiras cômicas, letras de músicas, poemas. Variação linguística de registro e dialetal. Marcas linguísticas características do texto escrito. Efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação. Produção de diálogos (presentaciones em diferentes contextos.
Recursos
Recursos: Quadro, lousa digital e projetor, dinâmicas de trabalho em grupo e livro didático como apoio
Referências
Referência Básica
OSMAN, Soraia; ELIAS, Neide; IZQUIERDO, Sonia. Enlaces 1: español para jóvenes brasileños. 2.ª Ed. São Paulo, Macmillan, 2010.
GONZÁLEZ HERMOSO, A. Gramática de español lengua extrajera.Ed. Edelsa. Grupo Didascalia Sª. Madrid. 1995.
Dicionário Larousse. Espanhol-Português. 1.ª Ed. Larousse do Brasil: São Paulo, 2010.

Referência Complementar
SANTOS Gargallo, Isabel e SANCHEZ Lobato, Jesús. Vademecum para la Formación de Profesores. 1.ª Ed. S.G.E.L: Madrid, 2004.
WIDDOWSON, H.G.O Ensino de Línguas para a Comunicação. São Paulo: Pontes, 2005.
ABRAHÃO, Maria Helena Vieira Abrahão. Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2004.
RAMOS, Rosinda de Castro Guerra (org.). Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. 1. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.
Observações