Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ESTER DIAS DE BARROS |
Componente: | ADM 1- Español I |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Administração |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 90.67 |
Duração da aula (min): | 68 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 18/03/2023 |
Última atualização: | 18/03/2023 |
Língua Espanhola como Língua Estrangeira Moderna, variedade padrão e variação linguística. Introdução às quatro habilidades comunicativas em língua espanhola: expressão oral/escrita e compreensão oral/leitora. Prática de leitura, escrita e oralidade em língua espanhola. Prática de escuta de textos orais em língua espanhola.Prática de análise linguística em situações comunicativas. Leitura e análise de gêneros textuais diversos. Produção oral e escrita em língua 28 espanhola. Estratégias Pedagógicas: Aulas expositivas dialogadas, leitura e estudo, realização de trabalhos individuais e em grupo, avaliações escritas e orais, uso de recursos audiovisuais, quadro branco e acervo bibliográfico disponível na Biblioteca. |
Objetivos gerais: Desenvolver habilidades linguísticas que levem os alunos a interagirem com o mundo hispânico, por meio do desenvolvimento de atividades compreensão, produção e recepção de textos de diferentes gêneros discursivos. Objetivos específicos: Conhecer a pluralidade cultural do mundo hispânico; · Desenvolver a competência comunicativa levando em conta as competências linguística, sociolinguística e pragmática; · Aprimorar a compreensão oral; · Exercitar o discurso oral; ·Promover a compreensão leitora, com o propósito de levar à reflexão efetiva sobre o texto lido |
Estratégias Pedagógicas: Aulas expositivas dialogadas, leitura e estudo, realização de trabalhos individuais e em grupo, avaliações escritas e orais, uso de recursos audiovisuais, 29 quadro branco e acervo bibliográfico disponível na Biblioteca. |
Avaliações bimestrais, uma ou mais por bimestre, correspondendo às unidades do conteúdo programático. Os alunos serão avaliados por participação em sala de aula, verificada pela leitura e estudos dos conteúdos relacionados; pela apresentação de seminários individuais ou em grupos; por meio de provas dissertativas, trabalhos individuais ou em grupos, com ou sem consulta. |
Escuta de diálogos autênticos de diferentes países hispanos. Escuta de músicas de vários ritmos musicais para caracterizar a diversidade cultural hispana. Variação linguística de registro. Marcas linguísticas e extralinguísticas características do texto oral. Análise de diálogos, tiras cômicas, letras de músicas, poemas. Variação linguística de registro e dialetal. Marcas linguísticas características do texto escrito. Efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação. Produção de diálogos (presentaciones em diferentes contextos. |
Recursos: Quadro, lousa digital e projetor, dinâmicas de trabalho em grupo e livro didático como apoio |
Referência Básica OSMAN, Soraia; ELIAS, Neide; IZQUIERDO, Sonia. Enlaces 1: español para jóvenes brasileños. 2.ª Ed. São Paulo, Macmillan, 2010. GONZÁLEZ HERMOSO, A. Gramática de español lengua extrajera.Ed. Edelsa. Grupo Didascalia Sª. Madrid. 1995. Dicionário Larousse. Espanhol-Português. 1.ª Ed. Larousse do Brasil: São Paulo, 2010. Referência Complementar SANTOS Gargallo, Isabel e SANCHEZ Lobato, Jesús. Vademecum para la Formación de Profesores. 1.ª Ed. S.G.E.L: Madrid, 2004. WIDDOWSON, H.G.O Ensino de Línguas para a Comunicação. São Paulo: Pontes, 2005. ABRAHÃO, Maria Helena Vieira Abrahão. Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2004. RAMOS, Rosinda de Castro Guerra (org.). Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas. 1. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2003. |