Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | FABIANA MARIA M. V. ABBEMA |
Componente: | Introdução à edição digital de imagens |
Ano: | 2023 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Produção de Aúdio e Vídeo |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Data de criação: | 18/03/2023 |
Última atualização: | 28/03/2023 |
Captura de imagens gravadas para manipulação em computadores. Introdução às interfaces para edição de imagens, cortes, armazenagem, renderização, efeitos visuais e sincronia de som e imagem. Procedimentos técnicos para processos básicos de tratamento digital de imagem para audiovisual. Utilização de recursos digitais para finalização de filmes. |
A disciplina de Introdução à Edição Digital de Imagens pretende que o aluno compreenda o processo de manipulação digital de imagens, por meio da operação de software específico, bem como o trabalho de edição e finalização de produtos audiovisuais. |
|
Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Portaria no 120/2009 deste IFPR, quais sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). |
O que é montagem? Metodologia. Equipe de edição. Edição x montagem. Organização e fluxo de trabalho (workflow) da edição de imagem. Introducão às interfaces para edição de imagens. Cortes, armazenagem, renderização, efeitos visuais e sincronia de som e imagem. Introduçao as técnicas de edição. Teoria da montagem. Narrativa clássica e expressiva. Estudo das técnicas e producão de sentido. Procedimentos técnicos para processos básicos de tratamento digital de imagem p audiovisual. Utilização de recursos digitais para finalização de filmes. |
Ambiente virtual de aprendizagem, softwares de edição de imagem, vídeos e textos. |
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. São Paulo: 4ª São Paulo, 2007 MURCH, Walter. Num piscar de olhos. A edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. HETTL, Herbert. Manual de produção para televisão. São Paulo: Ed. Cengage, 2010.SIJLL, Jennifer van. Narrativa Cinematogra?fica: Contando histórias com imagens em movimento. EDGAR-HUNT, Robert/ MARLAND, John e RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. Bookman, 2013. |