Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ELAINI SIMONI ANGELOTTI |
Componente: | Análise e Projeto de Sistemas - Turma A |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Data de criação: | 18/03/2023 |
Última atualização: | 18/03/2023 |
Conceitos de análise e projeto orientados a objetos. Especificação de requisitos. Linguagem de modelagem unificada (UML) e seus Diagramas. |
O aluno deverá ao final da disciplina:
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Exposição e discussão do conteúdo através das aulas síncronas. Desenvolvimento de atividades durante as aulas assíncronas. Todas as atividades serão corrigidas e será enviado o feedback individual das atvidades via moodle. Atividades que apresentem maiores erros e dúvidas por parte dos alunos, serão discutidas nas aulas síncronas com todos os alunos. Dúvidas pontuais poderão ser sanadas no horário de atendimento individual. Para fixar o conteúdo apresentado haverá estudos de caso, trabalhos individuais e em grupos, exercícios, discussões durante as aulas e prática utilizando computador. Serão solicitados trabalhos e, eventualmente, a apresentação desses trabalhos. |
Segundo os critérios estabelecidos pela instituição, a avaliação continuada poderá ser estabelecida em forma de desenvolvimento de atividades escolares e domiciliares individuais ou em grupo, trabalhos teórico-práticos produzidos e/ou aplicados individualmente ou em grupos (trabalhos projetos, relatórios, seminários etc.); exercícios; avaliações ou outros instrumentos pertinentes que o professor julgue mais condizentes com os objetivos que serão traçados ao longo do processo de aprendizagem, com a finalidade de verificar se os objetivos da disciplina foram alcançados. Em cada bimestre letivo, serão utilizados, no mínimo, dois instrumentos avaliativos, dentre os quais, pelo menos um deverá ser aplicado de forma individual, escrita e/ou oral e/ou prática. Os resultados parciais obtidos no processo de avaliação serão emitidos por componente curricular (disciplina) e registrados no sistema acadêmico da Instituição, devendo ser expressos por conceitos, sendo: A: A APRENDIZAGEM do aluno foi PLENA, isto é, atingiu plenamente os objetivos propostos no componente curricular B: A APRENDIZAGEM do aluno foi PARCIALMENTE PLENA, isto é, atingiu parcialmente os objetivos propostos no componente curricular C: A APRENDIZAGEM do aluno foi SUFICIENTE, atingiu minimamente os objetivos propostos e não há comprometimento à continuidade do trabalho no componente curricular D: A APRENDIZAGEM do aluno foi INSUFICIENTE, isto é, não atingiu os objetivos propostos, inviabilizando o desenvolvimento no componente curricular Quando o conceito obtido pelo aluno durante o bimestre letivo for o conceito “D”, este deverá obrigatoriamente realizar todas as atividades solicitadas pelo professor e deverá comparecer aos horários de atendimento do professor para tirar dúvidas e/ou realizar atividades que o professor sugerir. É responsabilidade do aluno procurar o professor em seu horário de atendimento, porém o professor terá autonomia de convocar o aluno caso julgue necessário. Um dos critérios de avaliação do componente curricular será a presença do aluno nas aulas. Alunos que tiverem mais de 25% de faltas no bimestre ficará com o conceito D nesse critério, podendo comprometer o conceito do bimestre. Esse critério ajudará a compor o conceito final do bimestre. |
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Para as atividades não presenciais (remotas, sejam elas síncronas ou assíncronas) será ncessário que o aluno tenha: Computador, Internet, Moodle, Google Meet e Astah ou VP online. Para as atividades presenciais será necessário: Laboratório, Quadro branco, Datashow, Internet, Moodle e Astah ou VP online. |
BÁSICA: BOOCH, Grady; JACOBSON, Ivar e RUMBAUCH, James. UML: Guia do Usuário. Campus, 2005. GUEDES G. T. A.. UML 2: Uma abordagem prática. Ed. Novatec. 2009. WAZLAWICK R. S.. Analise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
COMPLEMENTAR: LARMAN G.. Utilizando UML e Padrões. Ed. Bookman. 2007. FOWLER M.. UML Essencial. Ed. Bookman. 2005.RUMBAUGH J.; BLAHA M.. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. Ed. Campus. 2006. LIMA A. da S.. UML 2.0: do requisito à solução. Ed. Erica. 2005. |