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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ELAINI SIMONI ANGELOTTI
Componente: Análise e Projeto de Sistemas - Turma A
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 18/03/2023
Última atualização: 18/03/2023
Ementa
Conceitos de análise e projeto orientados a objetos. Especificação de requisitos. Linguagem de modelagem unificada (UML) e seus Diagramas.
Objetivo Geral

O aluno deverá ao final da disciplina:

 

  • Conhecer e aprofundar os conceitos básicos de: Sistemas de Informação, Tipos de sistemas de informação, Modelagem de Sistemas, ciclo de vida de um software, fases de desenvolvimento de um sistema, etc.
  • Compreender técnicas de levantamento de requisitos através de uma atividade prática;
  • Identificar os requisitos de um sistema (funções e restrições) e fazer análise de requisitos;
  • Desenvolver diagramas de Caso de Uso para especificar requisitos.
  • Aprender a especificar cada Caso de Uso do diagrama de caso de uso;
  • Conhecer e aprofundar os conceitos de: Objeto, classe, método e atributo, encapsulamento, visibilidade, herança, agregação e interfaces.
  • Compreender e desenvolver diagramas de Classes, a fim de documentar e fornecer múltiplas visões do sistema a ser implementado;
  • Compreender e desenvolver diagramas de Sequencia,a fim de documentar e fornecer múltiplas visões do sistema a ser implementado;
  • Compreender e desenvolver diagramas de Estados, a fim de documentar e fornecer múltiplas visões do sistema a ser implementado;
  • Compreender e desenvolver outros diagramas da UML, a fim de documentar e fornecer múltiplas visões do sistema a ser implementado;
  • Compreender as diferenças entre os diagramas, como eles se complementam e quando devem ser utilizados.

 

Metodologia
Exposição e discussão do conteúdo através das aulas síncronas.
Desenvolvimento de atividades durante as aulas assíncronas. Todas as atividades serão corrigidas e será enviado o feedback individual das atvidades via moodle.
Atividades que apresentem maiores erros e dúvidas por parte dos alunos, serão discutidas nas aulas síncronas com todos os alunos. Dúvidas pontuais poderão ser sanadas no horário de atendimento individual.
Para fixar o conteúdo apresentado haverá estudos de caso, trabalhos individuais e em grupos, exercícios, discussões durante as aulas e prática utilizando computador. 
Serão solicitados trabalhos e, eventualmente, a apresentação desses trabalhos.
Avaliação

Segundo os critérios estabelecidos pela instituição, a avaliação continuada poderá ser estabelecida em forma de desenvolvimento de atividades escolares e domiciliares individuais ou em grupo, trabalhos teórico-práticos produzidos e/ou aplicados individualmente ou em grupos (trabalhos projetos, relatórios, seminários etc.); exercícios; avaliações ou outros instrumentos pertinentes que o professor julgue mais condizentes com os objetivos que serão traçados ao longo do processo de aprendizagem, com a finalidade de verificar se os objetivos da disciplina foram alcançados. 

Em cada bimestre letivo, serão utilizados, no mínimo, dois instrumentos avaliativos, dentre os quais, pelo menos um deverá ser aplicado de forma individual, escrita e/ou oral e/ou prática.

Os resultados parciais obtidos no processo de avaliação serão emitidos por componente curricular (disciplina) e registrados no sistema acadêmico da Instituição, devendo ser expressos por conceitos, sendo:

­   A: A APRENDIZAGEM do aluno foi PLENA, isto é, atingiu plenamente os objetivos propostos no componente curricular

­   B: A APRENDIZAGEM do aluno foi PARCIALMENTE PLENA, isto é, atingiu parcialmente os objetivos propostos no componente curricular

­   C: A APRENDIZAGEM do aluno foi SUFICIENTE, atingiu minimamente os objetivos propostos e não há comprometimento à continuidade do trabalho no componente curricular

­   D: A APRENDIZAGEM do aluno foi INSUFICIENTE, isto é, não atingiu os objetivos propostos, inviabilizando o desenvolvimento no componente curricular

Quando o conceito obtido pelo aluno durante o bimestre letivo for o conceito “D”, este deverá obrigatoriamente realizar todas as atividades solicitadas pelo professor e deverá comparecer aos horários de atendimento do professor para tirar dúvidas e/ou realizar atividades que o professor sugerir. É responsabilidade do aluno procurar o professor em seu horário de atendimento, porém o professor terá autonomia de convocar o aluno caso julgue necessário.

Um dos critérios de avaliação do componente curricular será a presença do aluno nas aulas. Alunos que tiverem mais de 25% de faltas no bimestre ficará com o conceito D nesse critério, podendo comprometer o conceito do bimestre. Esse critério ajudará a compor o conceito final do bimestre.  
Conteúdo programático
  1. Introdução a Análise Orientado a Objetos. 
  2. Linguagem de Modelagem Unificada (UML). 
  3. Análise de Requisitos. 
  4. Requisitos Funcionais e não Funcionais. 
  5. Casos de Uso: Conceito de casos de uso, atores e relacionamentos. 
  6. Diagrama de caso de uso. 
  7. Especificação dos casos de uso. 
  8. Conceitos de Análise e Projeto Orientado a Objetos: Conceito de classes e objetos, métodos, atributos, herança, agregação, relacionamento entre classes, etc.
  9. Diagrama de Classes: Levantamento das Classes e relacionamentos. 
  10. Diagrama de Sequencia. 
  11. Diagrama de Estados. 
  12. Outros diagramas da UML.
Recursos
Para as atividades não presenciais (remotas, sejam elas síncronas ou assíncronas) será ncessário que o aluno tenha: Computador, Internet, Moodle, Google Meet e Astah ou VP online.
Para as atividades presenciais será necessário: Laboratório, Quadro branco, Datashow, Internet, Moodle e Astah ou VP online. 
Referências

BÁSICA:

BOOCH, Grady; JACOBSON, Ivar e RUMBAUCH, James. UML: Guia do Usuário. Campus, 2005.

GUEDES G. T. A..  UML 2: Uma abordagem prática. Ed. Novatec. 2009.

WAZLAWICK R. S.. Analise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

 

COMPLEMENTAR:

LARMAN G.. Utilizando UML e Padrões. Ed. Bookman. 2007.

FOWLER M.. UML Essencial. Ed. Bookman. 2005.

RUMBAUGH J.; BLAHA M.. Modelagem e projetos baseados em objetos com UML 2. Ed. Campus. 2006.

LIMA A. da S.. UML 2.0: do requisito à solução. Ed. Erica. 2005.
Observações