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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ELAINI SIMONI ANGELOTTI
Componente: Banco de Dados - TA
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 160.0
Total Hora Relógio: 133.33
Duração da aula (min): 50
Data de criação: 18/03/2023
Última atualização: 18/03/2023
Ementa
Arquitetura geral de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Introdução aos conceitos de modelagem e abstração de dados. Modelo de Entidade-Relacionamento (MER). Modelo Relacional. Linguagem de declaração e de manipulação: SQL. Integridade e recuperação de dados. Projeto de Banco de Dados Relacional.
Objetivo Geral

O aluno deverá ao final da disciplina:

 

  • Compreender os conceitos de: dados, sistemas de banco de dados, sistemas gerenciadores de banco de dados, abstração de dados, esquemas, instancias, modelagem de banco de dados, etc.
  • Aprender a desenhar um diagrama de entidade e relacionamento para especificar o modelo conceitual do banco de dados.
  •  Aprender a passar o modelo conceitual (DER) para o modelo lógico relacional e seu diagrama.
  • Aprender a desenvolver o dicionário de dados do modelo relacional.
  • Compreender a importância da normalização de dados e saber aplicar a normalização ao modelo de dados.
  • Aprender a utilizar a linguagem SQL para manipular dados no banco de dados;
  • Desenvolver uma aplicação de banco de dados utilizando os conceitos aprendidos durante o ano

 

Metodologia

Exposição, discussão do conteúdo e atividades através das aulas síncronas.
Desenvolvimento de algumas atividades durante aulas assíncronas. 
Atividades que apresentem maiores erros e dúvidas por parte dos alunos, serão discutidas nas aulas síncronas com todos os alunos. Dúvidas pontuais poderão ser sanadas no horário de atendimento individual.
Para fixar o conteúdo apresentado haverá estudos de caso, trabalhos individuais e em grupos, exercícios, discussões durante as aulas e prática utilizando computador. 

Serão solicitados trabalhos e, eventualmente, a apresentação desses trabalhos.

Avaliação

Segundo os critérios estabelecidos pela instituição, a avaliação continuada poderá ser estabelecida em forma de desenvolvimento de atividades escolares e domiciliares individuais ou em grupo, trabalhos teórico-práticos produzidos e/ou aplicados individualmente ou em grupos (trabalhos projetos, relatórios, seminários etc.); exercícios; avaliações ou outros instrumentos pertinentes que o professor julgue mais condizentes com os objetivos que serão traçados ao longo do processo de aprendizagem, com a finalidade de verificar se os objetivos da disciplina foram alcançados. 

Em cada bimestre letivo, serão utilizados, no mínimo, dois instrumentos avaliativos, dentre os quais, pelo menos um deverá ser aplicado de forma individual, escrita e/ou oral e/ou prática.

Os resultados parciais obtidos no processo de avaliação serão emitidos por componente curricular (disciplina) e registrados no sistema acadêmico da Instituição, devendo ser expressos por conceitos, sendo:

­   A: A APRENDIZAGEM do aluno foi PLENA, isto é, atingiu plenamente os objetivos propostos no componente curricular

­   B: A APRENDIZAGEM do aluno foi PARCIALMENTE PLENA, isto é, atingiu parcialmente os objetivos propostos no componente curricular

­   C: A APRENDIZAGEM do aluno foi SUFICIENTE, atingiu minimamente os objetivos propostos e não há comprometimento à continuidade do trabalho no componente curricular

­   D: A APRENDIZAGEM do aluno foi INSUFICIENTE, isto é, não atingiu os objetivos propostos, inviabilizando o desenvolvimento no componente curricular

Quando o conceito obtido pelo aluno durante o bimestre letivo for o conceito “D”, este deverá obrigatoriamente realizar todas as atividades solicitadas pelo professor e deverá comparecer aos horários de atendimento do professor para tirar dúvidas e/ou realizar atividades que o professor sugerir. É responsabilidade do aluno procurar o professor em seu horário de atendimento, porém o professor terá autonomia de convocar o aluno caso julgue necessário.

Um dos critérios de avaliação do componente curricular será a presença do aluno nas aulas. Alunos que tiverem mais de 25% de faltas no bimestre ficará com o conceito D nesse critério, podendo comprometer o conceito do bimestre. Esse critério ajudará a compor o conceito final do bimestre.  

Conteúdo programático

1.    Introdução: conceitos, definições, níveis da arquitetura, arquitetura geral.

2.    Introdução: Modelo de dados, Linguagens de Banco de Dados, Administrador de BD, usuários de BD

3.    Modelo de Entidade-Relacionamento: entidades, atributos, tipos de atributos, domínio, relacionamentos, cardinalidades, entidade fraca e especialização. Chave Primária. Diagrama de Entidade-Relacionamento.

4.    Modelo Relacional: Tabelas, Chave Estrangeira, Integridade Referencial. Descrição do Modelo Relacional e Diagrama do Modelo Relacional (baseados no DER). Dicionário de Dados do Banco de Dados

5.    Linguagem SQL: DDL – estruturas de definição de dados

6.    Linguagem SQL: Restrições de Integridade

7.    Linguagem SQL: inserção, alteração e exclusão de dados

8.    Linguagem SQL: estruturas básicas de manipulação de dados

9.    Outros recursos SQL

10. Projeto de um banco de dados relacional.

Recursos
Para as atividades não presenciais (remotas, sejam elas síncronas ou assíncronas) será ncessário que o aluno tenha: Computador, Internet, Moodle, Google Meet e MySql.
Para as atividades presenciais será necessário: Laboratório, Quadro branco, Datashow, Internet, Moodle e MySql. 
Referências

BÁSICA:

ANGELOTTI, E. S.. Banco de Dados. Curitiba: Editora do Livro Técnico, 2010.

SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H.; SUDARSHAN, S.. Sistemas de Banco de Dados. São Paulo: Makron Books, 1999.

 

COMPLEMENTAR:

HEUSER, C. A.. Projeto de Banco de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

DATE, C. J.. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. Ed. Campus, Tradução da 7º ed. Americana, 1999.

BEIGHLEY, L.. Use a Cabeça! SQL. Alta Books, 2008
Observações