Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ELAINI SIMONI ANGELOTTI |
Componente: | Banco de Dados - TA |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 160.0 |
Total Hora Relógio: | 133.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Data de criação: | 18/03/2023 |
Última atualização: | 18/03/2023 |
Arquitetura geral de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Introdução aos conceitos de modelagem e abstração de dados. Modelo de Entidade-Relacionamento (MER). Modelo Relacional. Linguagem de declaração e de manipulação: SQL. Integridade e recuperação de dados. Projeto de Banco de Dados Relacional. |
O aluno deverá ao final da disciplina:
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Exposição, discussão do conteúdo e atividades através das aulas síncronas. |
Segundo os critérios estabelecidos pela instituição, a avaliação continuada poderá ser estabelecida em forma de desenvolvimento de atividades escolares e domiciliares individuais ou em grupo, trabalhos teórico-práticos produzidos e/ou aplicados individualmente ou em grupos (trabalhos projetos, relatórios, seminários etc.); exercícios; avaliações ou outros instrumentos pertinentes que o professor julgue mais condizentes com os objetivos que serão traçados ao longo do processo de aprendizagem, com a finalidade de verificar se os objetivos da disciplina foram alcançados. Em cada bimestre letivo, serão utilizados, no mínimo, dois instrumentos avaliativos, dentre os quais, pelo menos um deverá ser aplicado de forma individual, escrita e/ou oral e/ou prática. Os resultados parciais obtidos no processo de avaliação serão emitidos por componente curricular (disciplina) e registrados no sistema acadêmico da Instituição, devendo ser expressos por conceitos, sendo: A: A APRENDIZAGEM do aluno foi PLENA, isto é, atingiu plenamente os objetivos propostos no componente curricular B: A APRENDIZAGEM do aluno foi PARCIALMENTE PLENA, isto é, atingiu parcialmente os objetivos propostos no componente curricular C: A APRENDIZAGEM do aluno foi SUFICIENTE, atingiu minimamente os objetivos propostos e não há comprometimento à continuidade do trabalho no componente curricular D: A APRENDIZAGEM do aluno foi INSUFICIENTE, isto é, não atingiu os objetivos propostos, inviabilizando o desenvolvimento no componente curricular Quando o conceito obtido pelo aluno durante o bimestre letivo for o conceito “D”, este deverá obrigatoriamente realizar todas as atividades solicitadas pelo professor e deverá comparecer aos horários de atendimento do professor para tirar dúvidas e/ou realizar atividades que o professor sugerir. É responsabilidade do aluno procurar o professor em seu horário de atendimento, porém o professor terá autonomia de convocar o aluno caso julgue necessário. Um dos critérios de avaliação do componente curricular será a presença do aluno nas aulas. Alunos que tiverem mais de 25% de faltas no bimestre ficará com o conceito D nesse critério, podendo comprometer o conceito do bimestre. Esse critério ajudará a compor o conceito final do bimestre. |
1. Introdução: conceitos, definições, níveis da arquitetura, arquitetura geral. 2. Introdução: Modelo de dados, Linguagens de Banco de Dados, Administrador de BD, usuários de BD 3. Modelo de Entidade-Relacionamento: entidades, atributos, tipos de atributos, domínio, relacionamentos, cardinalidades, entidade fraca e especialização. Chave Primária. Diagrama de Entidade-Relacionamento. 4. Modelo Relacional: Tabelas, Chave Estrangeira, Integridade Referencial. Descrição do Modelo Relacional e Diagrama do Modelo Relacional (baseados no DER). Dicionário de Dados do Banco de Dados 5. Linguagem SQL: DDL – estruturas de definição de dados 6. Linguagem SQL: Restrições de Integridade 7. Linguagem SQL: inserção, alteração e exclusão de dados 8. Linguagem SQL: estruturas básicas de manipulação de dados 9. Outros recursos SQL 10. Projeto de um banco de dados relacional. |
Para as atividades não presenciais (remotas, sejam elas síncronas ou assíncronas) será ncessário que o aluno tenha: Computador, Internet, Moodle, Google Meet e MySql. Para as atividades presenciais será necessário: Laboratório, Quadro branco, Datashow, Internet, Moodle e MySql. |
BÁSICA: ANGELOTTI, E. S.. Banco de Dados. Curitiba: Editora do Livro Técnico, 2010. SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H.; SUDARSHAN, S.. Sistemas de Banco de Dados. São Paulo: Makron Books, 1999.
COMPLEMENTAR: HEUSER, C. A.. Projeto de Banco de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2009. DATE, C. J.. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. Ed. Campus, Tradução da 7º ed. Americana, 1999. BEIGHLEY, L.. Use a Cabeça! SQL. Alta Books, 2008 |