SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: HUGO FEITODSA JURCA
Componente: Física III
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Eletrônica
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 18/03/2023
Última atualização: 23/04/2024
Ementa

Carga Elétrica e Lei de Coulomb; Campo Elétrico e Potencial Elétrico; Corrente Elétrica; Tensão Elétrica e Potência Elétrica; Circuitos com Capacitores e Indutores, Campo Magnético e Força Magnética; Indução Eletromagnética, Geradores e Transformadores, Tópicos de Física Quântica e Relatividade.


Objetivo Geral

Compreender, interpretar, analisar e estabelecer conexões entre os conceitos físicos relativos ao eletromagnetismo, incluindo, portanto, os fenômenos ópticos, elétricos e magnéticos com as demais áreas do conhecimento e com situações do cotidiano das pessoas.


Metodologia

As aulas de física serão desenvolvidas com base na  participação ativa dos alunos, sendo que eles  serão os elementos centrais do processo de ensino-aprendizagem, atuando como autores e atores da assimilação/apropriação do conhecimento sistematizado. Para tal, as aulas serão realizadas com base na resolução de exercícios, leitura e interpretação de textos científicos e educativos, visualização de vídeos, simulação virtual de experimentos e práticas demonstrativas, além de atividades integradoras com as demais áreas do conhecimento, como análise de músicas, tirinhas humorísticas, etc.

Ao longo dos bimestres serão realizadas visitas técnicas a Museus, Parques, Indústrias e outras Instituições de Pesquisa e Ciências para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula.

 


Avaliação

     As avaliações terão cunho diagnóstico e servirão de base para a retomada de conteúdos e redirecionamento das atividades docentes. Como instrumentos avaliativos serão realizadas provas, listas de exercícios, seminários e trabalhos teórico-práticos.

     Aos alunos que não conseguirem atingir os objetivos propostos nos estudos de cada conteúdo, será oportunizado apoio pedagógico para dirimir as dúvidas e/ou as dificuldades de aprendizagem apresentadas, cabendo ao aluno aproveitar este momento que lhe será ofertado. Ao final de cada bimestre, será oportunizado aos alunos com menor rendimento uma nova avaliação que substituirá a média bimestral, caso o aluno consiga obter uma melhor performance.

 


Conteúdo programático

Carga Elétrica; Campo Elétrico; Potencial Elétrico; Capacitores; Corrente Elétrica

Resistência Elétrica; Potência Elétrica; Circuitos Elétricos; Campo Magnético

 Indução Eletromagnética; Introdução a Teoria Quântica e a Teoria da Relatividade


Recursos
Laboratorio de Física, com demonstrações experimentais, quadro e giz, assim como experimentos feitos de materiais recicláveis.
Referências

- BÁSICA:

- Física. Ensino Médio. Antonio Máximo e Beatriz Alvarenga. Volume 3. Editora Scipione.

- Física. Ensino Médio. Alberto Gaspar. Volume Único. Editora Ática.

- Física. Ensino Médio. Aurélio Gonçalves Filho e Carlos Toscano. Volume Único. Editora Scipione

- Física. Guimarães, Piqueira e Carron. Editora Ática.

 

 

-COMPLEMENTAR:

www.fisica.net

www.ensinodefisica.com

Observações