Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | HUGO FEITODSA JURCA |
Componente: | Física II - Técnico em Informática |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Informática |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Data de criação: | 18/03/2023 |
Última atualização: | 27/03/2023 |
Ondas, Oscilações e Fenômenos Ondulatórios; Caracterização de Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas; Estudo do Som; Efeito Doppler; Natureza Ondulatória e Corpuscular da Luz; Interferência, Difração, Reflexão e Refração da Luz; Espelhos, Lentes e Instrumentos Ópticos; Escalas termométricas; Dilatação de Sólidos e Líquidos; Estados Físicos da Matéria; Transformações Gasosas e Introdução à Teoria Cinética; Equação de um Gás Ideal; Calor, Capacidade Térmica e Calor Específico; Formas de Propagação de Calor; Introdução à Mecânica Quântica; Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica; Máquinas Térmicas. |
Compreender, interpretar, analisar e estabelecer conexões entre os conceitos físicos relativos à temperatura, ao calor, aos fenômenos luminosos e às ondas e oscilações, com as demais áreas do conhecimento e com situações do cotidiano das pessoas. Compreender os fenômenos luminosos a partir da teoria corpuscular da luz. |
Nos primeiros encontros discutir-se-á a física através de aula expositiva, com auxílio de quadro negro, quadro digital ou data show. Serão trabalhados vídeos, documentários e criação de experimentos e materiais práticos para melhor visualização dos fenômenos. Na medida do possível, trabalhar-se-á com atividades que desenvolvam o raciocínio lógico matemático. As atividades em sala poderão ser feitas tanto individualmente quanto em grupo.Os conteúdos serão ministrados a partir de textos ou quaisquer outros meios de comunicação que auxiliem a discussão do tema e a partir da discussão os próprios alunos buscarão seus conhecimentos, partindo do que já conhecem ou imaginam sobre o assunto. Na medida em que algum aluno domine questões de óptica, acústica ou termodinâmica, sempre será estimulado a mostrar seus conhecimentos e apresentar sua prática em sala de aula. |
As avaliações ocorrerão tanto por atividades desenvolvidas em sala de aula (provas individuais e trabalhos, projetos e criações experimentais relacionados ao tema estudado, resolução de exercícios, apresentação de trabalhos e seminários) quanto pela parte mais subjetiva relacionada a participação, a atenção, o envolvimento, o trabalho coletivo e a evolução dos estudantes. As atividades de recuperação acontecerão nos bimestres, paralelamente às atividades de sala, os alunos serão convidados a participarem das aulas de atendimento e nestes momentos e também em sala de aula, serão trabalhadas as dificuldades, buscando a evolução e a recuperação de conteúdos. |
Reconhecer as características de uma onda e sua importância frente aos aspectos acústicos e ópticos, considerando as informações necessárias para a vivência em sociedade e para a compreensão da música, das cores e dos equipamentos eletrônicos e analógicos que funcionam a partir destes conceitos. Reconhecer diferentes equipamentos ópticos e perceber sua constituição perante a conjunção de lentes e espelhos, avaliando as imagens formadas e suas características. Reconhecer a física moderna enquanto construtora das novas tecnologias e saber utilizá-la para o crescimento e o desenvolvimento de um cidadão que além de usar as tecnologias, saiba fazê-lo de modo consciente e respeitoso, tanto ao meio ambiente quanto à população, em geral. Compreender e saber utilizar escalas termométricas no dia a dia, bem como fazer as transformações de uma escala em outra. Perceber a dilatação térmica em todos os objetos, sejam sólidos, líquidos ou gases e saber avaliar as grandezas que influenciam esta dilatação. Reconhecer a diferença entre calor e temperatura e saber avaliar os processos térmicos existentes na natureza. Perceber o comportamento físico dos gases e saber avaliá-los frente a aspectos térmicos do ambiente, considerando a importância das máquinas térmicas e sua importância para a transformação de energia e o desenvolvimento científico e tecnológico. |
No decorrer do ano letivo serão utilizados textos de revistas de ensino, quadro de giz, multimídia, vídeos, simulações, equipamentos de laboratório e o que mais for importante para o processo de aprendizagem dos estudantes, considerando seu desenvolvimento e suas aptidões e habilidades. |
MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B.; GUIMARÃES, C.: Física – Contexto & Aplicações– Volume 2. São Paulo, Ed. Scipione, 2016.
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