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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: HUGO FEITODSA JURCA
Componente: Física II - Técnico em Informática
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 18/03/2023
Última atualização: 27/03/2023
Ementa

Ondas, Oscilações e Fenômenos Ondulatórios; Caracterização de Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas; Estudo do Som; Efeito Doppler; Natureza Ondulatória e Corpuscular da Luz; Interferência, Difração, Reflexão e Refração da Luz; Espelhos, Lentes e Instrumentos Ópticos; Escalas termométricas; Dilatação de Sólidos e Líquidos; Estados Físicos da Matéria; Transformações Gasosas e Introdução à Teoria Cinética; Equação de um Gás Ideal; Calor, Capacidade Térmica e Calor Específico; Formas de Propagação de Calor; Introdução à Mecânica Quântica; Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica; Máquinas Térmicas.

Objetivo Geral

Compreender, interpretar, analisar e estabelecer conexões entre os conceitos físicos relativos à temperatura, ao calor, aos fenômenos luminosos e às ondas e oscilações, com as demais áreas do conhecimento e com situações do cotidiano das pessoas.  Compreender os fenômenos luminosos a partir da teoria corpuscular da luz.
Relacionar os conceitos físicos relacionados aos fenômenos mecânicos, térmicos e luminosos com o mundo do trabalho.
Investigar os fenômenos físicos mencionados na discussão de textos científicos e na compreensão de fatos históricos relacionados às transformações científicas ao longo do desenvolvimento da humanidade.
Compreender instrumentos ópticos e suas funcionalidades, bem como ametropias e suas maneiras de correção.
Diferenciar calor e temperatura.
Relacionar e saber trabalhar com diferentes escalas termométricas.
Identificar e compreender os princípios de funcionamento das máquinas térmicas como os motores de combustão, além de assimilar o conceito de entropia.
Perceber o comportamento de gases como integrante do dia-a-dia e relacioná-los dentro do estudo da dilatação.

Metodologia

Nos primeiros encontros discutir-se-á a física através de aula expositiva, com auxílio de quadro negro, quadro digital ou data show. Serão trabalhados vídeos, documentários e criação de experimentos e materiais práticos para melhor visualização dos fenômenos. Na medida do possível, trabalhar-se-á com atividades que desenvolvam o raciocínio lógico matemático. As atividades em sala poderão ser feitas tanto individualmente quanto em grupo.Os conteúdos serão ministrados a partir de textos ou quaisquer outros meios de comunicação que auxiliem a discussão do tema e a partir da discussão os próprios alunos buscarão seus conhecimentos, partindo do que já conhecem ou imaginam sobre o assunto. Na medida em que algum aluno domine questões de óptica, acústica ou termodinâmica, sempre será estimulado a mostrar seus conhecimentos e apresentar sua prática em sala de aula.

Avaliação

As avaliações ocorrerão tanto por atividades desenvolvidas em sala de aula (provas individuais e trabalhos, projetos e criações experimentais relacionados ao tema estudado, resolução de exercícios, apresentação de trabalhos e seminários) quanto pela parte mais subjetiva relacionada a participação, a atenção, o envolvimento, o trabalho coletivo e a evolução dos estudantes. As atividades de recuperação acontecerão nos bimestres, paralelamente às atividades de sala, os alunos serão convidados a participarem das aulas de atendimento e nestes momentos e também em sala de aula, serão trabalhadas as dificuldades, buscando a evolução e a recuperação de conteúdos.

Conteúdo programático

Reconhecer as características de uma onda e sua importância frente aos aspectos acústicos e ópticos, considerando as informações necessárias para a vivência em sociedade e para a compreensão da música, das cores e dos equipamentos eletrônicos e analógicos que funcionam a partir destes conceitos. Reconhecer diferentes equipamentos ópticos e perceber sua constituição perante a conjunção de lentes e espelhos, avaliando as imagens formadas e suas características. Reconhecer a física moderna enquanto construtora das novas tecnologias e saber utilizá-la para o crescimento e o desenvolvimento de um cidadão que além de usar as tecnologias, saiba fazê-lo de modo consciente e respeitoso, tanto ao meio ambiente quanto à população, em geral. Compreender e saber utilizar escalas termométricas no dia a dia, bem como fazer as transformações de uma escala em outra. Perceber a dilatação térmica em todos os objetos, sejam sólidos, líquidos ou gases e saber avaliar as grandezas que influenciam esta dilatação. Reconhecer a diferença entre calor e temperatura e saber avaliar os processos térmicos existentes na natureza. Perceber o comportamento físico dos gases e saber avaliá-los frente a aspectos térmicos do ambiente, considerando a importância das máquinas térmicas e sua importância para a transformação de energia e o desenvolvimento científico e tecnológico.

Recursos
No decorrer do ano letivo serão utilizados textos de revistas de ensino, quadro de giz, multimídia, vídeos, simulações, equipamentos de laboratório e o que mais for importante para o processo de aprendizagem dos estudantes, considerando seu desenvolvimento e suas aptidões e habilidades.
Referências

MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B.; GUIMARÃES, C.: Física – Contexto & Aplicações– Volume 2. São Paulo, Ed. Scipione, 2016.
GASPAR, A.: Compreendendo a Física – Ondas, Óptica e Termodinâmica - Volume 2. São Paulo, Ed. Atica, 2016.
GUIMARÃES, O; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W.: física – Volume 2: Física Térmica, Ondas e Óptica. São Paulo, Ed. Atica, 2016.
HEWITT, P. G.: Física Conceitual. São Paulo, Bookman Editora, 9ª Edição- 2002 e/ou 12ª Edição, 2015.
TORRES, C. M. A.; FERRARO, N. G.; PAULO A. DE TOLEDO SOARES, P. T.; e PENTEADO, P. C. M.: Física – Ciência e Tecnologia – Volume 2. São Paulo, Ed. Moderna , 2016.
SANT’ANNA, B.; MARTINI, G.; CARNEIRO, C.; SPNINELLI, W.: Conexões com a Física – Volume 2. São Paulo, Ed. Moderna, 2016.
Bibliografia Complementar:
ROCHA, J. F. (Org): Origens e Evolução das Ideias da Física. Salvador, Ed. UFBa, 2002.
KANTOR, C. A.; JUNIOR, L. A. P.; MENEZES, L. C; BONETTI, M. C.; JUNIOR, O. C.; ALVES, V. M.: Coleção Quanta – Física 2ª Série. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2013.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.: Fundamentos de Física – Volume 2 – Gravitação, Ondas e Termodinâmica. Rio de Janeiro, LTC, 2014.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.: Fundamentos de Física – Volume 4 – Óptica e Física Moderna. Rio de Janeiro, LTC, 2014.
TIPLER, P.; MOSCA, G.: Física para Cientistas e Engenheiros- Volume 1- Mecânica,

 

Observações