SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: NELSON DE CASTRO NETO
Componente: Empreendedorismo
Ano: 2023
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Transações Imobiliárias
Série/período/semestre: DP
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 40.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/03/2023
Última atualização: 25/08/2023
Ementa
A Evolução no Processo de Gestão no Mundo Contemporâneo. As Pessoas e as Mudanças. A Educação Empreendedora. ODesenvolvimento de Competências. Criatividade e Inovação Empresarial. O Planejamento do Empreendedor. O Plano de Negócios(PN).
Objetivo Geral
Conhecer a evolução do Processo de Gestão no Mundo Contemporâneo. E as necessidades de um estudo holístico para oDesenvolvimento de Competências, Criatividade e Inovação Empresarial. Além de elaborar um Plano de Negócios (PN).
Metodologia
A metodologia utilizada neste componente curricular será aulas assistidas e de estudos dirigidos, oferecendo um atendimento extraclasse pormeio de atendimento feito pelo professor. O IFPR dispõe de equipe multidisciplinar/multiprofissional, apoio psicopedagógico, assistência social,atividades de complementação de aprendizagem, atividades de pesquisa, atividades de extensão e inovação, por meio do Programa Institucionalde Iniciação Científica – PIIC, o Programa de Bolsas de Extensão e o Programa de Bolsas de Inclusão Social – PBIS. Há ainda o Programa deAuxílio Complementar ao Estudante – PACE.
Avaliação
avaliação da aprendizagem deste componente será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática. Dessa forma, a avaliação assume asfunções diagnóstica, formativa e integradora, tendo como princípio fundamental o desenvolvimento da consciência crítica e constituindoinstrumento colaborador na verificação da aprendizagem, com o predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Em termosquantitativos, a avaliação do desempenho escolar é feita por componentes curriculares, considerando-se os aspectos de assiduidade eaproveitamento, ambos eliminatórios. A assiduidade diz respeito as entregas de trabalhos escolares e dos exercícios de aplicação já que será emforma de estudos dirigidos. O componente terá uma avaliação final para verificar o ensino e aprendizado.
Conteúdo programático
A Evolução no Processo de Gestão no Mundo Contemporâneo;
A Educação Empreendedora;
Desenvolvimento de Competências: como criatividade e inovação empresarial;
O Planejamento do Empreendedor com o Plano de Negócios (PN);
Prova Final.
Recursos
Este componente não terá a necessidade de recursos além da disponibilidade de carga horária docente para as aulas e para o seu planejamento.
Referências
Bibliografia Básica:
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos de empreendedorismo e gestão. Editora Atlas.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva.
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo. Campus
SERTEK, Paulo. Empreendedorismo. Editora IBPEX.
Bibliografia Complementar:
CHIAVENATO, Idalberto (2000). Introdução à Teoria Geral da Administração. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus.
COREDEIRO FILHO, Antonio. Empreendedorismo no mercado imobiliário habitacional. 1ª EdiçãoEditora Atlas.
DONABELA, Fernando. O segredo de Luísa. Editora Sextante.
GAUTHIER, F. A. O.; MACEDO, M.; LABIAK JR. S.. Empreendedorismo, Editora LT, Curitiba, Pr, 2010.
LENZI, Fernando César (2009). A Nova Geração de Empreendedores: Guia para Elaboração de um Plano de Negócios. São Paulo:Atlas.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração.Editora Atlas.
MINTZBERG, Henry (2009). Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2 ed. São Paulo: Atlas
Observações