SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS IVAIPORÃ
Professor: RONAN ANACLETO LOPES
Componente: Arquitetura e Manutenção de Computadores - DP
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): INFORMÁTICA
Série/período/semestre: DP
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 40.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 28/03/2023
Última atualização: 05/04/2023
Ementa
Base Binária, Octal, Decimal e Hexadecimal; História dos computadores, as quatro gerações; Arquitetura de John von Neumann; Componentes de um computador; Instruções de máquina; Tradução de instruções de máquina.
 
Objetivo Geral
Gerais:
Preparar profissionais para compreender o funcionamento de uma máquina computacional chegando a configuração e instalação da máquina e periféricos

Específicos:
  • Conhecer as métricas computacionais;
  • Conhecer a linguagem e codificação do computador;
  • Conhecer os componentes básicos do computador, reconhecer e solucionar problemas
  • Arquitetura de Von Neumman;
  • Representação de dados computacionais;
  • Memória e tipos de memória;
  • Sistemas de entrada/ saída;
  • Arquiteturas RISC/ SISC;
  • Máquinas Virtuais;
Metodologia

O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas onde o professor se utilizará de quadro, material didático, recursos audiovisuais e computacionais. Utilizaremos estudo dirigido individual e em grupo através da resolução de exercícios em classe e extraclasse, bem como atividades práticas/simuladas que o permitirão fixar/treinar o conteúdo dado através de uma relação de exercícios propostos pelo professor no desenvolver dos conteúdos.

Em resumo teremos:

  • Apresentação formal dos conteúdos em vídeo aulas/ aulas expositivas, sempre acompanhadas de exemplificações práticas.
  • Abordagem construtivista do conteúdo baseado em problemas.
  • Práticas interativas abordando os conteúdos trabalhados.
  • Resolução de problemas contextualizados dos conteúdos abordados.
  • Exercícios práticos para a fixação.
  • Elaboração de textos e outras mídias que podem ser disponibilizadas na sala virtual do Classroom/Moodle/Etc.

 

Avaliação

A avaliação será continuada e formativa, considerando a evolução do aluno, mediante observação, participação em sala de aula e acompanhamento individual e extraclasse.

INSTRUMENTOS

Seminários; trabalhos individuais e em grupo; relatório de aula prática; avaliação escrita e prática; interpretação de textos; confecção de jogos, participação e interação em aula.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Conforme as diretrizes curriculares, serão avaliadas as competências adquiridas em sala de aula e em atividades extraclasse. Espera-se que o aluno demonstre bons conhecimentos em aspectos qualitativos e quantitativos dos conteúdos trabalhados na disciplina. Capacidade de inter-relacionar e aplicar o conhecimento adquirido de forma plena no contexto tecnológico.

Assiduidade; Participação e interação nas atividades propostas; Criatividade; Iniciativa para resolução de problemas; Desempenho individual e em grupo; Nível de absorção do conteúdo ministrado.

 

RECUPERAÇÃO PARALELA

Será realizada através de aulas no contra turno, em aulas teóricas e práticas desenvolvidas especificamente sobre os conteúdos em que os alunos têm apresentado maior dificuldade.

Serão realizados trabalhos e avaliações destas aulas, seja através de exercícios práticos em sala de aula ou da participação das mesmas, permitindo que possam ser avaliados o desempenho e a absorção de conteúdo.

Conteúdo programático
1º Bimestre Introdução à computação;
As Gerações de computadores e seu histórico
2º Bimestre Reconhecendo equipamentos e peças.
Como o computador se comunica.
Manutenção de computadores e processos de prevenção.
3º Bimestre Tabela de medidas digitais e como realizar suas conversões. Funcionamento do processador. Estruturas internas do processador. Máquina de Von Neumann
4º Bimestre Trabalhando com virtualização. Conceitos, vantagens e desvantagens das máquinas virtuais. Sistemas Operacionais e Dual Boot
Recursos

Laboratório de informática, internet, equipamento multimídia, softwares de planilhas eletrônica, editor de texto e editor de apresentação.

Referências

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
WEBER, Raul Fernando. Arquitetura de Computadores Pessoais. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
STALLINGS, W., Arquitetura E Organizaçao De Computadores. Prentice-Hall.
CARTER, N. Arquitetura de Computadores. 1ª Ed. Bookman. 2003
TENENBAUM, A.S. Sistemas Operacionais Modernos. 3ª Ed. Pearson / Prentice Hall. 2010
DEITEL, C. Sistemas Operacionais. 3ª Ed. Pearson / Prentice Hall. 2005.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MONTEIRO, Mário A . Introdução à Organização de Computadores. 5Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
TENENBAUM, A.S. Sistemas Operacionais - Projeto e Implementação. 3ª Ed. Bookman. 2008.

Observações
Plano de Ensino preenchido em acordo com orientações COENS/DIEPEX.