SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: MARA C. VILAS BOAS
Componente: CTSEC303 INTERCULTURALIDADE
Ano: 2023
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Secretariado
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 29/03/2023
Última atualização: 29/03/2023
Ementa
Aspectos culturais de outros países. Regiões brasileiras; Técnicas do Secretariado com ênfase nos trâmites, procedimentos, hábitos e costumes de regiões brasileiras e estrangeiras. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 
Objetivo Geral
  • Analisar o ambiente de negócios com o olhar voltado para o mundo, identificando nas diferentes culturas, suas preferências, tendências, tecnologias e abordagens para a condução dos negócios.
Metodologia

A partir da utilização de material didático pertinente à disciplina, pretende-se demonstrar e praticar leituras e exercícios variados;

Utilização de dinâmicas e mídias variadas capazes de promover experiências que mobilizem a capacidade de aprendizagem da diversidade dos alunos.

Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos tácito e cognitivo, promovendo também a aprendizagem social através da troca de informações sobre experiências vividas pelos alunos em suas diversas atividades profissionais.

Avaliação

A aplicação de provas e trabalhos (em grupos e individuais) permitirá avaliar o entendimento da parte teórica do programa; O aluno terá de apresentar um conhecimento satisfatório e, para isso deverá observar os seguintes critérios avaliativos tais como: produtividade e qualidade dos trabalhos realizados, pontualidade no cumprimento de prazos estabelecidos para entrega de trabalhos; Responsabilidade, ética profissional e comprometimento.

Conteúdo programático

Regiões brasileiras e aspectos culturais; História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Aspectos culturais de outros países, técnicas para comunicação intercultural, hábitos negociações; A internacionalização das empresas: barreiras da comunicação intercultural; A cultura como elemento indissociável do processo de comunicação nas organizações; Mobilidade e o processo de expatriação; Técnicas do Secretariado com ênfase nos trâmites, procedimentos, hábitos e costumes de regiões brasileiras;

Programação das aulas:

  1. Apresentação da disciplina, ementa, conteúdo, bibliografias, etc. Aspectos sobre cultura, manifestações culturais e comunicação;  
  2. Regiões brasileiras e aspectos culturais; apresentar cada região brasileira e aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou manifestações culturais e artísticas.
  3. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; A luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional e a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
  4. Diversidade cultural e o multiculturalismo; Aula sobre aspectos culturais de outros países, técnicas para comunicação intercultural, hábitos e negociações;
  5. Hábitos e negociações em negócios internacionais; Particularidades e modos específicos de conduzir reuniões e negociações, bem como lidar com poder de barganha.
  6. A internacionalização das empresas: barreiras da comunicação intercultural; A cultura como elemento indissociável do processo de comunicação nas organizações;
  7. Aula com discussões sobre as Competências na Gestão Intercultural e os desafios do profissional de Secretariado.
  8. Atividade sobre Interculturalidade. Apresentar resenha sobre o artigo escolhido disponibilizados no drive da disciplina.
  9. Aula teórica sobre Mobilidade e o processo de expatriação; implicações econômicas, sociais e políticas, além de pessoais, familiares e organizacionais;
  10. Aula teórica sobre as fases da expatriação; Políticas e práticas do processo de expatriação e a área de recursos humanos.
Recursos
Apenas material didático (bibliografias)  pertinente à disciplina disponibilizado pela biblioteca do campus Curitiba. 
Referências

HERNANDEZ, Leila M. G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 2. ed. rev. São Paulo: Selo Negro, 2008. 678 p.

HERNANDEZ, Leila M. G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 4. ed. São Paulo: Selo Negro, 2008. 678 p. 

RIBEIRO, Célia. Boas maneiras & sucesso nos negócios: um guia prático de etiqueta para executivos. Porto Alegre: L&PM, 2004. 274 p. (Coleção L&PM POCKET ; 387). 

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 1. ed. São Paulo: Ática, 2014. 

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 2. ed. São Paulo: Ática, 2010. 

Bibliografia Complementar: 

MAGNOLI, Demétrio. História da paz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012. 447 p. 

OLIVEIRA, Odete Maria de. Relações internacionais: estudos de introdução. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2004. 279 p. 

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. 234 p. 

RODRIGUES, Gilberto Marcos Antonio. O que são relações internacionais. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Brasiliense, 2009. 165 p. 

 

 

Observações
Acesso à internet e biblioteca