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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: ELIANA NUNES MACIEL BASTOS
Componente: Atendimento Educacional Especializado - AEE - Gabriel Diego de Cristo
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 160.0
Total Hora Relógio: 136.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 07/07/2023
Última atualização: 07/07/2023
Ementa

Flexibilização curricular e adaptações razoáveis aos estudantes com Deficiência, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação. Desenvolvimento da autonomia e identidade dos/as estudantes público da educação especial. Uso de tecnologia assistiva e de comunicação alternativa. Atividades suplementares e complementares ao processo de ensino e aprendizagem do/a estudante. Promoção de parcerias entre família e escola, estimulando as interações. Avaliação em Equipe Multiprofissional para ingresso no AEE. Mediação de avaliação (auxílio na realização do instrumento avaliativo). Plano de Ensino de Atendimento Educacional Especializado. Orientação para a elaboração do Plano de Trabalho do Estudante. Contribuição no processo de implementação de políticas públicas para a educação especial, na esfera local, regional e nacional.


 
Objetivo Geral
  • Estimular as interações inclusivas em prol da disseminação de práticas pedagógicas mais humanizadas no âmbito escolar; 
  • Propiciar condições de acesso, participação, permanência e êxito de acordo com as necessidades específicas dos/as estudantes;
  • Propor o uso de recursos didáticos, pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras durante o processo de ensino e aprendizagem;
  • Promover diálogo com o ensino regular, famílias e demais profissionais que participam do processo educacional do/a estudante;
  • Efetivar ações que possam contribuir na implementação de políticas públicas para a educação especial.
Metodologia
O atendimento educacional especializado será realizado na sala de recursos multifuncional na modalidade presencial, semanalmente e de forma individual, com atividades relacionadas às dificuldades dos/as estudantes compreendidas nas áreas: 
  • Área Cognitiva - percepção, atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico;
  • Área do desenvolvimento motor;
  • Área da socialização - autocuidado, relacionamento interpessoal e intrapessoal.
Avaliação

O processo de avaliação será diagnóstico, contínuo, paralelo e formativo, conforme preconizado pela Resolução IFPR nº 50/2017. 
A avaliação no AEE será organizada mediante a necessidade de elaborar estudo de caso, projeto de ensino individualizado, entre outras estratégias didáticas que se fizerem necessárias, frente às especificidades do/a estudante.
A documentação avaliativa do AEE efetivar-se-á com  o relatório de acompanhamento do/a estudante, que será subsidiado, sempre que se fizer necessário, pelos diálogos com os/as docentes do ensino comum, equipe pedagógica, equipe multidisciplinar do Napne e família do/a estudante.


 
Conteúdo programático

 

 
  • Recursos pedagógicos adaptados;
  • Comunicação suplementar e complementar;
  • Tecnologias de informação e Comunicação (TICs).

 
Recursos
  • Folhas de papel e canetas;
  • Cartolinas e pincéis;
  • Computador;
  • Celular.
Referências

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. 
BRASIL. Decreto nº 7611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. 
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2008. 
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
BOLSANELLO, M. A. Educação especial e inclusiva. 3.ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Pedagogia. Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 2017.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre a educação comum e especial. São Carlos-SP: EdUFSCAR, 2018. 160 p.
TANNÚS-VALADÃO, G. Inclusão escolar e planejamento educacional individualizado: avaliação de um programa de formação continuada para educadores. Tese (doutorado). São Carlos: UFSCar, 2014.





 
Observações