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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: VANESSA CRISTINA CHUCAILO
Componente: História TI 1b
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 19/11/2023
Última atualização: 19/11/2023
Ementa
Compreensão dos principais conceitos que envolvem a Ciência Histórica. Estudo das comunidades “pré-históricas”, bem como da Revolução Neolítica. Identificação das principais características culturais, políticas, sociais e econômicas dos povos da Antiguidade Oriental e Clássica1, dos reinos da África e das populações nativas da América (em especial ascomunidades pré-cabralinas), no que todas elas ofereceram de contribuição para a formação sociocultural brasileira. Análise da sociedade medieval 2, e de sua desintegração, com a consequente constituição do modo de produção capitalista e seus desdobramentos na consolidação da sociedade moderna 3. Compreensão dos principais aspectos históricos que marcaram o período colonial brasileiro, destacando a miscigenação étnico-cultural, a escravidão e seus impactos na cultura do trabalho no país, as atividades econômicas predominantes, os movimentos de resistência de índios e negros, a constituição de relações de poder, de etnias e de gênero em grande medida ainda persistentes 4. Impacto das diferentes sociedades humanasao longo da História no Meio Ambiente 5.

1 Integração com o componente curricular Filosofia, conteúdo Filosofia Antiga.
2 Integração com o componente curricular Filosofia, conteúdo Filosofia Medieval.
3 Integração com o componente curricular Filosofia, conteúdo Filosofia Moderna.
4 Integração com o componente curricular Geografia, conteúdos Formação Histórico-Territorialdo Brasil e Espaço Rural Brasileiro.
5 Integração com o componente curricular Geografia, conteúdo Questão Ambiental Contemporânea.
Objetivo Geral
Objetivos Gerais
  • Apresentar o conhecimento histórico como uma ferramenta fundamental para a compreensãoda realidade atual, capaz de oferecer meios adequados para sua análise e para um correto posicionamento crítico;
  • Oferecer os elementos necessários para a construção de um conhecimento integrador, no qual os fatos históricos sejam estudados em suas especificidades temporais e espaciais mas, também, no que trazem de referências para as questões da atualidade.

Objetivos Específicos
  • Estudar os processos inerentes ao surgimento das primeiras sociedades humanas, com todas as suas especificidades;
  • Apresentar as sociedades antigas e feudais como centrais para a compreensão do mundo atual, e seus atores como inseridos em uma realidade específica que muito pode ajudar a esclarecer os tempos atuais;
  • Analisar as sociedades americanas e africanas antes de seu contato com os povos europeus, problematizando a postura historiográfica que tende a enxergá-las apenas a partir de seu contato forçado com o colonizador;
  • Estudar a formação do sistema capitalista e de um mercado mundial na Idade Moderna, tanto como desdobramentos de complexos processos anteriores quanto como origem de fecundos acontecimentos posteriores.
Metodologia
As técnicas de ensino empregadas serão baseadas em aulas expositivas, estudos dirigidos e aulas dialogadas, estudos de casos e dinâmicas de estudos em grupos com posterior elaboração de relatórios e/ou atividades escritas com o intuito de desenvolver no estudante a compreensão de conceitos centrais, motivando-o a propor atividades que desenvolvam suas habilidades cotejando-as com seu próprio cotidiano, em um processo sistematizado de construção do conhecimento.
 
Avaliação
Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos estudantes, serão utilizadas atividades baseadas em resolução de questões e, concomitantemente, de realização de pesquisa, que serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino. As atividades avaliativas previstas poderão ser elaboradas presencialmente, em sala de aula ou dentro do item “Atividades” do Google Classroom, que permite a entrega individualizada por aluno ou em grupo, no caso de atividades coletivas. No caso de dificuldade de resolução das atividades dentro da ferramenta proposta, será facultado ao aluno o envio de um registro fotográfico da tarefa executada, que poderá ser enviada por email ou Class. A realização das atividades aqui propostas contará com as devidas instruções e acompanhamento por parte do docente, e comporão instrumento avaliativo multifacetado que levará em conta não apenas o resultado de tais atividades, como também a participação discente ao longo do processo de aprendizagem, o interesse demonstrado pelos conteúdos ministrados e as diferentes condicionantes, objetivas e subjetivas. O objetivo que perpassa estas estratégias avaliativas consiste em mensurar a apropriação, por parte dos estudantes, dos conteúdos transmitidos durante as aulas, bem como acompanhar a evolução de sua capacidade de pensamento crítico, baseada em conhecimentos sólidos e capacidade argumentativa. A recuperação de conteúdos e resultados será oportunizada levando em conta cada caso individual, de modo a buscar completa adequação à realidade específica de cada um, de acordo com as diretrizes definidas na lei9394, de 20 de dezembro de 1996.
 
Conteúdo programático
1º Trimestre

Unidade I: Pré História e civilizações do Crescente Fértil: o surgimento do Estado e daescrita
1.1. Importância do estudo de História
1.2. Pré-História: início da jornada humana no planeta
1.3. Civilizações da Antiguidade Oriental – invenção da escrita, do comércio, primeirosimpérios

Unidade II: Grécia e Roma: a formação do pensamento ocidental
2.1. Grécia: a democracia ateniense e seu contraponto espartano
2.2. Roma: desenvolvimento da res publica
2.3. Crise romana e surgimento da ordem medieval

2º Trimestre

Unidade III: Idade Média
3.1. Mundo árabe: surgimento da religião islâmica
3.2. Sociedade feudal: características sociais, econômicas, políticas e culturais
3.3. Renascimento comercial e urbano: a invenção do capitalismo

Unidade IV: As transformações do mundo medieval
4.1. As Cruzadas
4.2. Renascimento comercial e urbano: a invenção do capitalismo
4.3. A crise do século XIV: fome, peste e guerras
4.4 Renascimento Cultural: heranças, rupturas e permanências
4.5 Reforma religiosa: invensão da liberdade de fé

3º Trimestre

Unidade V: A expansão do mundo conhecido: navegações, África e América
5.1. A América antes da conquista
5.2. África até o século XV.
5.3. Expansão marítima europeia: as grandes navegações.
5.4. Instituição da empresa colonial portuguesa na América: política, economia e sociedade
Recursos
Para a realização das aulas serão utilizados os materiais e recursos que seguem:

- Lousa/quadro;
- Giz/caneta para uso no quadro branco;
- Projetor multimídia;
- Cadernos de provas/atividades propostas.
- Atividade imprensas
- Sulfite A4
- Cartolina
- Caneta, lápis, canetas hidro cor;
- cola / tesoura
- fotografias
- celular, computadores
- Internet

 
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARDOSO, Ciro Flamarion. Trabalho compulsório na antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
FRAGOSO, J.; GOUVÊA, M. F. (org.) Coleção O Brasil Colonial. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. 3 vols.
LE GOFF, J.; SCHMITT, J. C. (orgs.) Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002, 2 v.
LE GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2006.
MAALOUF, A. As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, 2001. NOVAIS, F. (org.) História da vida privadano Brasil. 1 – Cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
VICENTINO, Cláudio. Atlas histórico geral & Brasil. São Paulo: Scipione, 2012.
COSTA, Sérgio Paulo Muniz. Idade Média: mil anos no presente. Porto Alegre: EdiPUC, 2016. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/52874. Acesso em 19 de novembro de 2023.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDERSON, P. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1992.
ARIÉS, P.; DUBY, G. (orgs.) História da vida privada. I - Do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Companhia dasLetras, 2007.
ARIÉS, P.; DUBY, G. (orgs.) História da vida privada. II – Da Europa feudal à Renascença. São Paulo: Companhia dasLetras, 2006.
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. (orgs.) Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: Editora UNB; São Paulo:Imprensa Oficial do Estado, 2000. 2 v.
BROWN, P. A ascenção do Cristianismo no Ocidente. Lisboa: Presença, 1999.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. (orgs.) Dicionário de Símbolos. Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores,números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
COULANGES, Foustel de. A cidade antiga. São Paulo: Hemus, 1975.
DONADONI, Sérgio. O homem egípcio. Lisboa: Presença, 1994.
FINLEY, M. História Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 1994. GIBBON, Edward. Declínio e queda do Império Romano.São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
HERÓDOTO. História. O relato clássico da guerra entre gregos e persas. 2. ed. São Paulo: Ediouro, 2001.
RODRIGUES, Antônio Edmilson; KAMITA, João Masao. História Moderna. Os momentos fundadores da culturaocidental. São Paulo: Vozes, 2018. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/168200 Acesso em 19 de novembro de 2023.
Observações