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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: VANESSA CRISTINA CHUCAILO
Componente: História II TI
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 19/11/2023
Última atualização: 19/11/2023
Ementa
Alterações nas mentalidades nos séculos XVII e XVIII (Iluminismo) 1. Processo de independência das várias regiões do continente americano, com ênfase na independência do Brasil 2. Os Direitos Humanos na formação das sociedades modernas 3. Análise das relações de poder entre as classes sociais no Brasil e no mundo ocidental edo processo de emergência das nações hegemônicas no sistema capitalista industrial doséculo XIX (ênfase nos movimentos de formação e consolidação da burguesia e do operariado; na valorização do discurso nacionalista; nos diversos imperialismos 4).Compreensão da organização política, social e econômica do período imperial brasileiro,com destaque para a resistência dos escravizados e para a luta pela abolição do trabalho compulsório no país; para a opção pela atração e integração dos imigrantes europeus em detrimento das populações nativas do Brasil 5. Estudo da expansão industrial no Brasil e no mundo6 com ênfase em suas consequências para o meio ambiente. Análise da conjuntura histórica que deu origem à república no Brasil.
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1 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Filosofia II (Sujeito do Conhecimento e Filosofia Moderna).
2 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (A industrialização no Brasil e no Mundo).
3 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Filosofia III (A Declaração Universal dos Direitos Humanos).
4 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (A industrializaçãono Brasil e no Mundo).
5 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (Movimentos Migratórios).
6 Conteúdo interdisciplinar com o componente curricular Geografia II (A industrialização no Brasil e no Mundo).
* Tratamento transversal do conteúdo obrigatório “cultura africana, afro-brasileira eindígena” conforme Lei 11.645/08.
Objetivo Geral
Objetivos Gerais
  • Apresentar o conhecimento histórico como uma ferramenta fundamental para a compreensão da realidade atual, capaz de oferecer meios adequados para sua análise e para um correto posicionamento crítico;
  • Oferecer os elementos necessários para a construção de um conhecimento integrador, no qual os fatos históricos sejam estudados em suas especificidades temporais e espaciais mas,também, no que trazem de referências para as questões da atualidade;

Objetivos Específicos
  • Oferecer oportunidades de compreensão do processo de formação das mentalidades inerentes à realidade histórica do século XXI;
  • Buscar compreender o processo que levou à independência do Brasil, com especial ênfase aos modos pelos quais a sociedade foi formada e o impacto decisivo da escravidão nesse processo;
  • Oferecer oportunidades de compreensão da inserção do Brasil no contexto mundial da Revolução Industrial, bem como das opções feitas ao longo de todo esse longo processo;debater os impactos desse modo específico de inserção geopolítica na vida cotidiana dos diversos entes sociais, principalmente dos escravizados e da população mais pobre.
  • Busca da compreensão do processo de formação da nacionalidade brasileira ao longo do século XIX;
  • Realização de debates acerca do conceito de cidadania no Brasil e no mundo, buscando compreender as especificidades do caso brasileiro e os desafios impostos pelas mesmas.
Metodologia
As técnicas de ensino empregadas serão baseadas em aulas expositivas, estudos dirigidos e aulas dialogadas, estudos de casos e dinâmicas de estudos em grupos com posterior elaboração de relatórios e/ou  atividades escritas com o intuito de desenvolver no estudante a compreensão de conceitos centrais, motivando-o a propor atividades que desenvolvam suas habilidades cotejando-as com seu próprio cotidiano, em um processo sistematizado de construção do conhecimento.
 
Avaliação
Para avaliar a participação e a apropriação dos conteúdos por parte dos estudantes, serão utilizadas atividades baseadas em resolução de questões e, concomitantemente, de realização de pesquisa, que serão utilizados tanto de maneira avaliativa, quanto como forma de análise da efetividade e da eficiência das técnicas e ferramentas utilizadas, demonstrando os pontos fortes e fracos das abordagens utilizadas para a comunicação e o ensino. As atividades avaliativas previstas poderão ser elaboradas presencialmente, em sala de aula ou dentro do item “Atividades” do Google Classroom, que permite a entrega individualizada por aluno ou em grupo, no caso de atividades coletivas. No caso de dificuldade de resolução das atividades dentro da ferramenta proposta, será facultado ao aluno o envio de um registro fotográfico da tarefa executada, que poderá ser enviada por email ou Class. A realização das atividades aqui propostas contará com as devidas instruções e acompanhamento por parte do docente, e comporão instrumento avaliativo multifacetado que levará em conta não apenas o resultado de tais atividades, como também a participação discente ao longo do processo de aprendizagem, o interesse demonstrado pelos conteúdos ministrados e as diferentes condicionantes, objetivas e subjetivas. O objetivo que perpassa estas estratégias avaliativas consiste em mensurar a apropriação, por parte dos estudantes, dos conteúdos transmitidos durante as aulas, bem como acompanhar a evolução de sua capacidade de pensamento crítico, baseada em conhecimentos sólidos e capacidade argumentativa. A recuperação de conteúdos e resultados será oportunizada levando em conta cada caso individual, de modo a buscar completa adequação à realidade específica de cada um, de acordo com as diretrizes definidas na lei9394, de 20 de dezembro de 1996.
 
Conteúdo programático
1º Trimestre
Unidade I: Iluminismo – o avanço da razão no mundo ocidental
1.1. Conceitos relacionados ao iluminismo
1.2. Contexto geral do movimento iluminista
1.3. A ciência como paradigma de conhecimento
1.4. Principais pensadores iluministas

Unidade II: Independências na América – a crise do Antigo Sistema Colonial
2.1. Causas da crise do Antigo Sistema Colonial
2.2. Iluminismo e movimentos políticos
2.3. Estruturação das sociedades nacionais americanas

2º Trimestre
Unidade III: Independência do Brasil e Império
3.1. Guerras Napoleônicas e transferência da Família Real portuguesa para a América –1808
3.2. A interiorização da metrópole – construção da sociedade brasileira
3.3. Projeto de Estado imperial: construção do Estado e da nação brasileiros
3.4. Escravidão e sociedade imperial
3.5. Imigração europeia: teoria do branqueamento

3º Trimestre
Unidade IV: Século XIX no Brasil e no mundo
4.1. Revolução Industrial e mudanças sociais no mundo ocidental – impactos ambientais do paradigma industrial
4.2. Romantismo e movimento nacionalista: construção de um mundo internacional
4.3. Imperialismo e discursos racialistas: partilha da África e da Ásia
4.4. Brasil no fim do século XIX: mudanças sociais, crise da monarquia e proclamação da República
Recursos
Para a realização das aulas serão utilizados os materiais e recursos que seguem:

- Lousa/quadro;
- Giz/caneta para uso no quadro branco;
- Projetor multimídia;
- Cadernos de provas/atividades propostas.
- Atividade imprensas / história em quadrinhos
- Sulfite A4
- Cartolina
- Caneta, lápis, canetas hidro cor;
- cola / tesoura
- fotografias
- celular, computadores
- Internet

 
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BETHELL, L. (org.) História da América Latina. Volume III – Da independência a 1870. São Paulo: Edusp; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2009.
GRINBERG, K.; SALLES, R. (org.) Coleção O Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. 3 Vols.
PRADO, M. L. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual, 1994.
SCWARCZ, L. M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Volume 1 – Crise colonial e independência. 1808-1830. Madrid: Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
SCWARCZ, L. M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Volume 2 – A construção nacional. 1830-1889.Madrid: Mapfre; Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
VAINFAS, R. (org.) Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
FLORES, Giovanna Benedetto. Os sentidos de nação, liberdade e independência na imprensa brasileira(1821-1822) e a fundação do discurso jornalístico brasileiro.
Porto Alegre: EdiPUC, 2015. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/54538. Acesso em 19 de novembro de 2023.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. III – Da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhiadas Letras, 2006.
ARIÉS, P.; DUBY, G. História da vida privada. IV – Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo:Companhia das Letras, 2006.
DIAS, J. S. da Silva. Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI. Lisboa: Editorial Presença,1982.
HOBSBAWM, E. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2002. HOBSBAWM, E. A era do capital. São Paulo:Paz e Terra, 2002.
NOVAIS, F. (org.) História da vida privada no Brasil. 2. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo:Companhia das Letras, 2010. VENTURI, F. Utopia e Reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003.
RODRIGUES, Antônio Edmilson; KAMITA, João Masao. História Moderna. Os momentos fundadores dacultura ocidental. São Paulo: Vozes, 2018. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/168200 Acesso em 13 de novembro de 2023.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; SPACCA. As barbas do Imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

 
Observações