Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | LIVIA PIMENTA R. GASPAROTTO GABRIEL MATHIAS CARNEIRO LEÃO |
Componente: | Desenvolvimento Humano |
Ano: | 2023 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Tecnologia em Massoterapia |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 48.0 |
Total Hora Relógio: | 40.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 20/11/2023 |
Última atualização: | 20/11/2023 |
Conscientização do Tecnólogo em Massoterapia para uma atuação condizente com os princípios que regem as ações na área de saúde, em equipes multidisciplinares, atuando de forma responsável segundo princípios de ética, sustentabilidade ambiental e preservação da saúde; Conhecimentos básicos sobre crescimento, desenvolvimento e maturação. Teorias de desenvolvimento humano: aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Fases de crescimento e desenvolvimento físico e motor. Maturação biológica. Fatores que influenciam o processo de crescimento e desenvolvimento humano. |
GERAL: Diferenciar crescimento, desenvolvimento e maturação e descrever as fases do desenvolvimento humano; Específicos: Analisar os fatores que influenciam o desenvolvimento Humano Explicar os aspectos importantes do Desenvolvimento Humano. Entender o processo de envelhecimento humano; |
Aula expositiva dialogada; Realização de estudo de casos, debates, jogos e vivências, proposição de problemas, apresentação de vídeos, pesquisas em diferentes fontes e simulações de contextos; visando à participação ativa dos alunos, e estimulando a crítica, a criatividade e a tomada de decisões. |
1) A avaliação obedecerá o disposto no Regimento Interno do IFPR e sistema de avaliação adotado. 2) Para aprovação o discente deverá ter aproveitamento no mínimo suficiente (conceito C). |
Embriologia. Fases do desenvolvimento humano. Processo de envelhecimento do homem. Teorias do envelhecimento e aspectos demográficos. |
Quadro negro, giz, celular, tablet, computador, datshow, artigos e livros relacionados. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MOORE, K.; PERSAUD, T.V.N.; TORCHIA, M. G. Embriologia Básica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. CARLSON, B.M.; Embriologia humana e Biologia do Desenvolvimento. 5ª ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. WOLPERT, L.; JESSELL, T.; LAWRENCE, P.; MEYEROWITZ, E.; ROBERTSON,E.; SMITH, J. Princípios de Biologia do Desenvolvimento. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. CORREA, MR. Cartografias do envelhecimento na contemporaneidade: velhice e terceira idade [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. BEAUVOIR, S. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
MOORE, K. ; PERSAUD, T.V.N.; TORCHIA, M. G. Embriologia Clínica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. ANCTAZAC, SE. Fisiopatologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005; CENEVIVA, W. Estatuto do idoso e Constituição Civil: a terceira idade nas alternativas da lei. Revista a terceira idade. São Paulo: Sesc-Geti, v.15, n.30, p.7-23, maio 2004. KIELING, C. et. al. Bases biológicas do envelhecimento cognitivo. In: PARENTE, M. A. M. P. (Org.) Cognição e envelhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2006.
|