SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS UMUARAMA
Professor: GUILHERME LIEGEL LEOPOLD
Componente: Dependência - Matemática III
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Química
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 30/11/2023
Última atualização: 30/11/2023
Ementa
INTRODUÇÃO A TRIGONOMETRIA: AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO. O CICLO TRIGONOMÉTRICO. SENO, COSSENO E TANGENTE. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS.
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: FUNÇÕES PERIÓDICAS. A FUNÇÃO SENO. A FUNÇÃO COSSENO. A FUNÇÃO TANGENTE.  DEMAIS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS. ADIÇÃO DE ARCOS.
Geometria Espacial: POLIEDROS. PRISMAS. PIRÂMIDES. CILINDRO. CONES. ESFERA
Objetivo Geral
Objetivos gerais:
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

Objetivos específicos:
  • articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
  • relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
  • identificar os conceitos matemáticos;
  • significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto;
  • identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
  • analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções trigonométricas;
  • construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
  • utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
  • interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
  • interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.);
  • Intuir e demonstrar resultados da Geometria;
  • Compreender as propriedades das figuras geométricas;  
  • Desenvolver a capacidade de criação de figuras geométricas a partir de construções elementares;
  • Aplicar conhecimentos geométricos na resolução de problemas;
  • Desenvolver percepções geométricas, perspectiva, apreciação estética, ordem, organização, controle motor; 
  • Trabalhar instrumentos de desenho geométrico e medição.
Metodologia
- Aulas expositivas com a utilização de quadro branco e/ou Datashow.
- Utilização de materiais audiovisuais (charge, fotografia, vídeo).
- Resolução de exercícios em sala de aula (questões, problemas).
- Trabalho em grupo.
Avaliação
A assiduidade, a pontualidade e a participação do estudante durante as aulas são critérios de avaliação, bem como a capacidade de interpretação, resolução de exercícios e assimilação dos conteúdos trabalhados.

A assiduidade será registrada diariamente pelo professor, no Diário de Classe, por meio de chamada ou lista de presença. Para acompanhar o rendimento dos alunos, serão aplicados, durante o período letivo e com periodicidade bimestral, variados instrumentos de avaliação, quais sejam: listas de exercícios, provas, trabalhos, auto avaliação, atividades no CLASSROOM entre outros.
Conteúdo programático
 
1º Bimestre 1. INTRODUÇÃO A TRIGONOMETRIA
    1.  As razões trigonométricas no triângulo retângulo.
    2.  O ciclo trigonométrico.
    3.  Seno, cosseno e tangente.
    4.  Equações e inequações trigonométricas.
2º Bimestre 2. FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
 
  1.  Funções Periódicas.
  2.  A Função Seno.
  3.  A Função Cosseno.
  4.  A Função Tangente.
  5.  Demais razões trigonométricas.
  6.  Adição de arcos.
3º Bimestre 3. GEOMETRIA ESPACIAL
 
  1.  Poliedros.
  2.  Prismas.
  3.  Pirâmides.
4º Bimestre
  1.  Cilindro.
  2.  Cones.
  3.  Esfera.
Recursos
  • Quadro de giz;
  • Aplicativos gratuítos de matemática;
  • Calculadora Científica.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Facchini, W.  Matemática: Para a Escola de Hoje. Volume Único.  São Paulo, FTD, 2006.
Dante, Luiz Roberto. Matemática. Volume único. São Paulo, Ática, 2009.
Giovanni, José Ruy; Bonjorno, José Roberto. Matemática: Uma Nova Abordagem. São Paulo, FTD, 2000.


 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Iezzi, G. et al. Fundamentos de Matemática Elementar. 11 vols. São Paulo: Atual.
Mello, José Luiz Pastarore. Matemática: Construção e Significado. Moderna, São Paulo, 2005.
Iezzi, Gelson; Dolce, Osvaldo; Degenszajn, David; Outros. Matemática. Volume Único. Atual, São Paulo, 2007.
Observações