Objetivos gerais:
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
Objetivos específicos:
- articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
- relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
- identificar os conceitos matemáticos;
- significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto;
- identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
- analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções trigonométricas;
- construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
- utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
- interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
- interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.);
- Intuir e demonstrar resultados da Geometria;
- Compreender as propriedades das figuras geométricas;
- Desenvolver a capacidade de criação de figuras geométricas a partir de construções elementares;
- Aplicar conhecimentos geométricos na resolução de problemas;
- Desenvolver percepções geométricas, perspectiva, apreciação estética, ordem, organização, controle motor;
- Trabalhar instrumentos de desenho geométrico e medição.
|