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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ERIKA PESSANHA D. OLIVEIRA
Componente: Comportamento Organizacional
Ano: 2023
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Processos Gerenciais
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 80.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 30/11/2023
Última atualização: 30/11/2023
Ementa

A psicologia como campo do conhecimento. A constituição da subjetividade. Significado do trabalho na sociedade contemporânea. Aspectos psicossociais do trabalho promoção de saúde e sofrimento. Relações interpessoais: poder, motivação e liderança. Comportamento organizacional: comunicação, grupos e equipes, gerenciamento de conflitos. Diversidade cultural nas organizações.

Objetivo Geral

Reconhecer a psicologia como ciência, diferenciando-a do conhecimento do senso comum.

Compreender o sujeito psicológico como multideterminado.

Refletir sobre as relações humanas e psicossociais no trabalho.

Relacionar o trabalho do técnico em administração com o debate sobre gerenciamento de conflitos, comunicação e motivação.

Aprofundar a teoria e a prática a respeito das dinâmicas grupais.

Analisar as inter-relações entre trabalho e saúde, observando como os processos de gestão e o relacionamento humano no trabalho podem conduzir à promoção de saúde ou ao adoecimento. 

 

 

Metodologia

- Aulas expositivas-dialógicas integradas com as disciplinas de Psicologia das Relações Humanas e Comportamento Organizacional com apresentação e discussão de conceitos teóricos em grandes temas:
 
Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas
Eventos: Aulas 30/03, 06/04, 13/04, 20/04.
Processos Gerenciais: 20/04
 
Tema 2: As organizações
- Cultura Organizacional
- Clima Organizacional
- Poder nas organizações
- Processos de Recrutamento e Seleção
- Currículo, plataformas de vagas de emprego.
- Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas
 
Tema 3: O trabalho
- O significado do trabalho
- Trabalho, carreira e empregabilidade
- Conflitos, gestão de equipes, comunicação
- Cultura de Colaboração X Cultura de competição
- Meritocracia
- Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento
- Motivação, liderança, autoritarismo
 
Tema 4: Os trabalhadores
- Saúde mental X Adoecimento
- Ansiedade, depressão, stress
- Qualidade de vida
 
As aulas serão ministradas nas quartas-feiras, das 19h às 22h40, totalizando 80h/a. Os componentes são ministrados de forma integrada (Psicologia e Relações Humanas e Gestão de Pessoas, com autorização do colegiado de Eventos, com duas professoras) e temáticas em conjunto, com três docentes, integrado com Processos Gerenciais, promovendo a articulação entre realidades profissionais e conteúdos.
 

- Trilhas de Aprendizagem contendo indicação de materiais para estudos complementares disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom Link: https://classroom.google.com/c/NDcyMTExODgxNzg3?cjc=dih4yya.
- Estudo e análise de artigos publicados em revistas, jornais e sites sobre o assunto.

- Analise de anúncios, descrições de trabalhos e de conteúdos atuais adotados no mundo do trabalho.
- Realização de seminários, exercícios práticos e debates sobre os diferentes temas a serem trabalhados  ao longo da disciplina.

 



Aulas expositivo-dialogadas, dinâmica de grupos, pesquisas bibliográficas, produção de sínteses compreensivas de textos e músicas.

Avaliação

O acompanhamento de aprendizagem dos estudantes será realizado por meio de questionários e atividades que serão discutidas nos momentos síncronos visando a retomada de conteúdos e de um seminário a ser apresentado, em equipes, de acordo com as temáticas apresentadas nas disciplinas. Além disso, assiduidade, interesse e participação nas discussões e nos exercícios práticos propostos serão verificados como avaliação individual de cada estudante.   

Conteúdo programático (por aula)

Aula

Conteúdo | Atividades Síncronas

Aula 01 09/08

Explanação do plano de ensino e diálogo sobre metodologia e avaliação.
Acolhimento dos estudantes e apresentação geral do curso. 

Aula 02
16/08

Noções iniciais de Comunicação Empresarial e sua relação com Comportamento Organizacional

Aula 03
23/08

Noções iniciais de Psicologia como Campo do Conhecimento, Psicologia versus senso comum. 

Aula 04
30/08

Notícias falsas (Fake News): os impactos políticos, sociais e econômicos da repercussão de fake News

Aula 05

13/09

Mundo do Trabalho: raça e gênero. Questões de diversidade no trabalho. O mito da meritocracia.  

Aula 06

20/09

Mundo do Trabalho: raça e gênero. Questões de diversidade no trabalho. O mito da meritocracia.  

Aula 07

27/09

Mundo do Trabalho: raça e gênero. Questões de diversidade no trabalho. O mito da meritocracia.  

Aula 08

04/10

Estilos de Liderança e Liderança Feminina. 

Aula 09

18/10

Processos de Seleção e Recrutamento.

Aula 10

25/10

Processos de Seleção e Recrutamento.

Aula 11

08/11

Saúde Mental e Trabalho

Aula 12

19/11

Apresentação dos Seminários

Aula 13

29/11

Saúde Mental e Trabalho

Aula 14

06/12

Tópicos em Comunicação Empresarial

Aula 15

13/12

Fechamento da disciplina, avaliação do componente curricular ofertado de forma integrada. 

 

A recuperação dos conteúdos e das avaliações se dá de forma contínua, ao longo da oferta das disciplinas. 

Conteúdo programático

Conceito de Psicologia e senso comum

A psicologia como campo do conhecimento. 

Elementos da comunicação humana

Motivação e liderança

Saúde mental e trabalho

Trabalho em equipe e processos grupais

Gerenciamento de conflitos

 

Relações humanas e psicossociais no trabalho

Recursos

Aulas presenciais no campus. Para atividades assíncronas: Google Classroom. Comunicação com estudantes por meio de e-mail institucional e whatsapp.


 
Referências

Básica

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo de

psicologia.13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

CHANLAT, J.-F. O Indivíduo na Organização. Vol.III. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da

escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho.São Paulo: Atlas, 2011.

TORRES, C. V.; NEBRA, A. R. P. Diversidade cultural no contexto organizacional. In.: Psicologia, Organização e Trabalho no Brasil. Artmed, 2004.

ZANELLI, J. C., BORGES-ANDRADE, J. E. & BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MOSCOVICI, Fela. “Desenvolvimento Interpessoal”. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1975.

DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A.Psicologia das habilidades sociais: terapia, educação e trabalho.

JACQUES, M. G.; CODO, W. Saúde mental e trabalho: leituras. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 8 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

ZANELLI, J. C. & SILVA, N. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

Observações