Campus: | CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA |
Professor: | ANA PAULA CARDOSO ALVES |
Componente: | Agroecologia 2023-2 |
Ano: | 2023 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Bacharelado em Agronomia |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 68.0 |
Duração da aula (min): | 51 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/12/2023 |
Última atualização: | 04/12/2023 |
Introdução a agroecologia. Base epistemológica, princípios e conceitos da agroecologia. Estruturação efuncionamento de agroecossistemas: fatores bióticos e abióticos. Diversidade e sustentabilidade dos sistemasagroecológicos. A relação entre a agroecologia e as escolas alternativas de agricultura. |
OBJETIVO GERAL Comprrender os princípios ecológicos para conservar e utilizar de forma sustentável os recursos naturais e humanos,visando manter e/ou aumentar a produtividade e múltiplos outros benefícios diretos e indiretos dos ecossistemaspara a sociedade, mitigando a degradação ambiental e diminuindo a dependência de insumos externos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Compreensão das bases epistemológicas da Agroecologia. - Construir com os educandos conhecimentos em torno da agroecologia e das práticas agrícolas adequadas aocampesinato, no âmbito da educação do campo. - Compreender os processos ecológicos na busca de uma agricultura sustentável, no atual contexto sócial, político eeconômico. |
Aulas expositivas e diálogadas; Leitura e discussão de textos sobre os assuntos a que esta metodologia se aplique; Estudos de caso; Aulas práticas na área externa do Campus e laboratório. |
Avaliações escritas individuais Relatórios de aula prática, individuais ou em grupos Exercícios em sala de aula, individuais ou em grupo Os critérios avaliativos serão descritos a cada instrumento avaliativo, momentos antes da aplicação destes, buscandoanalisar a concepção dos alunos sobre as temáticas abordadas. Os critérios a serem atingidos, de modo geral, são: - Organização e clareza na apresentação das ideias acerca das temáticas questionadas; - Sequência lógica; - Argumentação com rigor e referencial; - Dialeticidade no pensamento, problematizando dentro do contexto científico; - Produção com teor criativo; - Pontualidade no cumprimento do instrumento avaliativo do componente curricular; - Leituras sugeridas paralelas às temáticas abordadas; - Participação e interesse nas aulas a campo; - Contribuição com exemplos e experiências na ilustração das temáticas abordadas. A recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é obrigatória e compreenderá: - A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, para aretomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes; - A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca dasuperação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolverá a recuperação de conteúdos e conceitos a serrealizada por meio de aulas e instrumentos em horário diverso do componente curricular; Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixorendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino aprendizagem. |
- Introdução a agroecologia e bases epistemológicas; - Modelos alternativos de agricultura e sua relação com a Agroecologia; Biodinâmica Natural Permacultura Biológica Orgânica - Estruturação e funcionamento de agroecossistemas: fatores bióticos e abióticos - Diversidade e sustentabilidade dos sistemas agroecológicos |
Quadro de giz, projetor, laboratório de informática, ambiente externo do campus para aulas práticas. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALMEIDA, J. A construção social de uma nova agricultura. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009. ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular,2012. AQUINO, A. M; ASSIS, R. L. de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília:EMBRAPA, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALVES, A. F.; CARRIJO, B. R.; et al. (Orgs.). Desenvolvimento territorial e agroecologia. São Paulo: Expressão Popular,2009. AMARAL, A. A. Fundamentos de agroecologia. São Paulo: Livros Técnicos, 2012. BRANDENBURG, A.; FERREIRA, A. D. (Orgs.). Para pensar outra agricultura. 2. ed. Curitiba: UFPR, 2008. FRONCHETI, A.; ZAMBERLAM, J. Agroecologia: caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente. Rio deJaneiro: Vozes, 2012. |