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Plano de ensino
Campus: CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
Professor: ANA PAULA CARDOSO ALVES
Componente: Agroecologia 2023-2
Ano: 2023
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Bacharelado em Agronomia
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 68.0
Duração da aula (min): 51
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/12/2023
Última atualização: 04/12/2023
Ementa
Introdução a agroecologia. Base epistemológica, princípios e conceitos da agroecologia. Estruturação efuncionamento de agroecossistemas: fatores bióticos e abióticos. Diversidade e sustentabilidade dos sistemasagroecológicos. A relação entre a agroecologia e as escolas alternativas de agricultura.
Objetivo Geral
OBJETIVO GERAL
Comprrender os princípios ecológicos para conservar e utilizar de forma sustentável os recursos naturais e humanos,visando manter e/ou aumentar a produtividade e múltiplos outros benefícios diretos e indiretos dos ecossistemaspara a sociedade, mitigando a degradação ambiental e diminuindo a dependência de insumos externos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreensão das bases epistemológicas da Agroecologia.
- Construir com os educandos conhecimentos em torno da agroecologia e das práticas agrícolas adequadas aocampesinato, no âmbito da educação do campo.
- Compreender os processos ecológicos na busca de uma agricultura sustentável, no atual contexto sócial, político eeconômico.
Metodologia
Aulas expositivas e diálogadas;
Leitura e discussão de textos sobre os assuntos a que esta metodologia se aplique;
Estudos de caso;
Aulas práticas na área externa do Campus e laboratório.
Avaliação
Avaliações escritas individuais
Relatórios de aula prática, individuais ou em grupos
Exercícios em sala de aula, individuais ou em grupo
Os critérios avaliativos serão descritos a cada instrumento avaliativo, momentos antes da aplicação destes, buscandoanalisar a concepção dos alunos sobre as temáticas abordadas.
Os critérios a serem atingidos, de modo geral, são:
- Organização e clareza na apresentação das ideias acerca das temáticas questionadas;
- Sequência lógica;
- Argumentação com rigor e referencial;
- Dialeticidade no pensamento, problematizando dentro do contexto científico;
- Produção com teor criativo;
- Pontualidade no cumprimento do instrumento avaliativo do componente curricular;
- Leituras sugeridas paralelas às temáticas abordadas;
- Participação e interesse nas aulas a campo;
- Contribuição com exemplos e experiências na ilustração das temáticas abordadas.
A recuperação de estudos como parte do processo ensino-aprendizagem é obrigatória e compreenderá:
- A Recuperação Contínua, que se constitui como um conjunto de ações desenvolvidas no decorrer das aulas, para aretomada de conteúdos que ainda não foram apropriados e/ou construídos pelos estudantes;
- A Recuperação Paralela, que se constitui como parte integrante do processo de ensino aprendizagem em busca dasuperação de dificuldades encontradas pelo estudante e deve envolverá a recuperação de conteúdos e conceitos a serrealizada por meio de aulas e instrumentos em horário diverso do componente curricular;
Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixorendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino aprendizagem.
Conteúdo programático
- Introdução a agroecologia e bases epistemológicas;
- Modelos alternativos de agricultura e sua relação com a Agroecologia;
Biodinâmica
Natural
Permacultura
Biológica
Orgânica
- Estruturação e funcionamento de agroecossistemas: fatores bióticos e abióticos
- Diversidade e sustentabilidade dos sistemas agroecológicos
Recursos
Quadro de giz, projetor, laboratório de informática, ambiente externo do campus para aulas práticas.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, J. A construção social de uma nova agricultura. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular,2012.
AQUINO, A. M; ASSIS, R. L. de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília:EMBRAPA, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, A. F.; CARRIJO, B. R.; et al. (Orgs.). Desenvolvimento territorial e agroecologia. São Paulo: Expressão Popular,2009.
AMARAL, A. A. Fundamentos de agroecologia. São Paulo: Livros Técnicos, 2012.
BRANDENBURG, A.; FERREIRA, A. D. (Orgs.). Para pensar outra agricultura. 2. ed. Curitiba: UFPR, 2008.
FRONCHETI, A.; ZAMBERLAM, J. Agroecologia: caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente. Rio deJaneiro: Vozes, 2012.
Observações