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Plano de ensino
Campus: CAMPUS PALMAS
Professor: LUIENE DA SILVA VELOSO
Componente: Gestão educacional
Ano: 2023
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Ciências Biológicas
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 14/12/2023
Última atualização: 14/12/2023
Ementa
Teorias da Administração/organização da Educação. Processo Sócio Histórico de Atribuições e Competências dos Sistemas e Órgãos Educacionais. Princípios Fundamentais da Administração Pública. Gestão Participativa e Democrática. Políticas Educacionais, Currículo e Gestão. Órgãos Colegiados da Escola. Teorias e Práticas das Instituições Escolares: o trabalho da gestão. Gestão Educacional e o Projeto Político Pedagógico. Estudo e análise de práticas pedagógicas relacionadas ao conteúdo de Gestão Educacional.
Objetivo Geral
Desenvolver competências e habilidades relacionadas à Gestão Educacional por meio do estudo de Teorias da Administração/organização da Educação, Processo Sócio-Histórico de Atribuições e Competências dos Sistemas e Órgãos Educacionais, Princípios Fundamentais da Administração Pública, Gestão Participativa e Democrática, Políticas Educacionais, Currículo e Gestão, Órgãos Colegiados da Escola, Teorias e Práticas das Instituições Escolares, e a relação da gestão educacional com o Projeto Político Pedagógico, bem como a análise de práticas pedagógicas relacionadas ao conteúdo de Gestão Educacional.
Metodologia
A metodologia adotada nas unidades de ensino será eminentemente dialética, com um enfoque na valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes. Nesse contexto, as aulas partirão dos conteúdos de forma a problematizar conceitos, promovendo análises críticas de situações práticas no ambiente escolar. Além disso, a leitura e escrita desempenharão um papel fundamental na construção do conhecimento. Para enriquecer ainda mais o processo de aprendizagem, faremos uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que proporcionará o acesso a materiais de estudo, interação entre os participantes e a potencialização das discussões por meio de fóruns e recursos digitais, tornando a experiência educativa mais dinâmica, participativa e eficaz. Além disso, a metodologia de ensino se baseará na utilização de uma variedade de recursos, incluindo artigos, livros e equipamentos multimídia, de forma a enriquecer a compreensão dos conteúdos e estimular a participação ativa dos estudantes. O currículo do curso será flexível e adaptável, atendendo às solicitações da Seção Pedagógica de Assuntos Estudantis (SEPAE) e do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), que fornecerão assessoria e apoio aos estudantes, garantindo que as necessidades individuais sejam devidamente atendidas e promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível a todos.
Avaliação
A avaliação do componente curricular seguirá as diretrizes estabelecidas pela Resolução N° 50, de 14 de julho de 2017, que estabelece normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Essa avaliação será abrangente, englobando aspectos diagnósticos, formativos e somativos. Será realizada por meio de uma variedade de atividades, tanto individuais quanto em grupo, que incluem a elaboração de trabalhos acadêmicos, apresentação de seminários, produções escritas, autoavaliações e a participação ativa em atividades promovidas pelo curso, como palestras e demais eventos de formação. Essa abordagem multifacetada tem como objetivo fornecer uma visão completa do progresso e do desempenho dos estudantes, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. Os critérios de avaliação serão os seguintes: 1. Apropriação teórico-conceitual dos conhecimentos numa superação da visão sincrética pela sintética nas suas exposições / domínio do conteúdo; 2. Organização e clareza na exposição das ideias (oral e escrita); 3. Capacidade de análise, síntese e sistematização do conhecimento; 4. Uso de referências de obras e/ou autores que venham a complementar adequadamente e argumentação a exposição de ideias (oral e escrita) demonstrando a correlação entre os demais componentes; 5. Uso adequado das normas de elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos do IFPR (e normas da ABNT) e utilização de termos adequados. Os resultados obtidos no processo de avaliação serão analisados conforme critérios propostos nesse plano e expressos por conceitos conforme segue: I – conceito A – quando a aprendizagem do acadêmico for PLENA ao atingir os objetivos; II – conceito B – quando a aprendizagem do acadêmico for PARCIALMENTE PLENA ao atingir os objetivos; III – conceito C – quando a aprendizagem do acadêmico for SUFICIENTE ao atingir os objetivos; IV – conceito D – quando a aprendizagem do acadêmico for INSUFICIENTE E NÃO atingir os objetivos. Os conceitos terão emissão parcial (término do 1° bimestre) e emissão de resultado final no término do semestre, de acordo com o calendário do campus. A aprovação do estudante ocorrerá considerando os seguintes critérios: obtenção de conceito A, B ou C e frequência de 75% (setenta e cinco por cento) da carga total do componente curricular.A recuperação paralela no componente curricular será conduzida em conformidade com a Resolução N° 50/2017. Este processo garantirá continuamente a oportunidade de recuperação de conhecimento e conceitos aos estudantes.
Conteúdo programático
Unidade I - Teorias da Administração/organização da Educação. Princípios Fundamentais da Administração Pública. Unidade II - Processo Sócio Histórico de Atribuições e Competências dos Sistemas e Órgãos Educacionais. Unidade III - Gestão Participativa e Democrática. Políticas Educacionais, Currículo e Gestão. Unidade IV - Órgãos Colegiados da Escola. Teorias e Práticas das Instituições Escolares: o trabalho da gestão. Unidade V - Gestão Educacional e o Projeto Político Pedagógico. Unidade VI – Estudo e análise de práticas pedagógicas relacionadas ao conteúdo de Gestão Educacional.
Recursos
Referências
APPLE, Michael. Educando a direita. São Paulo: Cortez/IPF, 2004 GOODSON, Igor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995. FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e Educação Libertadora: Gestão Democrática da Educação Pública da cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra, 2021. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2013. MOREIRA, A. F (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2007. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 3. ed. São Paulo:Cortez, 2012.
Observações