SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ANA DE ALMEIDA TEZZA
Componente: Língua portuguesa I
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Programação de jogos digitais
Técnico em Informática
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 05/12/2023
Última atualização: 05/12/2023
Ementa
Linguagem e língua. Variedade linguística. Conceito de gêneros discursivos. Compreensão das características e funções dos diferentes gêneros literários. Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica do campo da vida pessoal (perfis, apresentações pessoais, relatos autobiográficos, mapas, playlists comentadas de produções culturais diversas, fanzines, e-zines e artísticos/literários (. (Elementos de textualidade: fatores linguísticos (coesão e coerência) e pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade) Pontuação e acentuação. Literatura de língua portuguesa: Trovadorismo e Humanismo.
Objetivo Geral
Escrever e reescrever produções textuais;
Discutir sobre gêneros textuias e literários;
Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários;
Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito;
Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito;
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais.
Avaliação
Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corrigidas, podendo ser: 

Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos;
Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos;
Avaliações formais interpretativas e objetivas; 
Participação e postura de sala de aula.

Recuperação: atividades de reescritas das produções corrigidas e orientadas e/ou avaliações formais interpretativas e objetivas, de substituição
Conteúdo programático
Estrutura da sentença- pontuação e relações lógicas; 
A noção de parágrafo;
Relatores;
Referenciais da história da literatura;
Trovadorismo, Classicismo, Humanismo;
Livro literário: O auto da barca do Inferno, Gil Vicente.
 
Recursos
quadro de giz, aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, livros literários.
Referências
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
FARACO, C. A.; TEZZA, C. Oficina de texto. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2009
KOCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C.F. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp - Rio Claro, 2000.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2017
Observações