Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ANA DE ALMEIDA TEZZA |
Componente: | Língua portuguesa I |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Programação de jogos digitais Técnico em Informática |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 05/12/2023 |
Última atualização: | 05/12/2023 |
Linguagem e língua. Variedade linguística. Conceito de gêneros discursivos. Compreensão das características e funções dos diferentes gêneros literários. Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica do campo da vida pessoal (perfis, apresentações pessoais, relatos autobiográficos, mapas, playlists comentadas de produções culturais diversas, fanzines, e-zines e artísticos/literários (. (Elementos de textualidade: fatores linguísticos (coesão e coerência) e pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade e intertextualidade) Pontuação e acentuação. Literatura de língua portuguesa: Trovadorismo e Humanismo. |
Escrever e reescrever produções textuais; Discutir sobre gêneros textuias e literários; Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito; |
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais. |
Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corrigidas, podendo ser: Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. Recuperação: atividades de reescritas das produções corrigidas e orientadas e/ou avaliações formais interpretativas e objetivas, de substituição. |
Estrutura da sentença- pontuação e relações lógicas; A noção de parágrafo; Relatores; Referenciais da história da literatura; Trovadorismo, Classicismo, Humanismo; Livro literário: O auto da barca do Inferno, Gil Vicente. |
quadro de giz, aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, livros literários. |
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. FARACO, C. A.; TEZZA, C. Oficina de texto. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2009 KOCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C.F. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp - Rio Claro, 2000. TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2017 |