Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ANA DE ALMEIDA TEZZA |
Componente: | Língua portuguesa II |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Programação de jogos digitais |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 05/12/2023 |
Última atualização: | 05/12/2023 |
Estratégias de leitura e compreensão de textos: palavras e idéias-chave, síntese, mapas mentais e conceituais, campo semântico. Estrutura do parágrafo. Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica do campo das práticas de estudo e pesquisa (apresentação oral, palestra, mesa redonda, debate, artigo de divulgação científica, artigo científico, artigo de opinião, ensaio, reportagem de divulgação científica, texto didático, infográfico, esquema, relatório, relato (multimidiático) de campo, documentário, cartografia animada, podcasts e vídeos diversos de divulgação científica. Figuras de linguagem. Literatura de língua portuguesa: Classicismo e Barroco. Concordância e regência nominal. Estudo do período simples. |
Escrever e reescrever produções textuais; Discutir sobre gêneros textuias e literários; Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito; |
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais. |
Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corigidas, podendo ser: Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. |
Estrutura da sentença- pontuação e relações lógicas; A noção de parágrafo; Texto argumentativo. |
quadro de giz, aparelho multimídia, material fornecido pela professora. |
BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012 FARACO, C. A.; TEZZA, C. Oficina de texto. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2009. NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp - Rio Claro, 2000. |