Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ANA DE ALMEIDA TEZZA |
Componente: | Língua Portuguesa - III |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Programação de jogos digitais |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 05/12/2023 |
Última atualização: | 05/12/2023 |
Leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística/semiótica do campo jornalístico-midiático (entrevista, reportagem, fotorreportagem, foto-denúncia, artigo de opinião, editorial, resenha crítica, crônica, comentário, debate, vlog noticioso, vlog cultural, meme, charge, charge digital, political remix, anúncio publicitário, propaganda, jingle, spot, reportagem multimidiática, documentário, crítica da mídia, ensaio e vlog de opinião etc). Literatura de língua portuguesa: Arcadismo, Romantismo. Realismo. Naturalismo. Simbolismo. Parnasianismo. Concordância e regência verbal. Progressão textual. Estudo do período composto por coordenação. |
Escrever e reescrever produções textuais; Discutir sobre gêneros textuais e literários- arcadismo e romantismo; Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito; |
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais. |
Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corigidas, podendo ser: Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. |
Arcadismo; Romantismo- leitura do livro literário: Noite na Taverna, Álvares de Azevedo Estrutura da sentença- pontuação e relações lógicas; A noção de parágrafo; |
quadro de giz, aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, livro literário. |
BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012 FARACO, C. A.; TEZZA, C. Oficina de texto. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever. Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto, 2009. KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011. ABAURRE, Maria Luíza Marques; ABAURRE, Maria Bernadete Marques; PONTARA, Marcela Nogueira. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2016. GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. 10. ed. São Paulo: Ática, 2006. ISBN 9788508101894. KOCH, I. G. V. As tramas do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. KOCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C.F. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp - Rio Claro, 2000. |