Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ANA DE ALMEIDA TEZZA |
Componente: | Língua portuguesa I |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Administração |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 120.0 |
Total Hora Relógio: | 100.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 05/12/2023 |
Última atualização: | 05/12/2023 |
Literatura Brasileira: O que é literatura – Introdução ao estudo de literatura; Gêneros literários, estilos de época; Quinhentismo – Principais autores, principais características, textos significativos, leitura e análise literária; Barroco – Principais autores, principais características, textos significativos, leitura e análise literária; Arcadismo – Principais autores, principais características, textos significativos, leitura e análise literária. Produção de texto (escrito): diversidade de propostas, conforme especificidade de cada turma e temas da atualidade. Resumo, resenha, parágrafo dissertativo. Produção de texto (oral): debates, seminários com clareza de ideias, articulação de fala, informação/ conteúdo bem fundamentada(o) e vocabulário pertinente. Conhecimentos linguísticos: ortografia. Análise linguística de situações presentes em textos produzidos pelos alunos. |
Escrever e reescrever produções textuais; Discutir sobre gêneros textuias e literários; Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito; |
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais. |
Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corigidas, podendo ser: Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. Recuperação: atividades de reescritas das produções corrigidas e orientadas e/ou avaliações formais interpretativas e objetivas, de substituição. |
Estrutura da sentença- pontuação e relações lógicas; A noção de parágrafo; Relatores; Referenciais da história da literatura; Trovadorismo, Classicismo, Humanismo; Livro literário: O auto da barca do Inferno, Gil Vicente. |
quadro de giz, aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, livro literário. |
Bibliografia Básica: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1985. CAMPOS, Elizabeth Marques. Viva Português: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996. Bibliografia Complementar: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. O que é, como se faz.54. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. KOCH, Ingedore. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999. KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1999. Dicionários de língua portuguesa. |