SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ANA DE ALMEIDA TEZZA
Componente: Língua portuguesa I
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Processos Fotográficos
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 100.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 05/12/2023
Última atualização: 05/12/2023
Ementa
Literatura Brasileira: O que é literatura – Introdução ao estudo de literatura; Gêneros literários, estilos de época; Quinhentismo – Principais autores, principais características, textos significativos, leitura e análise literária; Barroco – Principais autores, principais características, textos significativos, leitura e análise literária; Arcadismo – Principais autores, principais características, textos significativos, leitura e análise literária. Produção de texto (escrito): diversidade de propostas, conforme especificidade de cada turma e temas da atualidade. Resumo, resenha, parágrafo dissertativo. Produção de texto (oral): debates, seminários com clareza de ideias, articulação de fala, informação/ conteúdo bem fundamentada(o) e vocabulário pertinente. Conhecimentos linguísticos: ortografia. Análise linguística de situações presentes em textos produzidos pelos alunos.
Objetivo Geral
Escrever e reescrever produções textuais;
Discutir sobre gêneros textuias e literários;
Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários;
Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito;
Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito;

​​​​​​​
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais.
 
Avaliação
Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos;
Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos;
Avaliações formais interpretativas e objetivas; 
Participação e postura de sala de aula.


Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corigidas, podendo ser: 

Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos;
Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos;
Avaliações formais interpretativas e objetivas; 
Participação e postura de sala de aula.

Recuperação: atividades de reescritas das produções corrigidas e orientadas e/ou avaliações formais interpretativas e objetivas, de substituição. 


 
Conteúdo programático
Estrutura da sentença- pontuação e relações lógicas; 
A noção de parágrafo;
Relatores;
Referenciais da história da literatura;
Trovadorismo, Classicismo, Humanismo;
Livro literário: O auto da barca do Inferno, Gil Vicente.


 
Recursos
quadro de giz, aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, livro literário.
 
Referências
Bibliografia Básica: BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1985. CAMPOS, Elizabeth Marques. Viva Português: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996. Bibliografia Complementar: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. O que é, como se faz.54. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. KOCH, Ingedore. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999. KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1999. Dicionários de língua portuguesa.
Observações