Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | ANA DE ALMEIDA TEZZA |
Componente: | Língua Portuguesa - III |
Ano: | 2023 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Contabilidade |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 05/12/2023 |
Última atualização: | 05/12/2023 |
Literatura Brasileira - Pré-Modernismo: contexto histórico, linguagem, principais autores e obras; Modernismo: primeira fase/poesia; Modernismo, 2a fase/prosa regionalista de 30; A poesia da geração de 30; Literatura Contemporânea em todas as suas manifestações: conto, poesia, romance e teatro. Leitura de obras representativas dos períodos estudados. Produção de texto (escrita): diversidade de propostas, conforme especificidade de cada turma e temas da atualidade. Dissertação, argumentação, contra-argumentação em todas as suas modalidades de gênero. Produção de texto (oral): debates e seminários com clareza de ideias, boa articulação de fala, informação/conteúdo bem fundamentada(o) e vocabulário pertinente. Gramática: período composto por subordinação; período composto por coordenação; concordância verbal, concordância nominal; regência verbal e regência nominal; pontuação; ortografia. Análise lingüística de situações presentes em textos produzidos pelos alunos. Leitura: diversos gêneros extraídos de jornais e revistas. |
Escrever e reescrever produções textuais- foco nos vestibulares; Discutir sobre gêneros textuais e literários- foco nos vertibulares; Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito; Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito; |
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais. |
Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corigidas, podendo ser: Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos; Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos; Avaliações formais interpretativas e objetivas; Participação e postura de sala de aula. Recuperação: atividades de reescritas das produções corrigidas e orientadas e/ou avaliações formais interpretativas e objetivas, de substituição. |
Modernismo brasileiro-SAM e fases; Lista de livros UFPR; Sagarana, João Guimarães Rosa; Produção de texto (escrita): diversidade de propostas, conforme especificidade de cada turma e temas da atualidade. Dissertação, argumentação, contra-argumentação em todas as suas modalidades de gênero. |
quadro de giz, aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, livro literário. |
Bibliografia Básica: AZEREDO, José Carlos. Ensino de Português: fundamentos, percursos e objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no Ensino de Português. São Paulo: Contexto, 1997. PERINI, Mário A. Para uma nova gramática do português. São Paulo: Ática, 1995. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996. Bibliografia Complementar: CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: TAQ, 2000. ECO, Umberto. Seis Passeios pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. GANCHO. Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2002. KOCH, Ingedore. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. KOCH, Ingedore. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999. KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1999. SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Editora 34, 2003. |