SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: ANA DE ALMEIDA TEZZA
Componente: Língua Portuguesa - III
Ano: 2023
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Contabilidade
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 05/12/2023
Última atualização: 05/12/2023
Ementa
Literatura Brasileira - Pré-Modernismo: contexto histórico, linguagem, principais autores e obras; Modernismo: primeira fase/poesia; Modernismo, 2a fase/prosa regionalista de 30; A poesia da geração de 30; Literatura Contemporânea em todas as suas manifestações: conto, poesia, romance e teatro. Leitura de obras representativas dos períodos estudados. Produção de texto (escrita): diversidade de propostas, conforme especificidade de cada turma e temas da atualidade. Dissertação, argumentação, contra-argumentação em todas as suas modalidades de gênero. Produção de texto (oral): debates e seminários com clareza de ideias, boa articulação de fala, informação/conteúdo bem fundamentada(o) e vocabulário pertinente. Gramática: período composto por subordinação; período composto por coordenação; concordância verbal, concordância nominal; regência verbal e regência nominal; pontuação; ortografia. Análise lingüística de situações presentes em textos produzidos pelos alunos. Leitura: diversos gêneros extraídos de jornais e revistas.
Objetivo Geral
Escrever e reescrever produções textuais- foco nos vestibulares;
Discutir sobre gêneros textuais e literários- foco nos vertibulares;
Perceber e identificar intencionalidade, formalidade e adequação linguística de textos variados literários e não literários;
Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da pontuação em qualquer tipo de texto escrito;
Analisar, compreender e aplicar a funcionalidade da paragrafação em qualquer tipo de texto escrito;

 
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas; sala de aula invertida; mapas conceituais, seminários, produções textuais.
 
Avaliação
Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos;
Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos;
Avaliações formais interpretativas e objetivas; 
Participação e postura de sala de aula.


Serão no mínimo duas avaliações recolhidas e corigidas, podendo ser: 

Produções textuais (orais e escritas), seguindo critérios previamente estabelecidos;
Produção em sala- atividades, exercícios, mapas mentais, questionários, textos;
Avaliações formais interpretativas e objetivas; 
Participação e postura de sala de aula.

Recuperação: atividades de reescritas das produções corrigidas e orientadas e/ou avaliações formais interpretativas e objetivas, de substituição. 


 
Conteúdo programático
Modernismo brasileiro-SAM e fases;
Lista de livros UFPR;
Sagarana, João Guimarães Rosa;
Produção de texto (escrita): diversidade de propostas, conforme especificidade de cada turma e temas da atualidade. Dissertação, argumentação, contra-argumentação em todas as suas modalidades de gênero.
Recursos
quadro de giz, aparelho multimídia, softwares, celulares, tablets, vídeos, livro literário.
 
Referências
Bibliografia Básica: AZEREDO, José Carlos. Ensino de Português: fundamentos, percursos e objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no Ensino de Português. São Paulo: Contexto, 1997. PERINI, Mário A. Para uma nova gramática do português. São Paulo: Ática, 1995. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996. Bibliografia Complementar: CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo: TAQ, 2000. ECO, Umberto. Seis Passeios pelos Bosques da Ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. GANCHO. Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2002. KOCH, Ingedore. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. KOCH, Ingedore. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999. KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. São Paulo: Cortez, 1999. SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Editora 34, 2003.
Observações