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Plano de ensino
Campus: CAMPUS FOZ DO IGUAÇU
Professor: ADILSON REIDEL
Componente: Aqui - 404 - Piscicultura
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Engenharia de Aquicultura
Série/período/semestre: 4
Total Hora Aula: 90.0
Total Hora Relógio: 75.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 31/01/2024
Última atualização: 31/01/2024
Ementa
Historia e evolução da piscicultura continental. Características das principais espécies cultivadas. Piscicultura integrada: policultivo e consorciação. Piscicultura ecológica. Piscicultura intensiva, semi-intensiva e extensiva. Cadeia produtiva, mercado e tecnologias disponíveis. Aspectos gerais da produção de peixes nativos; Principais espécies de interesse econômico; Produção dos gêneros Colossoma e Piaractus; Produção do gênero Brycon; Produção do gênero Leporinus. Produção do gênero Pseudoplatystoma; Produção do gênero Hoplias; produção de Salminus spp.; produção de Arapaima spp. Transporte de peixes. Cadeia produtiva, mercado e tecnologias disponíveis.
 
Objetivo Geral
Através deste componente curricular buscamos apresentar aos alunos as principais formas de cultivo dos peixes continentais, levando em consideração os principais métodos de cultivo, as principais formas de cultivo e espécies empregadas nos cultivos.
 
Metodologia
A disciplina será ministrada através de aulas presenciais em sala de aula no Campus. Utilizando para as mesmas, quadro branco e canetões coloridos, além de projetor de slides. 
As atividades práticas serão realizadas junto ao laboratório do Campus.
Avaliação
Para ter conceito A:
  • 90% de frequência nas aulas;
  • Excelente participação nas aulas, interagindo respondendo e fazendo perguntas;
  • Conceito no mínimo B nos instrumentos avaliativos teóricos;
  • Apresentação de Relatório escrito das atividades práticas, dentro das normas e no prazo estipulado.

Para ter conceito B:
  • 85% de frequência nas aulas;
  • Boa participação nas aulas, interagindo respondendo e fazendo perguntas;
  • Conceito no mínimo B em instrumentos avaliativos teóricos;
  • Apresentação de Relatório escrito das atividades práticas, dentro do prazo estipulado.

Para ter conceito C:
  • 75% de frequência nas aulas;
  • Participação nas aulas;
  • Conceito no mínimo C em instrumentos avaliativos teóricos;
  • Apresentação de Relatório escrito das atividades práticas.

Atividades de recuperação quando necessárias serão realizadas em paralelo, onde serão desenvolvidas atividades direcionadas dos assuntos onde os alunos tenham maior dificuldade. As atividades serão estudos dirigidos (trabalhos escritos/seminários).
Conteúdo programático
1 –  Apresentação da disciplina, Conceituação e Histórico da Piscicultura;
2 - Características das principais espécies cultivadas;
3 -  Piscicultura integrada: policultivo e consorciação;
4 - Piscicultura ecológica;
5 - Piscicultura intensiva, semi-intensiva e extensiva;
6 - Atividades de Manejo no cultivo;
         6.1 - Preparo de viveiros;
         6.2 - Desinfecção e adubação;
         6.3 – Transporte;
         6.4 - Estocagem de alevinos;
         6.5 - Qualidade de água;
         6.6 – Alimentação/arraçoamento;
         6.7 – Rações;
         6.8 – Biometria/repicagem;
        6.9 – Despesca;
7 - Aspectos gerais da produção de peixes nativos;
8 - Principais espécies de interesse econômico;
9 - Produção dos gêneros Colossoma e Piaractus;
10 - Produção do gênero Brycon;
11 - Produção do gênero Leporinus;
12 - Produção do gênero Pseudoplatystoma;
13 - Produção do gênero Hoplias;
14 - Produção de Salminus spp.;
15 - Produção de Arapaima spp.;
17 - Cadeia produtiva, mercado e tecnologias disponíveis;
18 -  Atividades Práticas
       18.1 – Aulas práticas de preparo de viveiros.
        18.2 – Aula prática de biometrias;
        18.3 – Visita a uma piscicultura.
 
Recursos
Em sala de aula serão utilizados, quadro branco, canetas coloridas, projetor e computador.
Nas aulas práticas serão empregados: rede de arrasto, caixas de contenção, balanças, termômetros, oxímetros, pHmetros, produtos profiláticos (sal), tanques-redes experimentais e ração.
Referências
- REFERÊNCIAS BÁSICAS:
BALDISSEROTTO, B.; GOMES, L. C. (Org.). Espécies nativas para a piscicultura no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2010.

CYRINO, J.; E.; P.; URBINATI, E.; C.; FRACALOSSI, D.; M.; CASTAGNOLLI, N. (Org.). Tópicos especiais em piscicultura de água doce tropical intensiva. São Paulo: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2004.

KUBITZA, F. Tilapia: tecnologia e planejamento na produção comercial. 1. ed. Jundiai-SP, 2000.

OSTRENSKI, A.; BOEGER, W. A. Piscicultura – Fundamentos e técnicas de manejo. Guaiba: Ed. Agropecuária Ltda, 1998.

OSTRENSKY, A.; BOEGER, W.  A. P. Piscicultura: fundamentos e técnicasde manejo. Guaíba: Agropecuária, 1998.

- REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

GARUTTI, V. Piscicultura ecológica. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.

KUBITZA, F. Planejamento da produção de peixes. 4. ed. Jundiaí: F. Kubitza, 2004. 60 p.: 1 CD-ROM.

TEIXEIRA FILHO, A. R. Piscicultura ao alcance de todos. São Paulo: Nobel, 1991.

KUBITZA, F. Reprodução, larvicultura e produção de alevinos de peixes nativos.Jundiaí: F. Kubitza, 2004.

VALENTI, W. Aquicultura no Brasil: Bases para um desenvolvimento sustentavel. Jaboticabal: UNESP, 2000.
 
Observações
Para as atividades práticas existe a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), botas, óculos de proteção, protetor solar, chapéu e camisa de manga longa.

O Horário Semanal de Atendimento ao estudante será publicado no sistema Planif.