SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS FOZ DO IGUAÇU
Professor: ARCANGELO AUGUSTO SIGNOR
Componente: AQUI-806 - Introdução ao trabalho de conclusão de curso
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Engenharia de Aquicultura
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 54.0
Total Hora Relógio: 45.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 31/01/2024
Última atualização: 31/01/2024
Ementa
Escolha de um tema, de uma justificativa e dos objetivos de uma pesquisa (prática ou teórica). Revisão bibliográfica para a fundamentação teórica. Escolha da metodologia. Elaboração orientada de um projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na área relacionada à ênfase do curso escolhida pelo aluno.
 
Objetivo Geral
Geral

Apresentar os instrumentos necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Específicos
 
  • Planejar a pesquisa para o TCC, na área relacionada à ênfase do curso escolhida pelo aluno.
  • Orientar e acompanhar cada etapa da elaboração do projeto de pesquisa para o TCC.

 
Metodologia
Aulas expositivas presenciais em sala de aula e no laboratório de informática (aula prática). Os estudantes terão acesso ao atendimento com o professor em hoário semanal publicado no Planif. Além disso, alunos podem interagir com o professor por e-mail e WhatsApp.
Avaliação
AVALIAÇÃO
As avalições consistem no acompanhamento e uso de ferramentas para verificação da aprendizagem dos alunos tais como, participação nas aulas, entrega de atividades solicitadas em sala e avaliações práticas. Diante do processo de avalição o aluno receberá os conceitos A, B, C ou D conforme descrito no ART.15 da Resolução 50 de 14 de julho de 2017, sendo que para obtenção dos conceitos em cada bimestre serão considerados os seguintes requisitos:
Para ter conceito A:
● Entrega dos instrumentos avaliativos no prazo;
● Instrumentos avaliativos entregues com 90% ou mais de aproveitamento.
Para ter conceito B:
● Entrega dos instrumentos avaliativos no prazo;
● Instrumentos avaliativos entregues com aproveitamento de 75% a 89%.
Para ter conceito C:
● Entrega dos instrumentos avaliativos no prazo ou com solicitação de extensão de prazo para no máximo uma semana;
● Instrumentos avaliativos entregues com aproveitamento de 60% a 74%.
Para ter conceito D:
● Não entregar/apresentar os instrumentos avaliativos nem com a extensão de prazo oferecida;
● Entregar/apresentar instrumentos avaliativos que não satisfaçam ou satisfaçam muito pouco as solicitações apresentadas pelo docente.

RECUPERAÇÃO (sugestões na Resolução 50 de 14 de julho de 2017 – artigo 13º)
A recuperação de conteúdo e conceito dar-se-á mediante participação no atendimento do contra turno (recuperação paralela) e mediante nova entrega, satisfatória, com data estipulada pelo docente, dos instrumentos avaliativos que obtiveram conceito D ou não foram entregues.
Conteúdo programático
  • Elementos necessários para a elaboração de um projeto de pesquisa para o TCC
  • Escolha de um tema, de uma justificativa e dos objetivos de uma pesquisa (prática ou teórica)
  • Revisão bibliográfica para a fundamentação teórica - ferramentas de busca, leitura e análise crítica de artigos científicos
  • Escolha da metodologia
  • Elaboração orientada de um projeto de pesquisa para o TCC, na área relacionada à ênfase do curso escolhida pelo aluno
  • Pesquisa e seleção de artigos em bases de dados (Google Acadêmico, Web of Science, etc).
Recursos
Quadro branco e pincel
Power point
Vídeos
 
Referências
Básica
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de metodologia: Um guia para a iniciação Cientifica. 2ª ed. Makron Books, São Paulo, 2000. 122p.
CERVO, A.L. BERVIAN, P.A. Metodologia Científica. 4ª ed. Makron Books, São Paulo, 1996. 122p


Complementar

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 13. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014. 425 p.
BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 112 p. ISBN 9788532605863 (broch.).
ANDRADE, M.M. Introdução a metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 5ª Ed. Atlas, São Paulo, 2001, 174.

 
Observações
O Horário Semanal de Atendimento ao estudante será publicado no sistema Planif.
- CH do PPC - 80 horas aulas;
- CH de aula Prática - 20 horas aulas;
- CH Total - 100 horas aulas.