Campus: | CAMPUS FOZ DO IGUAÇU |
Professor: | ARCANGELO AUGUSTO SIGNOR |
Componente: | AQUI-806 - Introdução ao trabalho de conclusão de curso |
Ano: | 2024 |
Período: | SEGUNDO_SEMESTRE |
Curso(s): | Engenharia de Aquicultura |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 54.0 |
Total Hora Relógio: | 45.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 31/01/2024 |
Última atualização: | 31/01/2024 |
Escolha de um tema, de uma justificativa e dos objetivos de uma pesquisa (prática ou teórica). Revisão bibliográfica para a fundamentação teórica. Escolha da metodologia. Elaboração orientada de um projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na área relacionada à ênfase do curso escolhida pelo aluno. |
Geral Apresentar os instrumentos necessários para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Específicos
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Aulas expositivas presenciais em sala de aula e no laboratório de informática (aula prática). Os estudantes terão acesso ao atendimento com o professor em hoário semanal publicado no Planif. Além disso, alunos podem interagir com o professor por e-mail e WhatsApp. |
AVALIAÇÃO As avalições consistem no acompanhamento e uso de ferramentas para verificação da aprendizagem dos alunos tais como, participação nas aulas, entrega de atividades solicitadas em sala e avaliações práticas. Diante do processo de avalição o aluno receberá os conceitos A, B, C ou D conforme descrito no ART.15 da Resolução 50 de 14 de julho de 2017, sendo que para obtenção dos conceitos em cada bimestre serão considerados os seguintes requisitos: Para ter conceito A: ● Entrega dos instrumentos avaliativos no prazo; ● Instrumentos avaliativos entregues com 90% ou mais de aproveitamento. Para ter conceito B: ● Entrega dos instrumentos avaliativos no prazo; ● Instrumentos avaliativos entregues com aproveitamento de 75% a 89%. Para ter conceito C: ● Entrega dos instrumentos avaliativos no prazo ou com solicitação de extensão de prazo para no máximo uma semana; ● Instrumentos avaliativos entregues com aproveitamento de 60% a 74%. Para ter conceito D: ● Não entregar/apresentar os instrumentos avaliativos nem com a extensão de prazo oferecida; ● Entregar/apresentar instrumentos avaliativos que não satisfaçam ou satisfaçam muito pouco as solicitações apresentadas pelo docente. RECUPERAÇÃO (sugestões na Resolução 50 de 14 de julho de 2017 – artigo 13º) A recuperação de conteúdo e conceito dar-se-á mediante participação no atendimento do contra turno (recuperação paralela) e mediante nova entrega, satisfatória, com data estipulada pelo docente, dos instrumentos avaliativos que obtiveram conceito D ou não foram entregues. |
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Quadro branco e pincel Power point Vídeos |
Básica SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2006. BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de metodologia: Um guia para a iniciação Cientifica. 2ª ed. Makron Books, São Paulo, 2000. 122p. CERVO, A.L. BERVIAN, P.A. Metodologia Científica. 4ª ed. Makron Books, São Paulo, 1996. 122p Complementar SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000 SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 13. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014. 425 p. BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 112 p. ISBN 9788532605863 (broch.). ANDRADE, M.M. Introdução a metodologia do trabalho cientifico: elaboração de trabalhos na graduação. 5ª Ed. Atlas, São Paulo, 2001, 174. |
O Horário Semanal de Atendimento ao estudante será publicado no sistema Planif. - CH do PPC - 80 horas aulas; - CH de aula Prática - 20 horas aulas; - CH Total - 100 horas aulas. |