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Plano de ensino
Campus: CAMPUS FOZ DO IGUAÇU
Professor: ARCANGELO AUGUSTO SIGNOR
Componente: Aqui - 1001 - Estágio Supervisionado
Ano: 2024
Período: SEGUNDO_SEMESTRE
Curso(s): Engenharia de Aquicultura
Série/período/semestre: 10
Total Hora Aula: 300.0
Total Hora Relógio: 300.0
Duração da aula (min): 60
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 31/01/2024
Última atualização: 31/01/2024
Ementa
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Disciplina individualizada por aluno, de conteúdo variável. Pode ser realizada em laboratórios, empresas, fazendas ou unidades de criação, indústrias do setor pesqueiro e/ou aquícola (será regulamentado por regulamento próprio)
Objetivo Geral
Desenvolvimento das habilidades do Engnehario de Aquicutlura, frente ao ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Metodologia
Realização de atividades conjuta com a turma demonstrando todos os documentos e procedimentos a serem adotados junto a empresa no planejamento do estágio, conduta durante o estágio e procedimentos de finalização do estágio, posteriormente com atendimento individualizado com os alunos.
Avaliação
A avaliação sera composta por duas avaliações, sendo uma do supervisor da empresa, que acompanha o estagio e outra da banca composta pelo orientador e mais um membro.
Conteúdo programático
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Disciplina individualizada por aluno, de conteúdo variável. Pode ser realizada em laboratórios, empresas, fazendas ou unidades de criação, indústrias do setor pesqueiro e/ou aquícola (será regulamentado por regulamento próprio).
Recursos
Salas de aulas e empresa para desenvolver a atividade.
Referências
Básica
PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012. 128 p.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p.

Complementar
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. 8° edição. Editora Atlas, 2017.

BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 111p.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 425 p.
RICETTI, Miriam Aparecida; MAYER, Rosana. Estágio. Curitiba: Base Editorial, 2010. 96 p. ISBN 9788579055775 (broch.).
 
Observações