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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CASCAVEL
Professor: JÉSSICA SUELEN FERREIRA DE SOUZA
Componente: EDUCAÇÃO FÍSICA I - TINED1A - NOVO
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Edificações
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 01/02/2024
Última atualização: 03/02/2024
Ementa
As Atividades corporais e intelectuais dentro dos conteudos globais da Educação Física escolar: os esportes, os jogos, danças folclóricas, as lutas, as ginásticas e os jogos eletrônicos. Qualidade de vida. Valores nutricionais dos alimentos (pirâmide alimentar). Distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia), índices corporais. Todos com fundamentação teórica e com o intuito de integração da Educação Física com a área técnica utilizando-se de metodologia contextualizada para direcionar os conteúdos para a área de Edificações.

 
Objetivo Geral
Geral: Compreender a Educação Física para além de um componente curricular da instituição, aliando ensino, pesquisa e extensão, vivenciando e explorando suas diversas possibilidades como cultura corporal de modo a proporcionar uma educação integral bem como compreender ainda sobre a importância do seu papel quanto produtor cultural para transformar a realidade em que vive e de todos a sua volta.

Específicos:
- Vivenciar os esportes, os jogos, dancas folclóricas, as lutas, as ginásticas e os jogos eletrônicos;
- Entender o que é Qualidade de vida e suas diferentes formas de vivenciá-la;
- Conhecer os valores nutricionais dos alimentos (piramide alimentar), os disturbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia) e índices corporais e como influenciam em suas vidas.



 
Metodologia
As formas de atividades que se pretende utilizar são presenciais. As atividades poderão ter abordagem teórica, prática e ou teórico-prática a depender da proposta. Poderão fazer parte dessa atividade os momentos de estudo e pesquisa, de fixação de conteúdos, de discussão e interação/socialização (com o docente e/ou com os colegas), obtenção de experiências por meio de palestras, pesquisas, vídeos, de avaliação, tarefas e práticas. Poderá ocorrer ainda a participação de especialistas externos prevendo certificação dos mesmos pela instituição.
 
Avaliação
Destaca-se que a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017 estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Quanto ao número mínimo de instrumentos avaliativos por trimestre, considera-se o parágrafo único do artigo 10: O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.
Nessa perspectiva, as avaliações poderão acontecer, por meio de:

a) Participação durante as aulas, presença e a utilização de trajes adequados para as práticas esportivas.
b) Avaliação teórica (prova, seminário, pesquisa, questionários, etc) e Trabalhos práticos.

Esses critérios podem ser acordados em conjunto com a turma ou definidos pela professora e apenas informado à turma.

Conforme o Art. 9o da portaria 120 do IFPR, o resultado final das avaliações é expresso por conceitos, sendo:
I. Conceito A – quando a aprendizagem do aluno foi PLENA e atingiu os objetivos propostos no processo ensino aprendizagem;
II. Conceito B – a aprendizagem do aluno foi PARCIALMENTE PLENA e atingiu níveis desejáveis aos objetivos propostos no processo ensino aprendizagem;
III. Conceito C – a aprendizagem do aluno foi SUFICIENTE e atingiu níveis aceitáveis aos objetivos propostos, sem comprometimento à continuidade no processo ensino
aprendizagem;
IV. Conceito D – a aprendizagem do aluno foi INSUFICIENTE e não atingiu os objetivos propostos, comprometendo e/ou inviabilizando o desenvolvimento do processo ensino
aprendizagem.
 
Conteúdo programático
1° Bimestre: 
  • História da Educação Física;
  • Estilo de vida e qualidade de vida;
  • Valores nutricionais dos alimentos (pirâmide alimentar);
  • Distúrbios alimentares: obesidade, anorexia, bulimia, vigorexia, ortorexia;
2° Bimestre: 
  • Testes físicos aplicados à saúde;
  • Esportes
  • Jogos eletrônicos;
  • Dança
  • Lutas
3° Bimestre:
  • Ginástica
4° Bimestre:
  • Jogos Cooperativos e recreativos;
  • Lutas 

As Atividades corporais e intelectuais dentro dos conteudos globais da Educacao Física Escolar: os esportes, os jogos, danças folclóricas, as lutas, as ginásticas e os jogos eletrônicos. Qualidade de vida. Valores nutricionais dos alimentos (pirâmide alimentar). Distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia), índices corporais. Todos com fundamentacao teórica e com o intuito de integração da Educação Física com a área técnica utilizando-se de metodologia contextualizada para direcionar os conteúdos para a área de Edificações.





 
Recursos
Alguns dos recursos que podem ser utilizados são: materiais de educação física (incluindo materiais artísticos), internet, softwares, celulares, tablets, vídeos, além de recursos como e-mail, televisão, whatsapp e youtube. 
 
Referências
REFERÊNCIAS
Bibliografia Básica:
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: Historia que nao se conta. 4 ed. Campinas: Papirus,1994.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Sao Paulo: Cortez 1992.
DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questoes e reflexoes. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2003.
DARIDO, S.; GALVAO, Z; FERREIRA, L. FIORIN, G. Educação Física no Ensino Médioreflexoes e acoes. Motriz, v. 5 n. 2, 1999, p. 138-145.

Bibliografia Complementar:
BRASIL. Livro Didático de Educação Física. Secretaria de Estado da educacao.
COICEIRO, Geovana Alves. 1000 Exercícios e Jogos para Atletismo. 0. ed. Editora. Sprint. 2005.
EADE, James. Xadrez - O Guia Definitivo. 1. Ed. Editora Marco Zero, 2012.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: Conceitos e sugestoes para um estilo de vida ativo. 3. Ed Londrina: Midiograf, 2003.
 
Observações