Campus: | CAMPUS CASCAVEL |
Professor: | JÉSSICA SUELEN FERREIRA DE SOUZA |
Componente: | EDUCAÇÃO FÍSICA I - TINED1A - NOVO |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Edificações |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 01/02/2024 |
Última atualização: | 03/02/2024 |
As Atividades corporais e intelectuais dentro dos conteudos globais da Educação Física escolar: os esportes, os jogos, danças folclóricas, as lutas, as ginásticas e os jogos eletrônicos. Qualidade de vida. Valores nutricionais dos alimentos (pirâmide alimentar). Distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia), índices corporais. Todos com fundamentação teórica e com o intuito de integração da Educação Física com a área técnica utilizando-se de metodologia contextualizada para direcionar os conteúdos para a área de Edificações. |
Geral: Compreender a Educação Física para além de um componente curricular da instituição, aliando ensino, pesquisa e extensão, vivenciando e explorando suas diversas possibilidades como cultura corporal de modo a proporcionar uma educação integral bem como compreender ainda sobre a importância do seu papel quanto produtor cultural para transformar a realidade em que vive e de todos a sua volta. Específicos: - Vivenciar os esportes, os jogos, dancas folclóricas, as lutas, as ginásticas e os jogos eletrônicos; - Entender o que é Qualidade de vida e suas diferentes formas de vivenciá-la; - Conhecer os valores nutricionais dos alimentos (piramide alimentar), os disturbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia) e índices corporais e como influenciam em suas vidas. |
As formas de atividades que se pretende utilizar são presenciais. As atividades poderão ter abordagem teórica, prática e ou teórico-prática a depender da proposta. Poderão fazer parte dessa atividade os momentos de estudo e pesquisa, de fixação de conteúdos, de discussão e interação/socialização (com o docente e/ou com os colegas), obtenção de experiências por meio de palestras, pesquisas, vídeos, de avaliação, tarefas e práticas. Poderá ocorrer ainda a participação de especialistas externos prevendo certificação dos mesmos pela instituição. |
Destaca-se que a Resolução CONSUP/IFPR nº 50/2017 estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Quanto ao número mínimo de instrumentos avaliativos por trimestre, considera-se o parágrafo único do artigo 10: O docente deve utilizar, ao menos, dois instrumentos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais. Nessa perspectiva, as avaliações poderão acontecer, por meio de: a) Participação durante as aulas, presença e a utilização de trajes adequados para as práticas esportivas. b) Avaliação teórica (prova, seminário, pesquisa, questionários, etc) e Trabalhos práticos. Esses critérios podem ser acordados em conjunto com a turma ou definidos pela professora e apenas informado à turma. Conforme o Art. 9o da portaria 120 do IFPR, o resultado final das avaliações é expresso por conceitos, sendo: I. Conceito A – quando a aprendizagem do aluno foi PLENA e atingiu os objetivos propostos no processo ensino aprendizagem; II. Conceito B – a aprendizagem do aluno foi PARCIALMENTE PLENA e atingiu níveis desejáveis aos objetivos propostos no processo ensino aprendizagem; III. Conceito C – a aprendizagem do aluno foi SUFICIENTE e atingiu níveis aceitáveis aos objetivos propostos, sem comprometimento à continuidade no processo ensino aprendizagem; IV. Conceito D – a aprendizagem do aluno foi INSUFICIENTE e não atingiu os objetivos propostos, comprometendo e/ou inviabilizando o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. |
1° Bimestre:
As Atividades corporais e intelectuais dentro dos conteudos globais da Educacao Física Escolar: os esportes, os jogos, danças folclóricas, as lutas, as ginásticas e os jogos eletrônicos. Qualidade de vida. Valores nutricionais dos alimentos (pirâmide alimentar). Distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia), índices corporais. Todos com fundamentacao teórica e com o intuito de integração da Educação Física com a área técnica utilizando-se de metodologia contextualizada para direcionar os conteúdos para a área de Edificações. |
Alguns dos recursos que podem ser utilizados são: materiais de educação física (incluindo materiais artísticos), internet, softwares, celulares, tablets, vídeos, além de recursos como e-mail, televisão, whatsapp e youtube. |
REFERÊNCIAS Bibliografia Básica: CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: Historia que nao se conta. 4 ed. Campinas: Papirus,1994. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. Sao Paulo: Cortez 1992. DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: questoes e reflexoes. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2003. DARIDO, S.; GALVAO, Z; FERREIRA, L. FIORIN, G. Educação Física no Ensino Médio: reflexoes e acoes. Motriz, v. 5 n. 2, 1999, p. 138-145. Bibliografia Complementar: BRASIL. Livro Didático de Educação Física. Secretaria de Estado da educacao. COICEIRO, Geovana Alves. 1000 Exercícios e Jogos para Atletismo. 0. ed. Editora. Sprint. 2005. EADE, James. Xadrez - O Guia Definitivo. 1. Ed. Editora Marco Zero, 2012. NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: Conceitos e sugestoes para um estilo de vida ativo. 3. Ed Londrina: Midiograf, 2003. |