Campus: | CAMPUS CASCAVEL |
Professor: | HIGOR MIRANDA CAVALCANTE |
Componente: | LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA I - ESPANHOL - TINED1A - NOVO |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Edificações |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 02/02/2024 |
Última atualização: | 02/02/2024 |
Estudo da língua espanhola em sua dimensão social e discursiva, englobando leitura, escrita e oralidade. Leitura e interpretação de textos de diversos gêneros, priorizando os relacionados à área técnica. Ampliação do vocabulário na língua-alvo e estudo de estruturas gramaticais de nível básico. Reflexão sobre aspectos culturais e identitários relacionados ao uso da língua espanhola. |
• Despertar interesse pelo mundo hispânico; • Conhecer a proximidade linguística entre a língua portuguesa e a língua espanhola; • Reconhecer as variedades linguísticas que diferem os países da América da Espanha; • Propiciar recursos linguísticos para que o aluno possa se expressar na fala e na escrita em língua espanhola; • Ler, compreender e interpretar textos escritos em língua espanhola; • Produzir gêneros textuais diversos em língua espanhola. |
• Aulas expositivas e dialogadas; • Trabalhos em grupos; • Práticas de ouvir, falar, escrever e compreender; • Produções textuais orais; • Produções textuais escritas; • Avaliações escritas (testes). |
A avaliação será realizada de acordo com as orientações da Resolução nº 50, de 14 de julho de 2017, que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Em cada bimestre, o conceito da/do estudante será composto mediante sua participação e aproveitamento em diversas atividades, como: a) Trabalhos individuais e/ou em grupo; b) Práticas/exercícios de compreensão, interpretação e produção de textos; c) Tarefas de casa; d) Participação em sala nas práticas de produção oral e escrita; e) Avaliação escrita ao final de cada bimestre. Ao menos duas formas diferentes de avaliação, entre as listadas acima, serão aplicadas em cada bimestre. Às/aos estudantes com demandas educacionais e de saúde específicas, se preciso for, serão oportunizadas adaptações das avaliações propostas (como dilatação do prazo para a entrega da atividade, adaptação do instrumento avaliativo, mediação do docente para a realização da atividade e outras estratégias que o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) orientar). A recuperação paralela será realizada por meio de atendimento à/ao estudante no contraturno, em horários previamente estabelecidos. Para isso, serão realizadas formas de avaliação alternativas, consistindo no desenvolvimento de trabalhos e/ou provas escritas que impliquem a retomada dos conteúdos já trabalhados em sala e que podem resultar em recuperação do conceito bimestral. |
1º Bimestre Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad: 1. El español en el mundo; mundo latino; Mercosur; 2. Países hispanohablantes y nacionalidades; 3. Los documentos Personales; 4. Presentaciones; 5. Pronombres interrogativos; 6. Saludos y despedidas; 7. Pronombres personales; 8. Tratamiento formal e informal; 9. El alfabeto; 10. Vocabulario: La Familia; 11. El Presente de Indicativo: verbos regulares e irregulares; 12. Género del discurso: La Autobiografía. 2º Bimestre Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad: 1. Vocabulario: Los Deportes; 2. Género del discurso: Entrevista; 3. El Pretérito de Indicativo – Verbos regulares e irregulares; 4. Género del discurso: Biografía: 5. Vocabulario: Días de la semana, Las horas; Meses del año; 6. Vocabulario: Los numerales; 7. Artículos; Contracciones; 8. Pronombres Posesivos. 3º Bimestre Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad: 1. El Futuro de indicativo; 2. Perífrasis de futuro ir + infinitivo; hacer predicciones 3. Cuantificadores muy y mucho; 4. Comparativos de igualdad, superioridad e inferioridad; 5. Vocabulario: Establecimientos comerciales; Viviendas; Expresiones de localización; 6. Género del discurso: El Discurso político. 4º Bimestre Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad: 1. El modo Subjuntivo y el modo Imperativo; 2. Adverbios de tiempo; 3. Vocabulario: Comida, Vestuario; 4. Género del discurso: Receta; Campañas institucionales y anuncios; 5. Los Heterogenéricos; 6. Los Heterosemánticos. |
• Recursos audiovisuais; • Livro didático, livros paradidáticos, jornais, revistas e livros de literatura, compreendendo as principais obras; • Quadro branco, pincéis, apagador; • Laboratório de Informática; • Projetor; • Computador. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA COIMBRA, Ludmila; CHAVES, Luíza Santana. Cercanía joven: español, 1º ano – ensino médio. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. FANJUL, Adrián Pablo; ELIAS, Neide; RUSSO, Martín; BAYGORRIA, Stella (org.). Gramática de español paso a paso: con ejercicios. 2. ed. São Paulo: Santillana, 2011. GÓMEZ TORREGO, Leonardo. Gramática didáctica del español. 10. ed. Madrid: Ediciones SM, 2011. IBARRA, Juan Kattán. Espanhol para brasileiros. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. SGEL EDUCACIÒN. Canal Joven en español: método de español para jóvenes. Madrid: Sociedad General Española de Librería S.A., 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BECHARA, Suely Fernandes; MOURE, Walter Gustavo. ¡Ojo! Con los falsos amigos: diccionario de falsos amigos en español y portugués. São Paulo: Moderna, 2002. BRIONES, Ana Isabel; FLAVIAN, Eugenia; FERNANDEZ, Gretel Eres. Español Ahora. São Paulo: Moderna, 2003. CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. 110 Actividades para la clase de idiomas. Madrid: Cambridge University Press, 2001. MILANI, Esther Maria. Gramática de espanhol para brasileiros. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. SOUZA, Jair de Oliveira. ¡Por Supuesto! Español para brasileños. São Paulo: FDT, 2003. |