SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CASCAVEL
Professor: HIGOR MIRANDA CAVALCANTE
Componente: LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA I - ESPANHOL - TINED1A - NOVO
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Edificações
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 02/02/2024
Última atualização: 02/02/2024
Ementa
Estudo da língua espanhola em sua dimensão social e discursiva, englobando leitura, escrita e oralidade. Leitura e interpretação de textos de diversos gêneros, priorizando os relacionados à área técnica. Ampliação do vocabulário na língua-alvo e estudo de estruturas gramaticais de nível básico. Reflexão sobre aspectos culturais e identitários relacionados ao uso da língua espanhola.
Objetivo Geral
•    Despertar interesse pelo mundo hispânico;
•    Conhecer a proximidade linguística entre a língua portuguesa e a língua espanhola;
•    Reconhecer as variedades linguísticas que diferem os países da América da Espanha;
•    Propiciar recursos linguísticos para que o aluno possa se expressar na fala e na escrita em língua espanhola;
•    Ler, compreender e interpretar textos escritos em língua espanhola;
•    Produzir gêneros textuais diversos em língua espanhola.
Metodologia
•    Aulas expositivas e dialogadas;
•    Trabalhos em grupos;
•    Práticas de ouvir, falar, escrever e compreender;
•    Produções textuais orais;
•    Produções textuais escritas;
•    Avaliações escritas (testes).
Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com as orientações da Resolução nº 50, de 14 de julho de 2017, que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR.

Em cada bimestre, o conceito da/do estudante será composto mediante sua participação e aproveitamento em diversas atividades, como:

a)    Trabalhos individuais e/ou em grupo;
b)    Práticas/exercícios de compreensão, interpretação e produção de textos;
c)    Tarefas de casa; 
d)    Participação em sala nas práticas de produção oral e escrita;
e)    Avaliação escrita ao final de cada bimestre.

Ao menos duas formas diferentes de avaliação, entre as listadas acima, serão aplicadas em cada bimestre. 

Às/aos estudantes com demandas educacionais e de saúde específicas, se preciso for, serão oportunizadas adaptações das avaliações propostas (como dilatação do prazo para a entrega da atividade, adaptação do instrumento avaliativo, mediação do docente para a realização da atividade e outras estratégias que o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) orientar).

A recuperação paralela será realizada por meio de atendimento à/ao estudante no contraturno, em horários previamente estabelecidos. Para isso, serão realizadas formas de avaliação alternativas, consistindo no desenvolvimento de trabalhos e/ou provas escritas que impliquem a retomada dos conteúdos já trabalhados em sala e que podem resultar em recuperação do conceito bimestral.
Conteúdo programático
1º Bimestre
Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad:
1. El español en el mundo; mundo latino; Mercosur;
2. Países hispanohablantes y nacionalidades;
3. Los documentos Personales;
4. Presentaciones;
5. Pronombres interrogativos;
6. Saludos y despedidas;
7. Pronombres personales;
8. Tratamiento formal e informal;
9. El alfabeto;
10. Vocabulario: La Familia;
11. El Presente de Indicativo: verbos regulares e irregulares;
12. Género del discurso: La Autobiografía.

2º Bimestre
Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad:
1. Vocabulario: Los Deportes;
2. Género del discurso: Entrevista;
3. El Pretérito de Indicativo – Verbos regulares e irregulares;
4. Género del discurso: Biografía:
5. Vocabulario: Días de la semana, Las horas; Meses del año;
6. Vocabulario: Los numerales;
7. Artículos; Contracciones;
8. Pronombres Posesivos.

3º Bimestre
Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad:
1. El Futuro de indicativo;
2. Perífrasis de futuro ir + infinitivo; hacer predicciones
3. Cuantificadores muy y mucho;
4. Comparativos de igualdad, superioridad e inferioridad;
5. Vocabulario: Establecimientos comerciales; Viviendas; Expresiones de localización;
6. Género del discurso: El Discurso político.

4º Bimestre
Comprensión lectora y auditiva, lectura, escrita y oralidad:
1. El modo Subjuntivo y el modo Imperativo;
2. Adverbios de tiempo;
3. Vocabulario: Comida, Vestuario;
4. Género del discurso: Receta; Campañas institucionales y anuncios;
5. Los Heterogenéricos;
6. Los Heterosemánticos.
Recursos
•    Recursos audiovisuais;
•    Livro didático, livros paradidáticos, jornais, revistas e livros de literatura, compreendendo as principais obras;
•    Quadro branco, pincéis, apagador;
•    Laboratório de Informática;
•    Projetor;
•    Computador.
Referências
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COIMBRA, Ludmila; CHAVES, Luíza Santana. Cercanía joven: español, 1º ano – ensino médio. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
FANJUL, Adrián Pablo; ELIAS, Neide; RUSSO, Martín; BAYGORRIA, Stella (org.). Gramática de español paso a paso: con ejercicios. 2. ed. São Paulo: Santillana, 2011.
GÓMEZ TORREGO, Leonardo. Gramática didáctica del español. 10. ed. Madrid: Ediciones SM, 2011.
IBARRA, Juan Kattán. Espanhol para brasileiros. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
SGEL EDUCACIÒN. Canal Joven en español: método de español para jóvenes. Madrid: Sociedad General Española de Librería S.A., 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BECHARA, Suely Fernandes; MOURE, Walter Gustavo. ¡Ojo! Con los falsos amigos: diccionario de falsos amigos en español y portugués. São Paulo: Moderna, 2002.
BRIONES, Ana Isabel; FLAVIAN, Eugenia; FERNANDEZ, Gretel Eres. Español Ahora. São Paulo: Moderna, 2003.
CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS. 110 Actividades para la clase de idiomas. Madrid: Cambridge University Press, 2001.
MILANI, Esther Maria. Gramática de espanhol para brasileiros. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
SOUZA, Jair de Oliveira. ¡Por Supuesto! Español para brasileños. São Paulo: FDT, 2003.
Observações