Campus: | CAMPUS CASCAVEL |
Professor: | MARIA INÊS EHRAT ZILS |
Componente: | MATEMÁTICA III - TINED3A |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Edificações |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 120.0 |
Total Hora Relógio: | 100.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 04/02/2024 |
Última atualização: | 04/02/2024 |
Geometria Espacial de Posição; Geometria Plana; Poliedros; Corpos Redondos; Geometria Analítica: Ponto e a Reta, Circunferência e as cônicas; Números complexos; Polinômios e Equações |
OBJETIVOS DA DISCIPLINA Objetivo Geral: O ensino da matemática tem como função desenvolver o conhecimento científico-tecnológico vinculando o mesmo com o contexto social em que o aluno está inserido, desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no cotidiano, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, críticos com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras. Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento. Objetivos Específicos:
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Metodologia A metodologia utilizada pelo docente para a organização da mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento (conteúdos da disciplina) se dará por meio dos seguintes procedimentos: - Aulas expositivas dialogadas; - Aulas de laboratório (experimento em sala); - Leituras orientadas de textos selecionados; - Trabalhos individuais e/ou grupais; - Exercícios de assimilação de conteúdo. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem será feita através de avaliações com questões objetivas e/ou discursivas, trabalhos de pesquisa, atividades em grupo e/ou individual. Será feito, no mínimo, uma avaliação com questões objetivas e/ou discursivas e individual em cada bimestre, além da utilização de outros instrumentos de avaliação. Ao final do bimestre será oportunizado a recuperação de conteúdos e conceito para os alunos que não alcançaram o aproveitamento desejado. Para ser aprovado, ao final do ano letivo, o aluno deverá ter conceito final A, B ou C. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Recursos Didáticos As aulas serão ministradas em quadro branco, utilizando conforme a necessidade: calculadora, materiais para experimentos e plataforma do Google Classroom. |
Bibliografia Básica: DANTE, L. R. Matemática: Contexto & Aplicações. Ensino Médio. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2013. LOPES, L. F.; CALLIARI, L. R. Matemática aplicada na educação profissional. 1.ed. Curitiba: Base Editorial, 2010. SOUZA, J. R. Novo olhar matemática. Ensino Médio. 2ª Edição. São Paulo: Ed. FTD, 2013. Bibliografia Complementar: CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. 9. ed. Lisboa: Gradiva, 2016 DOLCE, O. POMPEO, J.N. Fundamentos de matemática elementar 10: geometria espacial. 7. Ed. São Paulo: Atual 2016. EZZI, G. Fundamentos de matemática elementar 7: geometria analítica. 6. ed. São Paulo: Atual, 2016. EZZI, G. Fundamentos de matemática elementar 6: complexos, polinômios e equações . 8. ed. São Paulo: Atual, 2016 |