SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CASCAVEL
Professor: MARIA INÊS EHRAT ZILS
Componente: MATEMÁTICA III - TINED3A
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Edificações
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 100.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 04/02/2024
Última atualização: 04/02/2024
Ementa
Geometria Espacial de Posição; Geometria Plana; Poliedros; Corpos Redondos; Geometria Analítica: Ponto e a Reta, Circunferência e as cônicas; Números complexos; Polinômios e Equações
Objetivo Geral
OBJETIVOS DA DISCIPLINA 
 Objetivo Geral:
O ensino da matemática tem como função desenvolver o conhecimento científico-tecnológico vinculando o mesmo com o contexto social em que o aluno está inserido, desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no cotidiano, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, críticos com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras. Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos:
  • Desenvolver no aluno habilidade de cálculo, bem como capacitá-lo na interpretação e resolução de problemas, inerentes a disciplina e a sua série.
  • Orientar o educando na aquisição de técnicas de estudo e trabalho para dominar os conteúdos programáticos, evidenciando condições de continuidade.
  • Interpretar e resolver situações que envolvam Geometria de posições, plana, espacial e analítica, assim como os números complexos e polinômios.
Metodologia
Metodologia

A metodologia utilizada pelo docente para a organização da mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento (conteúdos da disciplina) se dará por meio dos seguintes procedimentos:
- Aulas expositivas dialogadas;
- Aulas de laboratório (experimento em sala);
- Leituras orientadas de textos selecionados;
- Trabalhos individuais e/ou grupais;
- Exercícios de assimilação de conteúdo.
Avaliação
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

A avaliação da aprendizagem será feita através de avaliações com questões objetivas e/ou discursivas, trabalhos de pesquisa, atividades em grupo e/ou individual. Será feito, no mínimo, uma avaliação com questões objetivas e/ou discursivas e individual em cada bimestre, além da utilização de outros instrumentos de avaliação. Ao final do bimestre será oportunizado a recuperação de conteúdos e conceito para os alunos que não alcançaram o aproveitamento desejado.
Para ser aprovado, ao final do ano letivo, o aluno deverá ter conceito final A, B ou C.
Conteúdo programático
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
imestre Conteúdos
1º Bimestre
 

- Geometria Espacial de Posição
  • Ponto, reta e plano: conceitos e posições relativas;
- Geometria Plana
  • Perimetro e Área de figuras planas;

2º Bimestre
 

- Poliedros
  • Prismas e pirâmides;
- Corpos Redondos
  • Cilindro, cone e esfera;
3º Bimestre
- Geometria Analítica
  • Plano cartesiano ortogonal;
  • Ponto e reta;
  • Circunferência;
  • Cônicas;
4º Bimestre
- Números Complexos
  • Conjunto dos números complexos;
  • Operações com números complexos;
- Polinômios
  • Função polinomial;
  • Operações com polinômios;
  • Equações polinomiais
Recursos
Recursos Didáticos

As aulas serão ministradas em quadro branco, utilizando conforme a necessidade: calculadora, materiais para experimentos e plataforma do Google Classroom.
 
Referências
Bibliografia Básica:
DANTE, L. R. Matemática: Contexto & Aplicações. Ensino Médio. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2013.
LOPES, L. F.; CALLIARI, L. R. Matemática aplicada na educação profissional. 1.ed. Curitiba: Base Editorial, 2010.
SOUZA, J. R. Novo olhar matemática. Ensino Médio. 2ª Edição. São Paulo: Ed. FTD, 2013.
Bibliografia Complementar:
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. 9. ed. Lisboa: Gradiva, 2016
DOLCE, O. POMPEO, J.N. Fundamentos de matemática elementar 10: geometria espacial. 7. Ed. São Paulo: Atual 2016.
EZZI, G. Fundamentos de matemática elementar 7: geometria analítica. 6. ed. São Paulo: Atual, 2016. EZZI, G. Fundamentos de matemática elementar 6: complexos, polinômios e equações . 8. ed. São Paulo: Atual, 2016
Observações