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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CASCAVEL
Professor: EIVA NATIELE TIAGO DA SILVA
Componente: QUÍMICA I - TINED1A - NOVO
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Edificações
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 05/02/2024
Última atualização: 05/02/2024
Ementa

Estudo das propriedades da matéria. 

A estrutura atômica, tabela periódica e periodicidade. 

As ligações químicas e forças intermoleculares. 

Funções inorgânicas e as reações químicas. 

Cálculo estequiométrico.


 
Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Proporcionar uma compreensão abrangente e aprofundada dos fundamentos da Química, com foco no conhecimento científico-tecnológico vinculado ao contexto social e a prática profissional do aluno.
Objetivos específicos:

  • Aplicar o método científico.

  • Associar conceitos de química a situações do cotidiano e a área de atuação profissional.

  • Dominar as transformações de unidades de medidas.

  • Conceituar e classificar a matéria.

  • Compreender, a partir da observação da natureza, as transformações da matéria.

  • Diferenciar substâncias puras e misturas e seus processos de separação.

  • Compreender o modelo atômico e as características das partículas subatômicas.

  • Dominar a distribuição eletrônica e sua relação com as propriedades dos elementos.

  • Analisar as propriedades periódicas e a organização da Tabela Periódica

  • Identificar e descrever as ligações iônicas e covalentes.

  • Reconhecer as forças intermoleculares e seu impacto nas propriedades das substâncias.

  • Aplicar conhecimentos sobre geometria molecular e polaridade.

  • Diferenciar ácidos, bases, óxidos e sais, compreendendo suas propriedades.

  • Nomear e classificar compostos inorgânicos de acordo com as regras estabelecidas.

  • Balancear equações químicas e entender o processo de estequiometria.

  • Dominar os conceitos básicos de cálculos estequiométricos.

  • Resolver problemas práticos relacionados à estequiometria em reações químicas.

  • Conhecer e pôr em prática as boas normas de segurança de laboratório. 

  • Identificar os principais materiais e dominar as operações básicas em um laboratório de química.

Metodologia
Serão utilizadas aulas expositivas dialógicas, incentivando a participação, valorizando os conhecimentos prévios,juntamente com a realização de trabalhos, resolução de exercícios, atividades experimentais.
Avaliação

A avaliação seguirá as normas da Resolução IFPR nº50/2017. 

Serão realizadas pelo menos duas atividades avaliativas por bimestre, sendo uma prova escrita e outra atividade diversificada como seminário, trabalho em grupo, resolução de exercícios e relatório de aula prática. Além disso,  comportamento, ética, pontualidade e participação durante as aulas serão considerados. 

O peso de cada avaliação na nota bimestral dependerá do nível de complexidade de cada atividade.

Ao fim do bimestre será realizada uma avaliação de recuperação bimestral, abrangendo todo o conteúdo estudado no bimestre.


 
Conteúdo programático

1° Bimestre
Propriedades da matéria  

As transformações da matéria
A química em nosso cotidiano.
Constituição, classificação e estados físicos da matéria;  
Fenômenos físicos e químicos.  
Substância pura e misturas 
Processos de separação de misturas  
O laboratório de Química
Técnicas e normas de segurança laboratoriais.
Operações básicas de laboratório 
- Estrutura atômica  
A história da química.  
A lei de Lavoisier  
A lei de Proust  
A hipótese de Dalton  
O modelo de Thomson  
O modelo de Rutherford  
Principais características do átomo 
Modelo de Bohr  
Semelhanças atômicas: isótonos, isóbaros e isótopos e isoeletrônicos. 
Os números quânticos.

2° Bimestre
-Tabela Periódica  
Histórico  
A tabela periódica atual;  
Organização da tabela periódica;  
Classificação dos elementos;  
Propriedades dos elementos;  
Propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos;  
- Ligações Químicas  
Ligação Iônica, molecular e metálica;  
Geometria molecular.
Forças intermoleculares;  
Propriedades e características de compostos iônicos e moleculares;  
Nox(número de oxidação);  
Conceito e cálculo de Nox.

3° Bimestre 
- Funções inorgânicas 
Introdução às funções inorgânicas;  
Estudo dos Ácidos;  
Definição de Arrhenius;  
Classificação dos ácidos;  
Fórmula dos ácidos;  
Nomenclatura dos ácidos;  
Ácidos importantes;  
Estudo das Bases;  
Classificaçãodas bases;  
Nomenclatura das Bases  Bases importantes; 
Comparação entre ácidos e bases; 
Indicadores ácidos-base;  
Estudo dos Sais;  
Reação de neutralização total e parcial;  
Sais importantes;  
Estudo dos Óxidos, 
Peróxidos e Óxidos importantes 

4° Bimestre  
- Reações Químicas  
Balanceamento de equações;  
Classificação das reações químicas;  
Condições para ocorrência de reações químicas;  
Tipos de reações químicas inorgânicas;  
Série de reatividade química dos metais e dos ametais;  
- Estequiometria  
As fórmulas químicas  
Unidade de massa atômica  
Massa molecular  
Cálculo da fórmula centesimal  
Cálculo da fórmula mínima  
Cálculo da fórmula molecular
Constante de Avogadro  
Casos gerais de cálculo estequiométrico  
Casos particulares de cálculo estequiométrico.

 

Recursos

Quadro negro e canetões, projetor multimídia, roteiro experimental, laboratório de química, reagentes e vidrarias, livro didático, listas de exercícios, artigos de revistas, sites e softwares didáticos.


 
Referências

Bibliografia Básica:

FELTRE, R. Química. 7ª ed. São Paulo: Moderna, 2007. Vol 1.

PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do

cotidiano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2010. Vol 1.

REIS, Martha. Química. São Paulo: FTD, 2007. Vol 1

Bibliografia Complementar:

TISSONI, A. M, Ser protagonista, Química. 2º Ed. São Paulo: SM, 2013. Vol 1.

RUSSEL, J. B. Química Geral, Vol. 1. 2ª edição, São Paulo; Makron Books,1994.

USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

MORTIMER, E.F, MACHADO, A.H; Química. Vol 1, 2 e 3.1º Ed. São Paulo, 2012.


 
Observações

O plano de ensino é flexível e pode ser ajustado conforme a dinâmica da turma.
Necessidade do uso obrigatório de jaleco para aulas práticas de química e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).