SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CASCAVEL
Professor: JOÃO CÉSAR MACIEL VALIM
Componente: MATEMÁTICA I - TINIF2A - NOVO
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Informática
Técnico em Edificações
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 100.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 05/02/2024
Última atualização: 05/02/2024
Ementa
Trigonometria na circunferência. Matrizes. Determinantes. Sistemas lineares. Análise Combinatória.
Probabilidade
Objetivo Geral
Objetivos Gerais: O ensino da matemática tem como função desenvolver o conhecimento científico-tecnológico vinculando o mesmo com o contexto social em que o aluno está inserido, desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no cotidiano, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, críticos com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras. Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver no aluno habilidade de cálculo, bem como capacitá-lo na interpretação e resolução de problemas, inerentes a disciplina e a sua série.
  • Orientar o educando na aquisição de técnicas de estudo e trabalho para dominar os conteúdos programáticos, evidenciando condições de continuidade.
  • Interpretar e resolver situações que envolvam o uso das relações trigonométricas, matrizes, sistemas lineares, análise combinatória e probabilidade.
Metodologia
A metodologia utilizada pelo docente para a organização da mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento (conteúdos da disciplina) se dará por meio dos seguintes procedimentos:
- Aulas expositivas dialogadas;
- Aulas de laboratório (experimento em sala);
- Leituras orientadas de textos selecionados;
- Trabalhos individuais e/ou grupais;
- Exercícios de assimilação de conteúdo.

 
Avaliação
A avaliação da aprendizagem será feita através de avaliações com questões objetivas e/ou discursivas, trabalhos de pesquisa, atividades em grupo e/ou individual. Será feito, no mínimo, uma avaliação com questões objetivas e/ou discursivas e individual em cada bimestre, além da utilização de outros instrumentos de avaliação. Ao final do bimestre será oportunizado a recuperação de conteúdos e conceito para os alunos que não alcançaram o aproveitamento desejado.
Para ser aprovado, ao final do ano letivo, o aluno deverá ter conceito final A, B ou C.

 
Conteúdo programático
1° BIMESTRE
Matrizes
- Conceito e Representação de uma matriz.
- Tipos de matrizes.
- Operações entre matrizes.
- Matriz Inversa.
Determinantes
Sistemas Lineares
- Equação Linear
- Sistema de equações lineares
- Escalonamento de um sistema linear
Resolução de sistemas lineares


2° BIMESTRE
Revisão da trigonometria em triângulo qualquer
Trigonometria na circunferência
- Arcos de circunferência.
- Circunferência trigonométrica
- Seno e cosseno de um arco trigonométrico
- Redução ao 1º quadrante
Fórmulas de transformação

3° BIMESTRE
Funções trigonométricas
- Função seno
- Função cosseno
- Funções do tipo f(x) = a + b.sen(cx+d) e g(x) = a + b.cos(cx+d)
Relação e equações trigonométricas

4° BIMESTRE
Análise Combinatória e Probabilidade
- Princípio fundamental da contagem
- Fatorial
- Permutação simples
- Arranjo simples                             
- Combinação simples
- Permutação com repetição
 Probabilidade

 
Recursos
As aulas serão ministradas em quadro branco, utilizando conforme a necessidade: calculadora, materiais para experimentos e plataforma do Google Classroom.

 
Referências
Bibliografia Básica
CHAVANTE, Eduardo. Quadrante matemática, 2o ano: ensino médio. 1. ed. – São Paulo : Edições SM, 2016.

HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar, v. 5: combinatória, probabilidade. 8. ed. São Paulo: Atual,
2013.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar, v. 3: trigonometria. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.
IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar, v. 4: sequências, matrizes, determinantes,
sistemas. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013.

Bibliografia Complementar
BENETTI, Bruno. Matemática acontece: volume único, ensino médio. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2012.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. 9. ed. Lisboa: Gradiva, 2016.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.
 
Observações