Campus: | CAMPUS CASCAVEL |
Professor: | EDUARDO VEDOVETTO SANTOS |
Componente: | DESENHO ARQUITETÔNICO - TINED2A |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Edificações |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 120.0 |
Total Hora Relógio: | 100.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 05/02/2024 |
Última atualização: | 05/02/2024 |
Simbologias e anotações utilizadas no desenho arquitetônico e de construção civil; Representações do lote ou terreno e seus elementos; Formas de representação dos elementos construtivos e arquitetônicos (estrutura, esquadrias, mobiliário, etc.) nas diversas vistas ortogonais; Circulação Horizontal e Vertical nas edificações (escadas, rampas e elevadores); Coberturas: Resolução de polígonos de calhas, vistas ortogonais e seccionais; Representação de um Projeto Arquitetônico completo (implantação, planta de cobertura, planta baixa, cortes e elevações). |
Objetivo Geral: Promover o conhecimento e a compreensão básica para o uso das ferramentas que auxiliam a produção do desenho arquitetônico, bem como sua importância para a construção civil, permitindo atender os quesitos de representação do projeto arquitetônico. Objetivos específicos: - Identificar os principais símbolos para leitura no projeto arquitetônico e desenvolvimento das etapas projetuais. - Desenvolver de forma prática as representações do projeto arquitetônico, para compreensão total de uma obra. - Inserir no processo de formação o conhecimento dos leiautes dos ambientes, suas formas e possibilidades de uso. - Compreender os elementos construtivos e arquitetônicos (estrutura, esquadrias, mobiliário, etc.); - Possibilitar a compreensão do projeto, com a finalização de todos as etapas de produção de um projeto. |
A metodologia utilizada visa desenvolver a prática associada com o conhecimento teórico, para a compreensão efetiva do conteúdo. A aula será de caráter expositiva, portfólios, mapas conceituais, seminários, trabalhos em grupo, trabalho de campo, atividades práticas elaborada para apropriação dos conteúdos. |
A avaliação será realizada seguindo as orientações da Portaria nº 50 de 14 de julho de 2017, que estabelece os critérios de avaliação do processo de ensino e aprendizagem no IFPR. Em cada bimestre o conceito do aluno será composto por meio de sua participação e aproveitamento nos seguintes quesitos: - Trabalhos individuais e/ou em grupo, práticos e teóricos; - Seminários e apresentação de comunicação de resumos; - Desenvolvimento de avaliações práticas; - Desenvolvimento de avaliações teóricas e teórico-práticas. Será utilizado no mínimo dois instrumentos distintos de avaliação. A recuperação de conteúdo e de conceito é um direito do aluno, podendo ser realizada uma ou mais vezes no bimestre, de acordo com os conteúdos e fluxo das atividades avaliativas. |
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Recursos - Quadro branco, pincéis, apagador; - Materiais fotocopiados; - Notebook, Projetor multimídia, Caixa de som; - Materiais práticos para uso individual; - Laboratório de informática. |
Bibliografia Básica: NEUFERT, Ernst. Arte de projetar em arquitetura. 18. ed. Sao Paulo: Gustavo Gili, 2013. CHING, F. D.K. Representação Gráfica em Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2011. MONTENEGRO, Gildo A. Desenho Arquitetônico. Sao Paulo: Blucher, 2016. Bibliografia Complementar: LEGGITT, Jim. Desenho de arquitetura: técnicas e atalhos que usam tecnologia. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004. MONTENEGRO, Gildo A. Desenho arquitetônico: para cursos técnicos de 2º grau e faculdades de arquitetura. 4.ed. rev. e atual. Sao Paulo: Blucher, 2001. WEIMER, Gunter. Arquitetura popular brasileira. 2. ed. Sao Paulo: Martins Fontes, 2012. MONTENEGRO, J. A perspectiva dos profissionais. Edgar Blucher. Sao Paulo. 2002 |