SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CASCAVEL
Professor: EDUARDO VEDOVETTO SANTOS
Componente: PROJETO INTEGRADOR DE CONCLUSÃO DE CURSO - TINED3A
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Edificações
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 100.0
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Aprovado e publicado
Data de criação: 05/02/2024
Última atualização: 05/02/2024
Ementa
Identificação de demandas, lacunas e situações-problema relacionados a área da construção civil; Definição do tema e objeto de estudo; Conhecer as formas de registro e organização do trabalho de pesquisa; Identificar as fontes de pesquisa sobre o objeto de estudo; Selecionar metodologias de pesquisa adequadas ao objeto de estudo; Elaborar planos e instrumentos de pesquisa para o desenvolvimento do projeto; Consultar Legislação, Normas e Regulamentos pertinentes; Elaborar cronograma de trabalho; Aplicar os instrumentos de pesquisa; Registrar as etapas do trabalho; Organizar os dados obtidos; Analisar os dados e elaborar as conclusões obtidas com a pesquisa; Apresentar o desenvolvimento e conclusões do projeto.
 
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Introduzir o aluno no universo da pesquisa científica, a fim de identificar lacunas, situações problemas e demandas relacionadas aos projetos e execução de serviços na área da construção civil. 
Objetivos específicos:
•          apresentar e utilizar o método científico para realizar a iniciação científica do aluno;
•          estimular a produção científica propiciando a oportunidade de demonstrarem o grau de conhecimento adquirido e a capacidade de aprofundamento temático na preparação para o exercício da profissão;
•          propiciar aos alunos correlacionarem e aprofundarem os conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante o curso, de forma a estimular a iniciação e a investigação científica;
•          intensificar a extensão de ensino, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade;
•          estimular a interdisciplinaridade e a construção do conhecimento coletivo;
•          aplicar conceitos e métodos apreendidos ao longo dos conteúdos disciplinares e em situações reais de vivência, articulando teoria e prática, quer de maneira experimental e de temáticas atinentes ao curso técnico;
•          contribuir com o desenvolvimento da capacidade de análise crítica-reflexiva, cientificamente, de forma a assegurar coerência no processo formativo do aluno;
•          a partir da análise da realidade, desenvolver a capacidade de sínteses conclusivas.

 
Metodologia
As técnicas de ensino-aprendizagem serão constituídas de aulas expositivas, discussões de casos reais, debates em grupos de pesquisa, leitura dinâmica, aulas práticas em ambiente laboratorial de informática (escrita), trabalhos individuais e em grupos e, pesquisas bibliográficas de artigos científicos e periódicos. Todos os materiais serão disponibilizados no Classroom.
 
Avaliação
Avaliação
1. Primeiro e terceiro bimestres: avaliação individual do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), observando as técnicas de formatação e parâmetros da escrita científica.
2. Segundo bimestre: avaliação individual no seminário de qualificação do pré-projeto do TCC, por meio de apresentação e entrega do trabalho escrito.
3. Quarto bimestre: avaliação individual da Banca de Defesa do TCC do artigo completo, por meio de apresentação, entrega do trabalho escrito e correções finais.
4. Trabalhos individuais ou em grupos bimestrais, contemplando artigos técnicos científicos, estudo de caso e debates de temas relacionados ao TCC.
5. Os alunos receberão a cada bimestre os conceitos A, B, C ou D, de acordo com o rendimento e as competências apresentadas a partir das avaliações.

 
Conteúdo programático
BIMESTRE Conteúdos
1.º BIMESTRE - Introdução à pesquisa científica.
- Importância da leitura e interpretação de textos científicos.
- Modalidades da pesquisa.
- Elementos da pesquisa científica: introdução, revisão bibliográfica, objetivos, justificativa, delimitação da pesquisa, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas.
- Definição do tema da pesquisa.
- Cronograma de atividades do TCC.
- Estudo de caso/artigo técnico científico (tema livre).
2.º BIMESTRE - Citação e referências bibliográficas.
- Plataformas de pesquisa.
- Desenvolvimento do projeto de pesquisa: título, delimitação de tema, formulação do problema, introdução (fundamentação teórica), justificativa, objetivos (geral e específicos), metodologia, resultados esperados, cronograma de atividades e bibliografia (referências consultadas).
- Estudo de caso/artigo técnico científico (tema do TCC).
3.º BIMESTRE - Desenvolvimento da pesquisa (execução): coleta de dados, desenvolvimento de projetos, ensaios experimentais, criação de protótipos e elaboração de orçamentos.
- Estudo de caso/artigo técnico científico (tema do TCC).
4.º BIMESTRE -  Desenvolvimento da pesquisa (conclusão): resultados, discussões e considerações finais da pesquisa.
-  Estudo de caso/artigo técnico científico (tema do TCC).
Recursos
- Quadro branco, pincéis, apagador;
- Materiais fotocopiados;
- Notebook, Projetor multimídia, Caixa de som;
- Materiais práticos para uso individual;
- Laboratório de informática.

 
Referências
Bibliografia Básica:

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Bookman, 2010.

CONSTRUÇÃO passo a passo. São Paulo: Pini, 2009.

Mestre de obras: Gestão básica para construção civil. São Paulo: Erica, 2011.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernandez. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Bibliografia Complementar:

ATLAS. Elaboração De Projeto, TCC, Dissertação e Tese: Uma Abordagem Simples, Pratica e Objetiva. Rio de Janeiro: Atlas, 2014.

BORGES, Alberto de Campos. Prática das pequenas construções. V. 2.6 ed. rev. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

GONCALVES, Joana Carla Soares; BODE, Klaus. Edifício Ambiental. São Paulo: Oficina de textos, 2015.

PRADO, Adriana R. de Almeida. Desenho Universal. Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010.

 
Observações