Campus: | CAMPUS CASCAVEL |
Professor: | EDUARDO VEDOVETTO SANTOS |
Componente: | PROJETO INTEGRADOR DE CONCLUSÃO DE CURSO - TINED3A |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Edificações |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 120.0 |
Total Hora Relógio: | 100.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Aprovado e publicado |
Data de criação: | 05/02/2024 |
Última atualização: | 05/02/2024 |
Identificação de demandas, lacunas e situações-problema relacionados a área da construção civil; Definição do tema e objeto de estudo; Conhecer as formas de registro e organização do trabalho de pesquisa; Identificar as fontes de pesquisa sobre o objeto de estudo; Selecionar metodologias de pesquisa adequadas ao objeto de estudo; Elaborar planos e instrumentos de pesquisa para o desenvolvimento do projeto; Consultar Legislação, Normas e Regulamentos pertinentes; Elaborar cronograma de trabalho; Aplicar os instrumentos de pesquisa; Registrar as etapas do trabalho; Organizar os dados obtidos; Analisar os dados e elaborar as conclusões obtidas com a pesquisa; Apresentar o desenvolvimento e conclusões do projeto. |
Objetivo Geral: Introduzir o aluno no universo da pesquisa científica, a fim de identificar lacunas, situações problemas e demandas relacionadas aos projetos e execução de serviços na área da construção civil. Objetivos específicos: • apresentar e utilizar o método científico para realizar a iniciação científica do aluno; • estimular a produção científica propiciando a oportunidade de demonstrarem o grau de conhecimento adquirido e a capacidade de aprofundamento temático na preparação para o exercício da profissão; • propiciar aos alunos correlacionarem e aprofundarem os conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante o curso, de forma a estimular a iniciação e a investigação científica; • intensificar a extensão de ensino, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; • estimular a interdisciplinaridade e a construção do conhecimento coletivo; • aplicar conceitos e métodos apreendidos ao longo dos conteúdos disciplinares e em situações reais de vivência, articulando teoria e prática, quer de maneira experimental e de temáticas atinentes ao curso técnico; • contribuir com o desenvolvimento da capacidade de análise crítica-reflexiva, cientificamente, de forma a assegurar coerência no processo formativo do aluno; • a partir da análise da realidade, desenvolver a capacidade de sínteses conclusivas. |
As técnicas de ensino-aprendizagem serão constituídas de aulas expositivas, discussões de casos reais, debates em grupos de pesquisa, leitura dinâmica, aulas práticas em ambiente laboratorial de informática (escrita), trabalhos individuais e em grupos e, pesquisas bibliográficas de artigos científicos e periódicos. Todos os materiais serão disponibilizados no Classroom. |
Avaliação 1. Primeiro e terceiro bimestres: avaliação individual do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), observando as técnicas de formatação e parâmetros da escrita científica. 2. Segundo bimestre: avaliação individual no seminário de qualificação do pré-projeto do TCC, por meio de apresentação e entrega do trabalho escrito. 3. Quarto bimestre: avaliação individual da Banca de Defesa do TCC do artigo completo, por meio de apresentação, entrega do trabalho escrito e correções finais. 4. Trabalhos individuais ou em grupos bimestrais, contemplando artigos técnicos científicos, estudo de caso e debates de temas relacionados ao TCC. 5. Os alunos receberão a cada bimestre os conceitos A, B, C ou D, de acordo com o rendimento e as competências apresentadas a partir das avaliações. |
|
- Quadro branco, pincéis, apagador; - Materiais fotocopiados; - Notebook, Projetor multimídia, Caixa de som; - Materiais práticos para uso individual; - Laboratório de informática. |
Bibliografia Básica: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Bookman, 2010. CONSTRUÇÃO passo a passo. São Paulo: Pini, 2009. Mestre de obras: Gestão básica para construção civil. São Paulo: Erica, 2011. SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernandez. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Bookman, 2013. Bibliografia Complementar: ATLAS. Elaboração De Projeto, TCC, Dissertação e Tese: Uma Abordagem Simples, Pratica e Objetiva. Rio de Janeiro: Atlas, 2014. BORGES, Alberto de Campos. Prática das pequenas construções. V. 2.6 ed. rev. São Paulo: Edgard Blucher, 2011. GONCALVES, Joana Carla Soares; BODE, Klaus. Edifício Ambiental. São Paulo: Oficina de textos, 2015. PRADO, Adriana R. de Almeida. Desenho Universal. Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010. |