Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | MARISTELLA GABARDO |
Componente: | NOVAS TECNOLOGIAS E MULTIMÍDIA |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Produção de Aúdio e Vídeo |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 23/04/2024 |
Última atualização: | 23/04/2024 |
Produtos audiovisuais para mídias digitais e internet. Captação com o uso de novas tecnologias como aparelhos de celular e câmeras para a web. Potencialidades audiovisuais face às novas apropriações midiáticas e mercadológicas dos meios de produção e da distribuição da comunicação. |
- Compreender a abrangência das novas tecnologias no campo da comunicação e as implicações teórico-práticas para o processo de produção de audio e vídeo. - Conhecer estratégias de produção e distribuição de audiovisuais considerando novas tecnologias e multimídias no campo comunicacional. - Identificar novas potencialidades mercadológicas para o audiovisual a partir das novas tecnologias e informação e comunicação. |
A metologia compreenderá aulas dialogadas assim como a apresentação de seminários e de atividades práticas de análise de componentes midiáticos de audio e vídeo. Disponibilização dos materiais teóricos utilizados em sala de aula (postagens dos materiais na plataforma Google Classroom, se for o caso). |
A avaliação, entendida como prática teórico-metodológica inerente ao processo pedagógico, será contínua, ou seja, todos(as) os(as) educandos(as), individual e coletivamente, serão avaliados(as) durante as atividades desenvolvidas, considerando-se os seguintes critérios: participação, iniciativa, compromisso e apropriação do conhecimento. Sistematização do processo avaliativo: 1- Atividades de estudo, reflexão e discussão (aulas expositivas dialógicas e Seminários) 2 - Atividades p´raticas (analise de mídias, diario de aulas,etc.) 3 - Produção de um podcast sobre os temas disuctidos em sala Média final – Análise dos conceitos das atividades para construção de um conceito final. |
|
Será utilizado os seguintes recursos materiais Computador; Celular; Softwares especificos; Ferramentas de Educação a Distãncia; Aparelho Multimídia; Videos; Visitas Técnicas; Lousa; Caneta Pincel; Papel e Caneta; entre outros. |
BAITELLO JUNIOR, Norval. O tempo lento e o espaço nulo. Mídia Primária, Secundária e Terciária. COMPÓS. Porto Alegre, 2000. BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage, 2009. BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma história social da mídia. De Gutenberg à internet. 2 Ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. CANEVACCI, Massimo. Comunicação visual. São Paulo: Brasiliense, 2009. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2007. FURLAN COSTA, Maria Luisa. Educação e Novas Tecnologias: Fundamentos, Políticas e Práticas. Eduem. Maringá, 2010. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009. KELLISON,Cathrine. Produção e Direção para Tv e Vídeo. Rio de Janeiro, Elsevier, 2007. LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999. LIPOVETSKI, Gilles; SERROY, Jean. A tela global. Mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre, Sulina, 2009. LUCENA, Alberto. A arte da Animação. São Paulo: SENAC, 2002. MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: Modos de enunciação no cinema e no ciperespaço. São Paulo: Paulus, 2007. __________. Três décadas de Vídeo Brasileiro. São Paulo: Editora Iluminuras, 2007. MARTIN BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003 MATTOS, A. C. Gomes. Do cinetoscópio ao cinema digital. Rio de janeiro, Rocco, 2006. SIQUEIRA, Ethevaldo. Para entender o mundo digital. Rio de Janeiro, Globo, 2008. |