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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: MARISTELLA GABARDO
Componente: Língua Espanhola Aplicada 1
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Secretariado
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 23/04/2024
Última atualização: 23/04/2024
Ementa
Ementa: Proporcionar ao aluno um contato efetivo com a língua espanhola (e suas variantes) e com as culturas hispânicas (e suas especificidades), de maneira que ele consiga se comunicar, ler, entender, interpretar, construir sentidos e estabelecer inter-relações. E, através de reflexões socioculturais, torná-lo um profissional mais crítico e consciente de sua própria língua, cultura e identidade
Objetivo Geral
Conhecer e usar a Língua Espanhola como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais, habilitando o aluno a compreender as principais noções da língua, a fim de que esteja apto para melhor compreender a Língua II. 
·Valorizar a aquisição de LE e de seus mecanismos como meio de acesso a distintos contextos socioculturais, conhecimentos, informações, tecnologias, outras culturas e diferentes saberes.
·Relacionar um texto em LE às estruturas linguísticas, sua função e seu uso social, dando destaque a temas culturais de âmbito universal que, ao mesmo tempo, estejam próximos do universo dos alunos.
·Entender a aquisição de habilidades linguísticas como um dos recursos para o desenvolvimento global do aluno, isto é, considerar que o estudo da estrutura gramatical e a aquisição de vocabulário constituem suportes para a compreensão, não sendo, portanto, o objetivo final da aprendizagem.
·Compreender a comunicação em língua espanhola como um instrumento relevante para a formação profissional, acadêmica ou pessoal no mundo moderno.
·Fazer uso da informática e de outros meios eletrônicos disponíveis que possam facilitar a aquisição e o uso de novas aprendizagens em LE.
Metodologia
• Aulas interativas, resolução de tarefas com atividades independentes, em pares e/ou em grupo. (somente possível em aulas presenciais)
• Aulas expositivas com utilização de textos, músicas, vídeos, internet e outros recursos e procedimentos interativos.
•Artigos literários, CDs, DVDs, músicas, textos autênticos de jornais, revistas ou Internet sobre cultura, curiosidades e atualidades do mundo hispânico.
Os verbos serão apresentados sempre através de músicas pertinentes ao modo e tempo verbais
 
Avaliação
·       Prática da avaliação contínua com, no mínimo, duas avaliações bimestrais, através de provas escritas e/ou orais, trabalhos, exercícios e outros instrumentos, Seminários para aulas presenciais)
Durante RDE , apenas verificação de aprendizagem através de exercícios de múltipla escolha, sobre conteúdo estudado.
Conteúdo programático
A - COMPREENSÃO DE TEXTOS. 
• Compreender textos verbais e não verbais.
• Identificar temas centrais e específicos dos textos.
• Inferir a significação de palavras e/ou expressões contextualizadas.
• Compreender a coesão e a coerência textuais. 
B - ASPECTOS LINGUÍSTICOS.  NOÇÕES BÁSICAS 
 • Identificar aspectos gramaticais em nível funcional e contextualizado por meio de textos diversos, escritos e/ou orais.
 O ensino das noções básicas da gramática deverá ser contextualizado. As estruturas gramaticais podem ser apresentadas por meio de textos diversos (informativos, literários e de entretenimento), frases, diálogos,  leitura, letras de canções, tirinhas... de maneira produtiva, evitando-se, porém a cobrança excessiva desses conteúdos. 
NOÇÕES BÁSICAS:
1 - Escrita e ortografia
Alfabeto ou Abecedário (letras e sons): as letras particulares do espanhol: ch/ll/ñ; sons de r/rr/j/ge/gi; variações linguísticas fonéticas: ll/y  (yeísmo); s/ce,ci/za,zo,zu (seseo/ceceo).
Signos ortográficos: pontuação; acentuação gráfica; diacríticos; palavras “heterotônicas”.
 
2 - Grupo nominal, pronomes e partículas. Grupo verbal.
• Nome: - substantivo;  - adjetivo;  - palavras heterossemânticas: apellidos, sobrenombres... - verbo ser ; - verbo llamarse;  - conjugação pronominal
  Pronomes pessoais: - sujeito; - noções de pronome complemento; - tratamento de cortesia; - variação linguística (tuteo/voseo; uso de vosotros/ustedes); 
 - uso de ser e estar.
 • Artigo: - determinado/indeterminado/neutro;  - eufonia do artigo; - palavras “heterogenéricas”;  - presente do indicativo.
 • Preposição: - contrações; - combinações; - pretérito imperfecto.de Indicativo
 • Numerais: - ordinais e cardinais; - formação do billón; - uso da conjunção y entre os números; - hora, data, dias da semana, estações e meses do ano; 
 - pretérito perfecto simple o indefinido.
• Demonstrativos: - relação com o tempo e espaço;
• Indefinidos. - tener X haber impersonal
• Pretérito Perfecto (compuesto): - formação; - verbo haber no presente do indicativo; - pretérito perfecto simple X pretérito perfecto compuesto.
• Apócopes.
• Futuro de Indicativo.
• Pronomes:  - relativos;  - interrogativos;  - possessivos.
• Formação do Imperativo: - presente do indicativo X presente do subjuntivo - colocação pronominal.
• Conjunção: - regra de eufonia da conjunção O; - regra de eufonia da conjunção Y.
• Advérbios:- usos de  Muy/mucho
VERBOS IMPESSOAIS OU NOMINAIS:
• Infinitivo Impessoal: - forma invariável (contraste com o português): a) quando + infinitivo pessoal = cuando + presente de subjuntivo; b) se + infinitivo pessoal = si + presente de indicativo; c) para + infinitivo pessoal = para + infinitivo impersonal, invariable; - ir + a + infinitivo.    
• Gerúndio: - formação e uso; - colocação pronominal; - estar + gerúndio.
Particípio - formação do particípio e uso.
• Doler, Gustar e similares.       
C - ASPECTOS CULTURAIS 
 Noções de situações culturais da área : •     Música, dança e gastronomia..      Festas populares, folclore, tradições
            
Recursos
Recursos áudio visuais; internet; vídeos; charges; tirinhas; textos literarios e informativos pertinentes ao assunto.
Referências
BAPTISTA, Lívia Rádis (Org.). Español, essencial: volume único: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011. 391 p. ISBN 9788516074814 (broch.). . 460.07 E77 2. ed. (CT) (CS) Ac.293607
JACOBI, Claudia; MELONE, Enrique; MENÓN, Lorena. Clave: español para el mundo : 1a. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2012. 159 p. ISBN 9788516078027 (broch.). . 461.07 J16c 3. ed. (CT) Ac.306513
MILANI, Esther Maria. Gramática de espanhol para brasileiros. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. 432 p. ISBN 9788502132481 (broch.). . Ac.280812
VARGAS SIERRA, Teresa. Español instrumental. 3.ed. Curitiba: Ibpex, 2005. 331p. ISBN 8587053736 (broch.). . 461.07 V297e 3. ed. (CT) (PV) (CS) Ac.281192 Bibliografia Complementar:
OSMAN, Soraia et al. Enlaces: español para jóvenes brasileños. Madrid: Sgel, 2007. 260 p. ISBN 9788497783675 (broch.). . 468.2469 E56 (CT) Ac.290422
PRADA, Marisa de; MARCÉ, Pilar. Fuera del entorno laboral: un complemento para la vida cotidiana : nível A1/A2. Madrid: Edelsa, 2013. 64p. ISBN 9788477118145 (broch.). . Ac.289328
VAQUERO, Nuria. ¿Dónde estás, Aurora Gavilán?: material audiovisual. São 83 Paulo: Moderna, 2009. 103 p. ISBN 9788516063535 (broch.). . 468.24 V286d (CT) Ac.313879 VARGAS SIERRA, Teresa. Espanhol para negócios. Curitiba: InterSaberes; 2014. 283 p. ISBN 9788582122990 (broch.). . 468.2469 V297e (CT) Ac.291192 283 p. ISBN 9788582122990 (broch.). . 468.2469 V297e (CT) Ac.291192
Observações