Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | LIVIA PIMENTA R. GASPAROTTO |
Componente: | Primeiros Socorros |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Tecnologia em Massoterapia |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 24.0 |
Total Hora Relógio: | 20.0 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 26/04/2024 |
Última atualização: | 26/04/2024 |
Cuidados sobre os primeiros atendimentos em situações de urgência e emergência como desmaio, convulsões, desordens do aparelho circulatório e respiratório, queimaduras, choques elétricos, ferimentos, hemorragias, lesões do aparelho locomotor. Transporte de vítimas. |
Compreender e reconhecer os primeiros sinais que correspondem à redução das atividades normais do organismo e quais os procedimentos mais adequados para cada um deles. Aplicação dos conhecimentos de primeiros socorros no âmbito do atendimento em massoterapia. |
METODOLOGIA DE ENSINO Aula discursiva e dialogada e demonstrativa por meio de prática de RCP, análise dos sinais vitais, aferição de pressão arterial e prática de transporte de vítimas. |
AVALIAÇÃO Avaliação formativa e somativa considerando participação em sala, colaboração na prática, avaliação objetiva. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Conceito A para os que obtiverem freqüência e execução plena das tarefas propostas, conceito B para execução das tarefas, porém, com leve comprometimento em falta (ou vice-versa); Conceito C para atividades executadas parcialmente associada a freqüência escassa. Reprovação para estudantes (conceito D) que não obtiveram freqüência mínima, tampouco realizou ou participou das atividades e avaliações propostas. |
PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDO DAS AULAS
Aplicação e reconhecimento dos sinais vitais, manobras de Ressucitação Cardiorrespiratória (RCP), Sinais clínicos e procedimentos iniciais para desmaios, hipoglicemia, hiperglicemia, convulsão, epistaxe nasal, fraturas, entorses, câimbras, contusões, choques elétricos, queimaduras, ferimentos, transporte de vítimas. Serão abordados em 5 encontros de 20 horas sendo um deles atividades de avaliação objetiva, outro com prática de RCP e transporte de vítimas. |
Quadro de giz, quadro branco, lousa interativa, aparelho multimídia, vídeos, esfigmomanômetro e estetoscópio, boneco para RCP. |
- JUSSARA; LUONGO. Tratado de primeiros socorros. São Paulo: Rideel, 2012; - KARREN K, RAFEN, B, LIMER D. Primeiros socorros para estudantes. 10 ed. São Paulo: Manole, 2015; - CHAPLEAU W. Manual de emergências: um guia de primeiros socorros. ELSEVIER, 2008; - Coletivo de autores. Guia prático de primeiros socorros. Sao Paulo: Rideel, 2011. - Coletivo de autores. PHTLS. Atendimento pré-hospitalar do traumatizado. 8. ed. PHTLS, 2016; |