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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: CLAUDIA MONTEIRO DOS S. BONTORIN
Componente: ESTAGIO OBRIGATORIO
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Massoterapia
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 82.0
Total Hora Relógio: 68.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 23/05/2024
Última atualização: 23/05/2024
Ementa
Reconhecimento dos Fundamentos da Prática Massoterápica. Promoção do conhecimento para a interpretação e solução dos problemas associados às patologias encontradas: habilidade para avaliar e estabelecer planos de tratamento no quadro patológicos pertinente à atuação do Técnico em Massoterapia; Conhecimentos teóricos e práticos das técnicas massoterápicas para tratar as disfunções encontradas. Comprometimento com a ética na vivência e resolução de problemas de saúde da população. Desenvolvimento do Interesse na leitura e pesquisa. Estímulo ao raciocínio crítico e analítico sobre pesquisa e artigos científicos. Aperfeiçoamento das técnicas massoterápicas ministradas durante o curso. Aplicação das normas e éticas profissionais durante os atendimentos. Supervisão e orientação das massagens pelo professor responsável pela técnica massoterápica.
 
Objetivo Geral
Objetivo Geral:

Treinar as técnicas através das práticas com supervisão.
Atender através das técnicas massoterápicas com ênfase em ATENDIMENTO CLÍNICO.
Execução prática de todas as técnicas com supervisão.
 
III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA


Objetivo Geral:
  1. Treinar as técnicas através das práticas com supervisão.
  2. Atender através das técnicas massoterápicas com ênfase em ATENDIMENTO CLÍNICO.
  3. Execução prática de todas as técnicas com supervisão.

Objetivos específicos:
  • Atuar na promoção, prevenção e recuperação da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
  • Identificar, selecionar e aplicar técnicas de massoterapia terapêuticas e/ou estéticas de acordo com as diferentes necessidades do usuário.
  • Utilizar técnicas de Massagem Laboral, Drenagem Linfática, massagem Tuiná, massagem Ayurveda, Reflexologia, massagem Shiatsu, massagem Shantala, massagem Geral, massagem Desportiva, dentre outras.
  • Atuar de forma autônoma ou sob a prescrição de fisioterapeutas ou médicos. Avaliar, escolher e orientar a técnica adequada às necessidades do cliente baseado nos conceitos anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e fisiopatológicos.
  • Respeitar as contraindicações das técnicas e das condições do cliente quando presentes.
  • Registrar os atendimentos em fichas próprias e individuais de cada cliente. Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade.
  • Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho.
  • Avaliar e prevenir riscos iatrogênicos ao executar procedimentos técnicos. Prestar informações ao cliente, ao sistema de saúde e aos outros profissionais sobre os serviços que tenham sido prestados.
  • Realizar os procedimentos de primeiros socorros em situações de emergência.
  • Habilitar os alunos para os atendimentos às comunidades.
  • Dirimir dificuldades surgidas durante as massagens.
  • Proporcionar trocas de conhecimentos e experiências entre os alunos e professores.
  • Desenvolver a técnica de trabalho em equipe.
  • Promover a prática da ética profissional.
  • Preparar o aluno para o mundo do trabalho.
  • Estreitar as atividades profissionais com a clientela interna e externa ao IFPR.
 

 
Metodologia
  • Aulas práticas em atendimento à comunidade.
Avaliação
1) A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pela atividade prática ambulatorial, para o Técnico em Massoterapia, previamente aprovados pelo colegiado do Curso, respeitando o disposto no Regimento Interno do IFPR e sistema de avaliação adotado.

2) Para aprovação o discente deverá ter aproveitamento no mínimo suficiente (conceito C).

3) Todas as técnicas de atendimento serão avaliadas:
3.1 – Fatores pessoais:
- Disciplina e Responsabilidade;
- Pontualidade e Assiduidade;
- Responsabilidade em relação ao paciente;
- Responsabilidade em relação ao grupo de trabalho;
- Apresentação pessoal adequada (unhas aparadas, cabelos presos;
  barba aparada, acessórios discretos; esmaltes claros e discretos,etc)
- Vestimenta adequada: roupa branca, sapato branco, jaleco e crachá;
- Organização do setor de atendimento e cuidado com materiais e
  equipamentos.
3.2 – Postura profissional e ética em relação ao: - Professor;
- Paciente/Cliente;
- Ao grupo;
- Instituição.
3.3 – Desenvolvimento no atendimento ao cliente/paciente:- Preenchimento coerente das fichas de avaliação e evolução diária do
  paciente/cliente;
- Execução da técnica.
3.4 – Avaliação do desempenho Geral do Discente:- Procura de informações complementares na literatura;
- Procura ao professor para esclarecimento de dúvidas;
- Interesse em conhecer outros casos além do designado ao educando;
- Apresentação de um estudo de caso individual ao final das atividades
   práticas ambulatoriais
 
Conteúdo programático
O conteúdo deste componente curricular estão presentes nas disciplinas ministradas de: Massagem Laboral, Massagem Infantil, Massagem Tui-ná, Massagem Shiatsu, Massagem de Reflexologia, Técnica de Drenagem Linfática Manual, Massagem Terapêutica, Massagem Desportiva, Massagem de Yoga Tay e Massagem Ayurvédica Abhyanga/Energética.
 
Recursos
Os recursos utilizados serão todos os materiais que envolve cada técnica de massagem e que já foram citados nos componentes curriculares do curso.
Referências
As referências deste componente curricular referem-se as citadas nas disciplinas de Massagem Laboral, Massagem Infantil, Massagem Tui-ná, Massagem Shiatsu, Massagem de Reflexologia, Técnica de Drenagem Linfática Manual, Massagem Terapêutica, Massagem Desportiva, Massagem de Yoga Tay e Massagem Ayurvédica Abhyanga/Energética.
 
Observações