Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | CLAUDIA MONTEIRO DOS S. BONTORIN |
Componente: | ESTAGIO OBRIGATORIO |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Massoterapia |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 82.0 |
Total Hora Relógio: | 68.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 23/05/2024 |
Última atualização: | 23/05/2024 |
Reconhecimento dos Fundamentos da Prática Massoterápica. Promoção do conhecimento para a interpretação e solução dos problemas associados às patologias encontradas: habilidade para avaliar e estabelecer planos de tratamento no quadro patológicos pertinente à atuação do Técnico em Massoterapia; Conhecimentos teóricos e práticos das técnicas massoterápicas para tratar as disfunções encontradas. Comprometimento com a ética na vivência e resolução de problemas de saúde da população. Desenvolvimento do Interesse na leitura e pesquisa. Estímulo ao raciocínio crítico e analítico sobre pesquisa e artigos científicos. Aperfeiçoamento das técnicas massoterápicas ministradas durante o curso. Aplicação das normas e éticas profissionais durante os atendimentos. Supervisão e orientação das massagens pelo professor responsável pela técnica massoterápica. |
Objetivo Geral: Treinar as técnicas através das práticas com supervisão. Atender através das técnicas massoterápicas com ênfase em ATENDIMENTO CLÍNICO. Execução prática de todas as técnicas com supervisão.
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1) A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pela atividade prática ambulatorial, para o Técnico em Massoterapia, previamente aprovados pelo colegiado do Curso, respeitando o disposto no Regimento Interno do IFPR e sistema de avaliação adotado. 2) Para aprovação o discente deverá ter aproveitamento no mínimo suficiente (conceito C). 3) Todas as técnicas de atendimento serão avaliadas: 3.1 – Fatores pessoais:
- Disciplina e Responsabilidade;- Pontualidade e Assiduidade; - Responsabilidade em relação ao paciente; - Responsabilidade em relação ao grupo de trabalho; - Apresentação pessoal adequada (unhas aparadas, cabelos presos; barba aparada, acessórios discretos; esmaltes claros e discretos,etc) - Vestimenta adequada: roupa branca, sapato branco, jaleco e crachá; - Organização do setor de atendimento e cuidado com materiais e equipamentos. 3.2 – Postura profissional e ética em relação ao: - Professor; - Paciente/Cliente; - Ao grupo; - Instituição. 3.3 – Desenvolvimento no atendimento ao cliente/paciente:- Preenchimento coerente das fichas de avaliação e evolução diária do paciente/cliente; - Execução da técnica. 3.4 – Avaliação do desempenho Geral do Discente:- Procura de informações complementares na literatura; - Procura ao professor para esclarecimento de dúvidas; - Interesse em conhecer outros casos além do designado ao educando; - Apresentação de um estudo de caso individual ao final das atividades práticas ambulatoriais |
O conteúdo deste componente curricular estão presentes nas disciplinas ministradas de: Massagem Laboral, Massagem Infantil, Massagem Tui-ná, Massagem Shiatsu, Massagem de Reflexologia, Técnica de Drenagem Linfática Manual, Massagem Terapêutica, Massagem Desportiva, Massagem de Yoga Tay e Massagem Ayurvédica Abhyanga/Energética. |
Os recursos utilizados serão todos os materiais que envolve cada técnica de massagem e que já foram citados nos componentes curriculares do curso. |
As referências deste componente curricular referem-se as citadas nas disciplinas de Massagem Laboral, Massagem Infantil, Massagem Tui-ná, Massagem Shiatsu, Massagem de Reflexologia, Técnica de Drenagem Linfática Manual, Massagem Terapêutica, Massagem Desportiva, Massagem de Yoga Tay e Massagem Ayurvédica Abhyanga/Energética. |