Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | TARCILA BUENO |
Componente: | Matemática III - PF |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Processos Fotográficos |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 120.0 |
Total Hora Relógio: | 80.0 |
Duração da aula (min): | 40 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 24/05/2024 |
Última atualização: | 24/05/2024 |
EMENTA (Sinopse do Conteúdo)
|
OBJETIVOS DA DISCIPLINA ·
Compreender,
interpretar, tratar e analisar a linguagem matemática. Entender que ela além de
comunicar produz conhecimento por meio da investigação de situações de
aprendizagem em diversos contextos e situações investigadas. ·
Problematizar
diversos contextos por meio de conceitos e procedimentos matemáticos para
ampliar a visão do estudante a partir de uma aprendizagem com significado. ·
Analisar
o mundo físico a partir do estudo das várias geometrias investigando situações
de aprendizagem abrangendo os vários contextos para entender que a linguagem
matemática comunica e produz realidades. ·
Problematizar
os contextos por meio do uso adequado dos instrumentos de medidas e do
conhecimento da linguagem matemática para ampliar o conhecimento do mundo
físico. |
TÉCNICAS DE ENSINO/
METODOLOGIA As
aulas de Matemática III serão desenvolvidas com base na participação ativa dos
alunos, sendo que eles serão os elementos centrais do processo de ensino
aprendizagem, atuando como autores e atores da assimilação/apropriação do
conhecimento sistematizado. Para tal, as aulas serão realizadas com base em:
|
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO E
REGIME DE RECUPERAÇÃO Em cada bimestre letivo, haverá no
mínimo dois instrumentos avaliativos, aplicados de forma individual e escritos. Os resultados obtidos
durante o processo avaliativo serão discutidos em sala de aula, a fim de informar ao aluno sobre o seu
êxito e, caso haja deficiência na aprendizagem, o aluno será orientado para que
este avance em direção aos objetivos da avaliação previamente estabelecidos. As avaliações
terão cunho diagnóstico e servirão de base para a retomada de conteúdos e
redirecionamento das atividades docentes. Como instrumentos avaliativos serão
realizados: provas, listas de exercícios, seminários e trabalhos teórico-práticos. Aos alunos que
não conseguirem atingir os objetivos propostos nos estudos de cada conteúdo,
será oportunizado apoio pedagógico para dirimir as dúvidas e/ou as dificuldades
de aprendizagem apresentadas, cabendo ao aluno aproveitar este momento que lhe
será ofertado. Ao final de cada bimestre, será oportunizada aos alunos com
menor rendimento uma nova avaliação que substituirá o conceito bimestral, caso
o aluno consiga obter um melhor desempenho.
A tabela a seguir indica a
relação entre conceitos e notas que será adotado nesta disciplina.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I - GEOMETRIA ANALÍTICA
II – CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS
III – POLINÔMIOS
IV- EQUAÇÕES POLINOMIAIS
V- GEOMETRIA ESPACIAL
|
Recursos Utilizados:
|
BIBLIOGRAFIA
- BÁSICA:
[1] MELLO, J.L.P.
Matemática Construção e Significado.
1ª ed., São Paulo: Moderna,
2005. [2] PAIVA, M. Matemática. 1ª ed.,São Paulo: Moderna, 2005. [3] ROSSO, A. C.; FURTADO, P. Matemática Uma
Ciência para a Vida . 1ª
ed., São Paulo: Harbra, 2011.
-COMPLEMENTAR:
[4] GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J.R. Matemática Completa. 2ª
ed., São Paulo: FTD. 2005. [5] RIBEIRO, JACKSON. Matemática Ciência e Linguagem. 1ª ed., São Paulo: Scipione,
2008. |