SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: TARCILA BUENO
Componente: Matemática III - PF
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Processos Fotográficos
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 120.0
Total Hora Relógio: 80.0
Duração da aula (min): 40
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 24/05/2024
Última atualização: 24/05/2024
Ementa

EMENTA (Sinopse do Conteúdo) 

 

  1. GEOMETRIA  ANALÍTICA
  2. CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS
  3. POLINÔMIOS
  4. EQUAÇÕES POLINOMIAIS
  5. GEOMETRIA ESPACIAL
Objetivo Geral

OBJETIVOS DA DISCIPLINA 

 

·         Compreender, interpretar, tratar e analisar a linguagem matemática. Entender que ela além de comunicar produz conhecimento por meio da investigação de situações de aprendizagem em diversos contextos e situações investigadas.

·         Problematizar diversos contextos por meio de conceitos e procedimentos matemáticos para ampliar a visão do estudante a partir de uma aprendizagem com significado.

·         Analisar o mundo físico a partir do estudo das várias geometrias investigando situações de aprendizagem abrangendo os vários contextos para entender que a linguagem matemática comunica e produz realidades.

·         Problematizar os contextos por meio do uso adequado dos instrumentos de medidas e do conhecimento da linguagem matemática para ampliar o conhecimento do mundo físico. 

Analisar situações de contextos variados a partir de situações de aprendizagens e do uso da linguagem matemática.
Metodologia

TÉCNICAS DE ENSINO/ METODOLOGIA

 

As aulas de Matemática III serão desenvolvidas com base na participação ativa dos alunos, sendo que eles serão os elementos centrais do processo de ensino aprendizagem, atuando como autores e atores da assimilação/apropriação do conhecimento sistematizado. Para tal, as aulas serão realizadas com base em:

 

  • Aula expositiva dialogada
  • Abordagem de aspectos da história da matemática.
  • Atividades em duplas ou grupos, desenvolvidos em sala.
  • Aplicação de exercícios do livro didático, enriquecido com material complementar envolvendo questões de vestibular, do ENEM e outras pertinentes ao conteúdo programático.
  • Interdisciplinaridade: mostrar a relação dos conteúdos em outras áreas do conhecimento.
Interação com o aluno, através de artigos científicos indicados pelo professor, seja na disponibilização de materiais de estudos ou simplesmente na troca de ideias.
Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO  E REGIME DE RECUPERAÇÃO

 

Em cada bimestre letivo, haverá no mínimo dois instrumentos avaliativos, aplicados de forma individual e escritos.

Os resultados obtidos durante o processo avaliativo serão discutidos em sala de   aula, a fim de informar ao aluno sobre o seu êxito e, caso haja deficiência na aprendizagem, o aluno será orientado para que este avance em direção aos objetivos da avaliação  previamente estabelecidos.

As avaliações terão cunho diagnóstico e servirão de base para a retomada de conteúdos e redirecionamento das atividades docentes. Como instrumentos avaliativos serão realizados: provas, listas de exercícios, seminários e trabalhos teórico-práticos.

Aos alunos que não conseguirem atingir os objetivos propostos nos estudos de cada conteúdo, será oportunizado apoio pedagógico para dirimir as dúvidas e/ou as dificuldades de aprendizagem apresentadas, cabendo ao aluno aproveitar este momento que lhe será ofertado. Ao final de cada bimestre, será oportunizada aos alunos com menor rendimento uma nova avaliação que substituirá o conceito bimestral, caso o aluno consiga obter um melhor desempenho.

 

A tabela a seguir indica a relação entre conceitos e notas que será adotado nesta disciplina.

Conceito

Nota

A

90,00 a 100,00

B

75,00 a 89,00

C

60,00 a 74,00

D

0 a 59,00

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

I - GEOMETRIA ANALÍTICA

  • Introdução.
  • Distâncias.
  • Coeficiente Angular.
  • Equações de uma Reta.
  • Posição Relativa de duas Retas.
  • Estudo da Circunferência.
  • Posições Relativas entre Pontos, Retas e Circunferências.

 

II – CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS

  • Os Números Complexos.
  • Raízes.
  • Forma Trigonométrica ou Polar.
  • Plano de Argand-Gauss.
  • Módulo.

 

III – POLINÔMIOS

  • Função Polinomial.
  • Operações com Polinômios.
  • Fatorando Polinômios.

 

 

IV- EQUAÇÕES POLINOMIAIS

  • Equações Polinomiais do 3° grau.
  • Raízes.
  • Relações.

 

V- GEOMETRIA ESPACIAL

  • Prismas e Cilindros.
  • Pirâmides e Cones.
  • Troncos.
  • Esferas.
Recursos

Recursos Utilizados:

  1. Giz
  2. Quadro
  3. Computadores
Referências

BIBLIOGRAFIA

 

- BÁSICA:

 

[1] MELLO, J.L.P. Matemática Construção e Significado. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2005.

[2] PAIVA, M. Matemática. 1ª ed.,São Paulo: Moderna, 2005.

[3] ROSSO, A. C.; FURTADO, P. Matemática Uma Ciência para a Vida . 1ª ed., São Paulo: Harbra, 2011.

 

-COMPLEMENTAR:

 

[4] GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J.R. Matemática Completa. 2ª ed., São Paulo: FTD. 2005.

[5] RIBEIRO, JACKSON. Matemática Ciência e Linguagem. 1ª ed., São Paulo: Scipione, 2008.

Observações