SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: PATRICIA MEYER
BERENICE MARIE B. ROMANELLI
Componente: Gestão de Pessoas
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Eventos
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/06/2024
Última atualização: 04/06/2024
Ementa
A Evolução da Função dos Recursos Humanos e o Impacto na Estrutura da Empresa; Fundamentos do Comportamento Organizacional; Desafios e Oportunidades no Campo do Comportamento Organizacional; O Indivíduo; Atitude; Percepção; Aprendizagem; Motivação; Clima e Cultura Organizacionais; Recrutamento e Seleção como Responsabilidade da Gestão, Gestão de Talentos, Treinamento, Gestão por competência. Coach.
 

JUSTIFICATIVA (conforme SUAP - 2024)

A disciplina de Gestão de Pessoas tem como objetivo apresentar aos estudantes do curso Técnico Subsequente em Eventos, importantes noções sobre comportamento organizacional, aprendizagem (habilidades, competências), desenvolvimento profissional e aprendizagem por pares, cultura e clima organizacional, ações de recrutamento e seleção entre outros tópicos essenciais para a gestão de pessoas em uma perspectiva humana, assegurando um melhor e mais flexível ambiente de trabalho, comunicação e entrosamento entre as pessoas, minimização de conflitos e cooperação.


 
Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

Capacitar o estudante para atuar com a gestão de pessoas no âmbito das organizações empresariais diante dos desafios contemporâneos. 
 

OBJETIVO ESPECÍFICOS

- Familiarizar o aluno acerca das atribuições organizacionais dos Recursos Humanos e suas implicações nas organizações empresariais; 

- Compreender os fundamentos do comportamento organizacional;

- Aprender sobre o clima e a cultura organizacional, e as técnicas de recrutamento e seleção atreladas à gestão de pessoas;

- Entender como se dá gestão de talentos e gestão por competências no contexto empresarial.


 
Metodologia

Aulas expositivas-dialógicas; Realização de exercícios de leitura, interpretação de textos e de diferentes recursos (vídeos informativos, dispositivos artísticos-culturais entre outros) e reflexões; Apresentação e discussão de conceitos teóricos e estudos dirigidos a partir de exemplos da realidade profissional. Construção coletiva de seminários criativos. 

Também serão disponibilizadas:

- Trilhas de Aprendizagem, por tema, disponibilizadas no Google Classroom contendo indicação de materiais para estudos complementares como:

- Artigos publicados em revistas especializadas, jornais e sites sobre o assunto.

- Anúncios, descrições de trabalhos e de conteúdos atuais adotados no mundo do trabalho.

As aulas e temáticas são integradas com a disciplina de Gestão de Pessoas e estão sistematizadas em quatro temas centrais:
 

Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas

Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos 

 

Tema 2: Os trabalhadores

- Saúde mental X Adoecimento

- Ansiedade, depressão, stress

- Qualidade de vida

- Meritocracia

 

Tema 3: O trabalho

- O significado do trabalho - Dejours

- Trabalho, carreira e empregabilidade

- Conflitos, gestão de equipes, comunicação

- Cultura de Colaboração X Cultura de competição

- Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento

- Motivação, liderança, autoritarismo

 

Tema 4: As organizações

- Cultura Organizacional

- Clima Organizacional

- Poder nas organizações

- Processos de Recrutamento e Seleção

- Currículo, plataformas de vagas de emprego.

- Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas

 

Convite para acesso ao Google Classroom:
https://classroom.google.com/c/NDcyMTExODgxNzg3?cjc=dih4yya


As aulas serão ministradas nas terças-feiras, das 19h às 22h40, totalizando 80h/a. Os componentes são ministrados de forma integrada (Psicologia das Relações Humanas e Gestão de Pessoas, com autorização do colegiado de Eventos, com duas professoras), promovendo a articulação entre campos do conhecimento e conteúdos.


 

Avaliação

Atividades individuais e discutidas em sala de aula

Exercício avaliativo 1: Entrevista com cliente de Evento – produção prévia e discussão em sala

Exercícios avaliativo 2: Estudo de caso: House of Cards  – discussão prévia em sala e produção posterior

Exercício avaliativo 3: Descrição de perfil para LinkedIn e currículo – entrega individual e discussão em sala de aula a partir de exemplos reais. 

 

Seminário final da disciplina - em equipes (18 e 25 de junho de 2024 - previsão)

Participação e engajamento nas atividades propostas durante as aulas e leituras prévias solicitadas

- Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais  sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C  (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente).

- A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da  disciplina que evidencie os seguintes parâmetros:

Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as  avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos  jurídicos estudados.

Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados.

Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados.

Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados.

- No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o  objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou  objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e  discussões, sobre tema previamente determinado.

- Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno,  nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento  do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do  semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina.

Critérios para Recuperação:

- Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.

 

Conteúdo programático

Integrada à disciplina de Psicologia das Relações Humanas, o componente curricular de Gestão de Pessoas trabalha com as seguintes grandes temáticas:

Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas

Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos 

 

Tema 2: Os trabalhadores

- Saúde mental X Adoecimento

- Ansiedade, depressão, stress

- Qualidade de vida

- Meritocracia

 

Tema 3: O trabalho

- O significado do trabalho - Dejours

- Trabalho, carreira e empregabilidade

- Conflitos, gestão de equipes, comunicação

- Cultura de Colaboração X Cultura de competição

- Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento

- Motivação, liderança, autoritarismo

 

Tema 4: As organizações

- Cultura Organizacional

- Clima Organizacional

- Poder nas organizações

- Processos de Recrutamento e Seleção

- Currículo, plataformas de vagas de emprego.

- Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas

 

Recursos
Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas.
Ao longo da disciplina serão utilizados arquivos em formato PDF referente aos slides da disciplina elaborados pela professora.
Como repositório e ambiente virtual de aprendizagem será utilizada a plataforma Google Classroom. 
Referências
Básicas
BRUNING, Camila; RASO, Cristiane Cecchin Monte; PAULA, Alessandra de. Comportamento organizacional e intraempreendedorismo. Curitiba: InterSaberes, 2015.
KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. 3. ed., rev. atual. e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011. STADLER, Adriano; PAMPOLINI, Cláudia Patrícia Garcia. Gestão de pessoas: ferramentas estratégicas de competitividade. Curitiba: Intersaberes, 2014

Complementar

LOTZ, Erika Gisele; GRAMMS, Lorena Carmen. Gestão de talentos. Curitiba: Ibepex, 2012.
SOUZA, Carla Patricia da Silva. Cultura e clima organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: Intersaberes, 2014.
ANGELONI, Maria Terezinha (Org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CUNHA, Jeferson Luis Lima. Consultoria organizacional. Curitiba: InterSaberes: 2012.
Observações

Os componentes curriculares Psicologia das Relações Humanas e Gestão de Pessoas, desde 2023, são ministrados de forma integrada – em sua totalidade da carga horária, entre as professoras Berenice Romanelli e Patrícia Meyer, com ambas as professoras presencialmente, em sala, durante todo o desenvolvimento do plano de ensino das disciplinas. 


O plano de ensino atende aos campos estabelecidos pelo SUAP/2024 e Planif/2023.