Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | PATRICIA MEYER BERENICE MARIE B. ROMANELLI |
Componente: | Gestão de Pessoas |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Eventos |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/06/2024 |
Última atualização: | 04/06/2024 |
A Evolução da Função dos Recursos Humanos e o Impacto na Estrutura da Empresa; Fundamentos do Comportamento Organizacional; Desafios e Oportunidades no Campo do Comportamento Organizacional; O Indivíduo; Atitude; Percepção; Aprendizagem; Motivação; Clima e Cultura Organizacionais; Recrutamento e Seleção como Responsabilidade da Gestão, Gestão de Talentos, Treinamento, Gestão por competência. Coach. JUSTIFICATIVA (conforme SUAP - 2024) A disciplina de Gestão de Pessoas tem como objetivo apresentar aos estudantes do curso Técnico Subsequente em Eventos, importantes noções sobre comportamento organizacional, aprendizagem (habilidades, competências), desenvolvimento profissional e aprendizagem por pares, cultura e clima organizacional, ações de recrutamento e seleção entre outros tópicos essenciais para a gestão de pessoas em uma perspectiva humana, assegurando um melhor e mais flexível ambiente de trabalho, comunicação e entrosamento entre as pessoas, minimização de conflitos e cooperação. |
OBJETIVO GERAL Capacitar o estudante para atuar com a gestão de pessoas no âmbito das organizações empresariais diante dos desafios contemporâneos. OBJETIVO ESPECÍFICOS - Familiarizar o aluno acerca das atribuições organizacionais dos Recursos Humanos e suas implicações nas organizações empresariais; - Compreender os fundamentos do comportamento organizacional; - Aprender sobre o clima e a cultura organizacional, e as técnicas de recrutamento e seleção atreladas à gestão de pessoas; - Entender como se dá gestão de talentos e gestão por competências no contexto empresarial. |
Aulas expositivas-dialógicas; Realização de exercícios de leitura, interpretação de textos e de diferentes recursos (vídeos informativos, dispositivos artísticos-culturais entre outros) e reflexões; Apresentação e discussão de conceitos teóricos e estudos dirigidos a partir de exemplos da realidade profissional. Construção coletiva de seminários criativos. Também serão disponibilizadas: - Trilhas de Aprendizagem, por tema, disponibilizadas no Google Classroom contendo indicação de materiais para estudos complementares como: - Artigos publicados em revistas especializadas, jornais e sites sobre o assunto. - Anúncios, descrições de trabalhos e de conteúdos atuais adotados no mundo do trabalho. As aulas e temáticas são integradas com a disciplina de Gestão de Pessoas e estão sistematizadas em quatro temas centrais: Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos Tema 2: Os trabalhadores - Saúde mental X Adoecimento - Ansiedade, depressão, stress - Qualidade de vida - Meritocracia Tema 3: O trabalho - O significado do trabalho - Dejours - Trabalho, carreira e empregabilidade - Conflitos, gestão de equipes, comunicação - Cultura de Colaboração X Cultura de competição - Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento - Motivação, liderança, autoritarismo Tema 4: As organizações - Cultura Organizacional - Clima Organizacional - Poder nas organizações - Processos de Recrutamento e Seleção - Currículo, plataformas de vagas de emprego. - Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas
Convite para acesso ao Google Classroom:
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Atividades individuais e discutidas em sala de aula Exercício avaliativo 1: Entrevista com cliente de Evento – produção prévia e discussão em sala Exercícios avaliativo 2: Estudo de caso: House of Cards – discussão prévia em sala e produção posterior Exercício avaliativo 3: Descrição de perfil para LinkedIn e currículo – entrega individual e discussão em sala de aula a partir de exemplos reais. Seminário final da disciplina - em equipes (18 e 25 de junho de 2024 - previsão) Participação e engajamento nas atividades propostas durante as aulas e leituras prévias solicitadas - Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). - A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da disciplina que evidencie os seguintes parâmetros: Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados. Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados. - No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e discussões, sobre tema previamente determinado. - Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno, nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina. Critérios para Recuperação: - Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.
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Integrada à disciplina de Psicologia das Relações Humanas, o componente curricular de Gestão de Pessoas trabalha com as seguintes grandes temáticas: Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos Tema 2: Os trabalhadores - Saúde mental X Adoecimento - Ansiedade, depressão, stress - Qualidade de vida - Meritocracia Tema 3: O trabalho - O significado do trabalho - Dejours - Trabalho, carreira e empregabilidade - Conflitos, gestão de equipes, comunicação - Cultura de Colaboração X Cultura de competição - Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento - Motivação, liderança, autoritarismo Tema 4: As organizações - Cultura Organizacional - Clima Organizacional - Poder nas organizações - Processos de Recrutamento e Seleção - Currículo, plataformas de vagas de emprego. - Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas
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Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas. Ao longo da disciplina serão utilizados arquivos em formato PDF referente aos slides da disciplina elaborados pela professora. Como repositório e ambiente virtual de aprendizagem será utilizada a plataforma Google Classroom. |
Básicas BRUNING, Camila; RASO, Cristiane Cecchin Monte; PAULA, Alessandra de. Comportamento organizacional e intraempreendedorismo. Curitiba: InterSaberes, 2015. KNAPIK, Janete. Gestão de pessoas e talentos. 3. ed., rev. atual. e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011. STADLER, Adriano; PAMPOLINI, Cláudia Patrícia Garcia. Gestão de pessoas: ferramentas estratégicas de competitividade. Curitiba: Intersaberes, 2014 Complementar LOTZ, Erika Gisele; GRAMMS, Lorena Carmen. Gestão de talentos. Curitiba: Ibepex, 2012. SOUZA, Carla Patricia da Silva. Cultura e clima organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: Intersaberes, 2014. ANGELONI, Maria Terezinha (Org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. CUNHA, Jeferson Luis Lima. Consultoria organizacional. Curitiba: InterSaberes: 2012. |
Os componentes curriculares Psicologia das Relações Humanas e Gestão de Pessoas, desde 2023, são ministrados de forma integrada – em sua totalidade da carga horária, entre as professoras Berenice Romanelli e Patrícia Meyer, com ambas as professoras presencialmente, em sala, durante todo o desenvolvimento do plano de ensino das disciplinas. O plano de ensino atende aos campos estabelecidos pelo SUAP/2024 e Planif/2023. |