Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | PATRICIA MEYER BERENICE MARIE B. ROMANELLI |
Componente: | Psicologia das Relações Humanas - Curso Técnico subsequente em Eventos |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Eventos |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/06/2024 |
Última atualização: | 04/06/2024 |
A psicologia como campo do conhecimento. A construção da subjetividade. O significado do trabalho. Relações humanas no trabalho: comunicação, dinâmica grupal: cooperação e gerenciamento de conflitos. Qualidade de vida e sofrimento psíquico no trabalho. JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024 A disciplina de Psicologia das Relações Humanas tem como objetivo apresentar aos estudantes do curso Técnico Subsequente em Eventos noções importantes sobre subjetividade, identidade e relações, integrada a uma visão crítica do trabalho. Associada à disciplina de Gestão de Pessoas, visa ressaltar a Psicologia como ciência e relacioná-la à área de administração, visando a constituição de relações laborais e de práticas profissionais que promovam a saúde e bem-estar. |
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Aulas expositivas-dialógicas; Realização de exercícios de leitura, interpretação de textos e de diferentes recursos (vídeos informativos, dispositivos artísticos-culturais entre outros) e reflexões; Apresentação e discussão de conceitos teóricos e estudos dirigidos a partir de exemplos da realidade profissional. Construção coletiva de seminários criativos. Também serão disponibilizadas: - Trilhas de Aprendizagem, por tema, disponibilizadas no Google Classroom contendo indicação de materiais para estudos complementares como: - Artigos publicados em revistas especializadas, jornais e sites sobre o assunto. - Anúncios, descrições de trabalhos e de conteúdos atuais adotados no mundo do trabalho. As aulas e temáticas são integradas com a disciplina de Gestão de Pessoas e estão sistematizadas em quatro temas centrais: Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos Tema 2: Os trabalhadores - Saúde mental X Adoecimento - Ansiedade, depressão, stress - Qualidade de vida - Meritocracia Tema 3: O trabalho - O significado do trabalho - Dejours - Trabalho, carreira e empregabilidade - Conflitos, gestão de equipes, comunicação - Cultura de Colaboração X Cultura de competição - Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento - Motivação, liderança, autoritarismo Tema 4: As organizações - Cultura Organizacional - Clima Organizacional - Poder nas organizações - Processos de Recrutamento e Seleção - Currículo, plataformas de vagas de emprego. - Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas
Convite para acesso ao Google Classroom:
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Atividades individuais e discutidas em sala de aula Exercício avaliativo 1: Entrevista com cliente de Evento – produção prévia e discussão em sala Exercícios avaliativo 2: Estudo de caso: House of Cards – discussão prévia em sala e produção posterior Exercício avaliativo 3: Descrição de perfil para LinkedIn e currículo – entrega individual e discussão em sala de aula a partir de exemplos reais. Seminário final da disciplina - em equipes (18 e 25 de junho de 2024 - previsão) Participação e engajamento nas atividades propostas durante as aulas e leituras prévias solicitadas - Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). - A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da disciplina que evidencie os seguintes parâmetros: Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados. Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados. - No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e discussões, sobre tema previamente determinado. - Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno, nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina. Critérios para Recuperação: - Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.
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Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos Tema 2: Os trabalhadores - Saúde mental X Adoecimento - Ansiedade, depressão, stress - Qualidade de vida - Meritocracia Tema 3: O trabalho - O significado do trabalho - Dejours - Trabalho, carreira e empregabilidade - Conflitos, gestão de equipes, comunicação - Cultura de Colaboração X Cultura de competição - Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento - Motivação, liderança, autoritarismo Tema 4: As organizações - Cultura Organizacional - Clima Organizacional - Poder nas organizações - Processos de Recrutamento e Seleção - Currículo, plataformas de vagas de emprego. - Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas
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Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas. Ao longo da disciplina serão utilizados arquivos em formato PDF referente aos slides da disciplina elaborados pela professora. Como repositório e ambiente virtual de aprendizagem será utilizada a plataforma Google Classroom. |
Básicas BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007. LIMONGI-FRANÇA, A. C. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005. ZANELLI, J. C., BORGES-ANDRADE, J. E. e; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. Complementar DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1994. JACQUES, M.G. & CODO, W.(Orgs.) Saúde mental & trabalho: leituras. Petrópolis: Vozes, 2002. MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. ZANELLI, J. C. & SILVA, N. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. |
Os componentes curriculares Psicologia das Relações Humanas e Gestão de Pessoas, desde 2023, são ministrados de forma integrada – em sua totalidade da carga horária, entre as professoras Berenice Romanelli e Patrícia Meyer, com ambas as professoras presencialmente, em sala, durante todo o desenvolvimento do plano de ensino das disciplinas. |