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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: PATRICIA MEYER
BERENICE MARIE B. ROMANELLI
Componente: Psicologia das Relações Humanas - Curso Técnico subsequente em Eventos
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Eventos
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/06/2024
Última atualização: 04/06/2024
Ementa
A psicologia como campo do conhecimento. A construção da subjetividade. O significado do trabalho. Relações humanas no trabalho: comunicação, dinâmica grupal: cooperação e gerenciamento de conflitos. Qualidade de vida e sofrimento psíquico no trabalho.

JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024
A disciplina de Psicologia das Relações Humanas tem como objetivo apresentar aos estudantes do curso Técnico Subsequente em Eventos noções importantes sobre subjetividade, identidade e relações, integrada a uma visão crítica do trabalho. Associada à disciplina de Gestão de Pessoas, visa ressaltar a Psicologia como ciência e relacioná-la à área de administração, visando a constituição de relações laborais e de práticas profissionais que promovam a saúde e bem-estar.
Objetivo Geral

 

Objetivo Geral:

Conhecer os conceitos fundamentais para a compreensão das relações humanas e psicossociais no trabalho

 

Objetivos Específicos:

- Reconhecer a psicologia como ciência, diferenciando-a do conhecimento do senso comum.

- Compreender o sujeito psicológico e sua subjetividade como multideterminados.

- Refletir sobre as relações humanas e psicossociais no trabalho.

- Analisar as inter-relações entre trabalho e saúde, observando como os processos de gestão e o relacionamento humano no trabalho podem conduzir à promoção de saúde ou ao adoecimento.

Metodologia

Aulas expositivas-dialógicas; Realização de exercícios de leitura, interpretação de textos e de diferentes recursos (vídeos informativos, dispositivos artísticos-culturais entre outros) e reflexões; Apresentação e discussão de conceitos teóricos e estudos dirigidos a partir de exemplos da realidade profissional. Construção coletiva de seminários criativos. 

Também serão disponibilizadas:

- Trilhas de Aprendizagem, por tema, disponibilizadas no Google Classroom contendo indicação de materiais para estudos complementares como:

- Artigos publicados em revistas especializadas, jornais e sites sobre o assunto.

- Anúncios, descrições de trabalhos e de conteúdos atuais adotados no mundo do trabalho.

As aulas e temáticas são integradas com a disciplina de Gestão de Pessoas e estão sistematizadas em quatro temas centrais:

 

Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas

Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos 

 

Tema 2: Os trabalhadores

- Saúde mental X Adoecimento

- Ansiedade, depressão, stress

- Qualidade de vida

- Meritocracia

 

Tema 3: O trabalho

- O significado do trabalho - Dejours

- Trabalho, carreira e empregabilidade

- Conflitos, gestão de equipes, comunicação

- Cultura de Colaboração X Cultura de competição

- Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento

- Motivação, liderança, autoritarismo

 

Tema 4: As organizações

- Cultura Organizacional

- Clima Organizacional

- Poder nas organizações

- Processos de Recrutamento e Seleção

- Currículo, plataformas de vagas de emprego.

- Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas

 

Convite para acesso ao Google Classroom:
https://classroom.google.com/c/NDcyMTExODgxNzg3?cjc=dih4yya

 

Avaliação

Atividades individuais e discutidas em sala de aula

Exercício avaliativo 1: Entrevista com cliente de Evento – produção prévia e discussão em sala

Exercícios avaliativo 2: Estudo de caso: House of Cards  – discussão prévia em sala e produção posterior

Exercício avaliativo 3: Descrição de perfil para LinkedIn e currículo – entrega individual e discussão em sala de aula a partir de exemplos reais. 

 

Seminário final da disciplina - em equipes (18 e 25 de junho de 2024 - previsão)

Participação e engajamento nas atividades propostas durante as aulas e leituras prévias solicitadas

- Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais  sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C  (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente).

- A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da  disciplina que evidencie os seguintes parâmetros:

Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as  avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos  jurídicos estudados.

Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados.

Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados.

Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados.

- No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o  objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou  objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e  discussões, sobre tema previamente determinado.

- Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno,  nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento  do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do  semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina.

Critérios para Recuperação:

- Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.

 

Conteúdo programático

Tema 1: Introdução aos conceitos principais das disciplinas

Subjetividade, Perfil do Profissional de Eventos, Profissões diferentes em Eventos 

 

Tema 2: Os trabalhadores

- Saúde mental X Adoecimento

- Ansiedade, depressão, stress

- Qualidade de vida

- Meritocracia

 

Tema 3: O trabalho

- O significado do trabalho - Dejours

- Trabalho, carreira e empregabilidade

- Conflitos, gestão de equipes, comunicação

- Cultura de Colaboração X Cultura de competição

- Aprendizagem ao longo da vida X Treinamento

- Motivação, liderança, autoritarismo

 

Tema 4: As organizações

- Cultura Organizacional

- Clima Organizacional

- Poder nas organizações

- Processos de Recrutamento e Seleção

- Currículo, plataformas de vagas de emprego.

- Diversidade: Racismo, Machismo, Masculinidades, LGBTIQA+, Indígenas

 

 

Recursos

Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas. Ao longo da disciplina serão utilizados arquivos em formato PDF referente aos slides da disciplina elaborados pela professora. Como repositório e ambiente virtual de aprendizagem será utilizada a plataforma Google Classroom. 



 
Referências

Básicas

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

LIMONGI-FRANÇA, A. C. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ZANELLI, J. C., BORGES-ANDRADE, J. E. e; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Complementar

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

JACQUES, M.G. & CODO, W.(Orgs.) Saúde mental & trabalho: leituras. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal: treinamento em grupo. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

ZANELLI, J. C. & SILVA, N. Interação Humana e Gestão: a construção psicossocial das organizações de trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

Observações

Os componentes curriculares Psicologia das Relações Humanas e Gestão de Pessoas, desde 2023, são ministrados de forma integrada – em sua totalidade da carga horária, entre as professoras Berenice Romanelli e Patrícia Meyer, com ambas as professoras presencialmente, em sala, durante todo o desenvolvimento do plano de ensino das disciplinas.