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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: PATRICIA MEYER
Componente: AUDIOVISUAIS NÃO-FICCIONAIS: INSTITUCIONAIS, EDUCATIVOS E JORNALÍSTICOS
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Produção de Aúdio e Vídeo
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/06/2024
Última atualização: 04/06/2024
Ementa

Formatos e gêneros no audiovisual. Abordagem sobre diferentes atribuições em projeto de audiovisual. Planejamento e execução do projeto de audiovisual. Produção de vídeos institucionais, educativos e jornalísticos. Reportagem para televisão. Incorporação de conteúdos cidadãos às produções jornalísticas. Direito à Informação. Cinema, audiovisual e educação. Audiovisual, Diversidade e Direitos Humanos.

 

JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024

O componente curricular Projeto Multidisciplinar I - não-ficcionais: institucionais, educativos e jornalísticos presente no primeiro semestre do curso de Produção de Áudio e Vídeo tem a finalidade de introduzir, de forma integrada, os conceitos de gênero e formato audiovisuais e a produção de audiovisuais não-ficcionais, com ênfase no gênero informativo, com apoio dos demais componentes curriculares como Vídeo Digital, Introdução à edição de imagem digital, Produção para cinema e vídeo, Captação de som direto e Fotografia Básica.

 

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

 

- Apresentar os diferentes gêneros de audiovisual não-ficcional, realizando uma análise crítica aprofundada acerca das estratégias de comunicação e os formatos de diferentes programas/projetos audiovisuais informativos. 

 

OBJETIVO ESPECÍFICOS

- Dialogar sobre as características e peculiaridades éticas, de produção e de linguagem que diferem produtos audiovisuais ficcionais e não-ficcionais.  

- Reconhecer e produzir diferentes formatos e gêneros de produtos audiovisuais não-ficcionais, contemplando, com prioridade: jornalísticos, institucionais e educativos.

- Pesquisar referências de pré-produção e produção dos diferentes formatos e gêneros do audiovisual não-ficcional.

Metodologia

Aulas expositivas-dialógicas; Realização de exercícios práticos de pauta, produção, gravação e edição de produtos audiovisuais informativos em parceria com os componentes curriculares de  Vídeo Digital, Introdução à edição de imagem digital, Produção para cinema e vídeo, Captação de som direto e Fotografia Básica, análise e discussão de audiovisuais informativos que são referência e também dos produzidos pelos estudantes visando a consolidação dos conceitos apresentados na disciplina. Construção coletiva de seminários criativos. 

Também serão disponibilizadas:

- Trilhas de Aprendizagem, por tema, disponibilizadas no Google Classroom contendo indicação de materiais para estudos complementares como:

- Artigos publicados em revistas especializadas, capítulos de livros, jornais e sites sobre o assunto.

- Anúncios, descrições de trabalhos e de conteúdos atuais adotados no mundo do trabalho.

Convite para acesso ao Google Classroom:
https://classroom.google.com/c/NjU1NDU4Njk1NjA1?cjc=w544yw7

 

A metodologia de trabalho orienta-se pelos referenciais teórico-metodológicos que concebem o processo ensino-aprendizagem como uma prática social situada, em que os educandos e educador, com suas múltiplas características e determinações, tornam-se atuantes em todo o processo. Propõe-se, assim, um trabalho dialógico, dando ênfase na relação entre teoria e prática, considerando suas implicações e significados na experiência do sujeito/educando/trabalhador. Nesse sentido, os diferentes formatos e gêneros não ficcionais de audiovisuais: jornalísticos, educativos e institucionais serão trabalhados  em aulas expositivas dialogadas e estudos caso dirigidos por meio de leitura e análise das produções audiovisuais, dos textos da bibliografia e webgrafia apresentadas.

Serão também realizados seminários pelos estudantes apresentando referências comentadas de produção dos diferentes formatos e gêneros não ficcionais. Durante a disciplina também serão convidados profissionais da área de Audiovisual como editores, produtores de conteúdos audiovisuais, jornalistas etc. com intuito de trazer o mundo do trabalho para dentro da sala de aula. Outra ação metodológica é a observação dos bastidores de produção e análise de vídeos com estudantes egressos, problematizando as temáticas e o processo de produção, além da inserção do estudante na prática por meio de produção de entrevistas, reportagens e programa de televisão em todas as suas fases de pré-produção, produção e pós-produção. 

Portanto, ao longo da disciplina os estudantes irão produzir, sob orientação docente e supervisão do técnico de laboratório de PAV, audiovisuais nos diferentes formatos e gêneros não ficcionais, contemplando todo o processo de produção de audiovisual.

Para apoio, comunicação com os estudantes e repositório de materiais instrucionais ministrados em sala de aula utilizamos o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizado.  

 

Avaliação

Avaliação

Serão produzidos os seguintes audiovisuais:  Entrevista sobre Direitos Humanos e Diversidade, Reportagem para televisão e Produção de telejornal.

Conforme prazos e informações presentes no  EDITAL | Datas e prazos deverão ser revistos considerando a deflagração de greve e suspensão do calendário acadêmico. 
 

- Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais  sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C  (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente).

- A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da  disciplina que evidencie os seguintes parâmetros:

Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as  avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos  jurídicos estudados.

Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados.

Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados.

Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados.

- No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o  objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou  objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e  discussões, sobre tema previamente determinado.

- Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno,  nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento  do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do  semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina.

Critérios para Recuperação:

- Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.

 

Conteúdo programático

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Conceitos de gênero, categoria, formato e linguagem audiovisual;
- História da televisão brasileira e do telejornalismo;
- Programas jornalísticos da televisão brasileira: características, peculiaridades e referências de programas jornalísticos; reportagem, produção jornalística (pauta, critérios de noticiabilidade, posicionamento editorial etc.)
- Produção de vídeos institucionais: fluxo de produção, análise de roteiros, articulação com preceitos de comunicação organizacional, tipos de institucionais, análise de produções.
- Produção audiovisual educacional, para EAD e como apoio a atividade docente: análise de produções, identificação de características, produção de vídeo educativo.
- Audiovisual, Diversidade e Direitos Humanos: na frente e atrás das câmeras.
 
 
Recursos
Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas em sala de aula
Utilização da plataforma Google Classroom como repositório de conteúdos, indicação de avaliações e comunicação com os estudantes, assim como plataforma para consolidação de uma trilha de aprendizagem, estabelecendo um fluxo intenso de informações, de troca de percepções e conhecimentos. A comunicação se realiza também via e-mail institucional e a elaboração de documentos ou compartilhamento, também por meio do Google Drive, para produção de pauta, por exemplo. Utilização dos equipamentos e da estrutura do Laboratório de Produção de Áudio e Vídeo com acompanhamento do técnico e supervisão docente.



 
Referências
Básica:

CANNITO, Newton. A televisão na era digital: Interatividade, convergência e novos modelos de negócio. São Paulo: Summus, 2010.

CARVALHO, Alexandre 
et.al. Reportagem na TV: como fazer, como produzir, como editar. São Paulo, Contexto, 2010.

EMERIM, C. (Org.) ; PEREIRA, A. (Org.) ; COUTINHO, I. M. S. (Org.) . Teorias do telejornalismo como direito humano. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2021. v. 1. 280p

GOMES, Itania Maria Mota (Org.) Gêneros Televisivos e modo de endereçamento. EDUFBA, 2011. 284 p.

NETO, João Elias da Cruz. Reportagem de televisão. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2009.

SOUZA, José Carlos Aronchi de. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2004.

Complementar:

MATTOS, Sergio. História da televisão brasileira. Vozes, 2010.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão - entre o mercado e a academia II. Sulina, 2007.
BRANDAO, Cristina. Televisão, cinema e mídias digitais. Insular, 2012.
JOLY, Ana, V., Programação Educativa destinada à Televisão Interativa, in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2002. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/joly-vitoria-programacaoeducativa-televisao-interactiva.pdf. Acesso em 10.10.2012.
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: Televisão, Cinema e Vídeo. Rio deJaneiro: JZE, 2004.
PELLEGRINI, Tânia et.al . Literatura, cultura e televisão. São Paulo: SENAC, 2003.
MACHADO, Arlindo. A Televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2003.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
COUTINHO, ILUSKA; PEREIRA, G. T. F. (Org.) . Vídeo Sapiens: Jornalismo, Audiovisual e Direitos Humanos. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2020. v. 1. 328p
Observações

O componente curricular Projeto Multidisciplinar I - não-ficcionais: institucionais, educativos e jornalísticos é o eixo do primeiro semestre do curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo e por isso, regulamentado, junto ao Colegiado do curso, pelo edital nº01/2024 - PAV.