Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | PATRICIA MEYER |
Componente: | AUDIOVISUAIS NÃO-FICCIONAIS: INSTITUCIONAIS, EDUCATIVOS E JORNALÍSTICOS |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Técnico em Produção de Aúdio e Vídeo |
Série/período/semestre: | 1 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 66.67 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/06/2024 |
Última atualização: | 04/06/2024 |
Formatos e gêneros no audiovisual. Abordagem sobre diferentes atribuições em projeto de audiovisual. Planejamento e execução do projeto de audiovisual. Produção de vídeos institucionais, educativos e jornalísticos. Reportagem para televisão. Incorporação de conteúdos cidadãos às produções jornalísticas. Direito à Informação. Cinema, audiovisual e educação. Audiovisual, Diversidade e Direitos Humanos. JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024 O componente curricular Projeto Multidisciplinar I - não-ficcionais: institucionais, educativos e jornalísticos presente no primeiro semestre do curso de Produção de Áudio e Vídeo tem a finalidade de introduzir, de forma integrada, os conceitos de gênero e formato audiovisuais e a produção de audiovisuais não-ficcionais, com ênfase no gênero informativo, com apoio dos demais componentes curriculares como Vídeo Digital, Introdução à edição de imagem digital, Produção para cinema e vídeo, Captação de som direto e Fotografia Básica.
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OBJETIVO GERAL - Apresentar os diferentes gêneros de audiovisual não-ficcional, realizando uma análise crítica aprofundada acerca das estratégias de comunicação e os formatos de diferentes programas/projetos audiovisuais informativos. OBJETIVO ESPECÍFICOS - Dialogar sobre as características e peculiaridades éticas, de produção e de linguagem que diferem produtos audiovisuais ficcionais e não-ficcionais. - Reconhecer e produzir diferentes formatos e gêneros de produtos audiovisuais não-ficcionais, contemplando, com prioridade: jornalísticos, institucionais e educativos. - Pesquisar referências de pré-produção e produção dos diferentes formatos e gêneros do audiovisual não-ficcional. |
Aulas expositivas-dialógicas; Realização de exercícios práticos de pauta, produção, gravação e edição de produtos audiovisuais informativos em parceria com os componentes curriculares de Vídeo Digital, Introdução à edição de imagem digital, Produção para cinema e vídeo, Captação de som direto e Fotografia Básica, análise e discussão de audiovisuais informativos que são referência e também dos produzidos pelos estudantes visando a consolidação dos conceitos apresentados na disciplina. Construção coletiva de seminários criativos. Também serão disponibilizadas: - Trilhas de Aprendizagem, por tema, disponibilizadas no Google Classroom contendo indicação de materiais para estudos complementares como: - Artigos publicados em revistas especializadas, capítulos de livros, jornais e sites sobre o assunto. - Anúncios, descrições de trabalhos e de conteúdos atuais adotados no mundo do trabalho. Convite para acesso ao Google Classroom: A metodologia de trabalho orienta-se pelos referenciais teórico-metodológicos que concebem o processo ensino-aprendizagem como uma prática social situada, em que os educandos e educador, com suas múltiplas características e determinações, tornam-se atuantes em todo o processo. Propõe-se, assim, um trabalho dialógico, dando ênfase na relação entre teoria e prática, considerando suas implicações e significados na experiência do sujeito/educando/trabalhador. Nesse sentido, os diferentes formatos e gêneros não ficcionais de audiovisuais: jornalísticos, educativos e institucionais serão trabalhados em aulas expositivas dialogadas e estudos caso dirigidos por meio de leitura e análise das produções audiovisuais, dos textos da bibliografia e webgrafia apresentadas. Serão também realizados seminários pelos estudantes apresentando referências comentadas de produção dos diferentes formatos e gêneros não ficcionais. Durante a disciplina também serão convidados profissionais da área de Audiovisual como editores, produtores de conteúdos audiovisuais, jornalistas etc. com intuito de trazer o mundo do trabalho para dentro da sala de aula. Outra ação metodológica é a observação dos bastidores de produção e análise de vídeos com estudantes egressos, problematizando as temáticas e o processo de produção, além da inserção do estudante na prática por meio de produção de entrevistas, reportagens e programa de televisão em todas as suas fases de pré-produção, produção e pós-produção. Portanto, ao longo da disciplina os estudantes irão produzir, sob orientação docente e supervisão do técnico de laboratório de PAV, audiovisuais nos diferentes formatos e gêneros não ficcionais, contemplando todo o processo de produção de audiovisual. Para apoio, comunicação com os estudantes e repositório de materiais instrucionais ministrados em sala de aula utilizamos o Google Classroom como ambiente virtual de aprendizado.
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Avaliação Serão produzidos os seguintes audiovisuais: Entrevista sobre Direitos Humanos e Diversidade, Reportagem para televisão e Produção de telejornal. Conforme prazos e informações presentes no EDITAL | Datas e prazos deverão ser revistos considerando a deflagração de greve e suspensão do calendário acadêmico. - Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). - A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da disciplina que evidencie os seguintes parâmetros: Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados. Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados. - No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e discussões, sobre tema previamente determinado. - Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno, nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina. Critérios para Recuperação: - Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Conceitos de gênero, categoria, formato e linguagem audiovisual;- História da televisão brasileira e do telejornalismo; - Programas jornalísticos da televisão brasileira: características, peculiaridades e referências de programas jornalísticos; reportagem, produção jornalística (pauta, critérios de noticiabilidade, posicionamento editorial etc.) - Produção de vídeos institucionais: fluxo de produção, análise de roteiros, articulação com preceitos de comunicação organizacional, tipos de institucionais, análise de produções. - Produção audiovisual educacional, para EAD e como apoio a atividade docente: análise de produções, identificação de características, produção de vídeo educativo. - Audiovisual, Diversidade e Direitos Humanos: na frente e atrás das câmeras. |
Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas em sala de aula Utilização da plataforma Google Classroom como repositório de conteúdos, indicação de avaliações e comunicação com os estudantes, assim como plataforma para consolidação de uma trilha de aprendizagem, estabelecendo um fluxo intenso de informações, de troca de percepções e conhecimentos. A comunicação se realiza também via e-mail institucional e a elaboração de documentos ou compartilhamento, também por meio do Google Drive, para produção de pauta, por exemplo. Utilização dos equipamentos e da estrutura do Laboratório de Produção de Áudio e Vídeo com acompanhamento do técnico e supervisão docente. |
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O componente curricular Projeto Multidisciplinar I - não-ficcionais: institucionais, educativos e jornalísticos é o eixo do primeiro semestre do curso Técnico Subsequente em Produção de Áudio e Vídeo e por isso, regulamentado, junto ao Colegiado do curso, pelo edital nº01/2024 - PAV. |