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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: PATRICIA MEYER
Componente: Estratégias de Mídia e Comunicação
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Técnico em Eventos
Série/período/semestre: 1
Total Hora Aula: 80.0
Total Hora Relógio: 66.67
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/06/2024
Última atualização: 04/06/2024
Ementa
Posicionamento no composto mercadológico; Componentes do Mix de Comunicação: promoção institucional; Planejamento e implantação de eventos; Análise de retorno; Promoção de Venda; Público-alvo; Principais modalidades por público-alvo; Propaganda: estratégias de comunicação publicitária, planejamento, criação e veiculação de campanhas; Conceituação e pressupostos teóricos da comunicação organizacional e outras terminologias: comunicação empresarial e comunicação corporativa; A estratégia de comunicação e evento como recurso; Análise de materiais de divulgação: briefing e coleta de informações; Atendimento ao cliente, identificação de demandas. O que é planejamento de comunicação; Materiais de divulgação online e offline. Potencialidades, aplicações, análise de retorno, articulação e integração das ações.

 

JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024
O componente curricular Estratégias de Mídia e Comunicação trata da temática de Divulgação e Comunicação, essencial para a prospecção de clientes, identificação de públicos, definição de mídias e de estratégias para a comunicação com os diferentes públicos que um projeto de eventos pode ativar. A disciplina enfatiza a questão estratégica, que se dá no alinhamento entre o posicionamento do projeto/produto, definição de recursos de comunicação e mídias, linguagem e mensagem, acompanhamento e análise dos resultados e avaliação, por meio de um planejamento.   


 
Objetivo Geral

Objetivo Geral
Compreender os fluxos e  processos de trabalho que envolvem mídia, eventos e comunicação.
Objetivos específicos: 
- Introduzir o estudante no processo de comunicação  e divulgação na organização de eventos.
- Demonstrar a importância da comunicação no cotidiano da promoção de eventos.
- Permitir que o estudante desenvolva a utilização de diferentes ferramentas de comunicação.

Metodologia

 

Aula expositiva dialógica e de estudo de casos, com suporte do Google Classroom, como ambiente virtual de aprendizagem. Desenvolvimento de projetos de divulgação de eventos com apresentação de seminários articulados para discussão coletiva.  Os estudantes elaboram seminário, com estudo de caso em perspectiva crítica e reflexiva, com evento real – tradicional, realizado na praça de Curitiba e Região Metropolitana, aplicando os conteúdos e a teoria discutidos na disciplina.

 

 

 

 

Avaliação

Serão quatro avaliações, três delas por meio de seminários, apresentados em equipes, além da participação nas atividades propostas e envolvimento dos estudantes.
Avaliação 1:
Leitura de textos indicativos e respostas à questionários via Google Forms – com produção de textos institucionais e oficiais e verificação de aprendizagem dos conceitos teóricos

Avalição 2:
Seminário em 3 etapas:
Apresentação de um estudo de caso com foco na estratégia de comunicação e divulgação de um evento real, em formato de seminário, escolhido pela equipe, em três etapas: o evento, ações e materiais gráficos, ações e materiais on-line.
Em o Evento: apresentar o caso selecionado pela equipe. objetivo do evento, objetivo de comunicação e divulgação do evento, público, programação, realizadores, apoiadores e patrocinadores, tipologia do evento, resultados esperados com o evento.
Em Ações e Materiais Gráficos: Quais os materiais gráficos (impressos) utilizados na divulgação desse evento (se não forem utilizados, quais a equipe acharia que tem aderência ao evento)? Pensar em materiais gráficos e também brindes ou ações para “vip”. Não esquecer de materiais importantes para a identidade do evento. Orçamentos. Estratégias e ações de distribuição.
Em Ações e Materiais On-line: Quais as mídias e estratégias que foram realizadas, que tipo de materiais on-line (postagens – textos e fotografias, vídeos, áudios etc.) foram utilizados? Qual a estrutura para inscrições ou vendas, qual o site ou blog, que tipo de redes e como elas se relacionavam entre si gerando uma experiência? Que outras demandas e necessidades existem? Postagem paga versus postagem em parceria. Entre outros...
- Para cada etapa do seminário, será necessária apresentação durante a aula, de até quinze minutos, e entrega dos slides. Os estudantes serão avaliados pelas informações prestadas na apresentação e também, pelas informações complementares que podem ser prestadas nos slides 

 

- Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais  sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C  (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente).

- A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da  disciplina que evidencie os seguintes parâmetros:

Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as  avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos  jurídicos estudados.

Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados.

Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados.

Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados.

- No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o  objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou  objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e  discussões, sobre tema previamente determinado.

- Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno,  nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento  do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do  semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina.

Critérios para Recuperação:

- Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.

Conteúdo programático
Eventos e Comunicação: uma relação de via dupla. Planejamento de Comunicação para eventos híbridos, virtuais e presenciais. O conceito de comunicação integrada (interna, mercadológica e institucional). Textos informativos, publicitários, releases e demais textos da comunicação oficial. Materiais de comunicação online (Redes Sociais, Site, Blog entre outros) e offline (Materiais gráficos/ impressos, brindes...). Meios de comunicação de massa (Rádio e TV). Gestão de crise.
Recursos
Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas.
Uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom, como trilha de aprendizagem disponível em paralelo as aulas e repositório de conteúdos (textos, vídeos e slides da disciplina).

 
Referências

Referências
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (org) A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e Planos de Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.
DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003
HOYLE, Leonard. Marketing de eventos. São Paulo: Editora Atlas, 2003

COMPLEMENTAR:
NEVES, Marcos Fava. Planejamento estratégico de eventos. São Paulo: Editora Atlas, 2008 ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de Organização de Eventos – Planejamento e Organização. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2010.
JOHNSON, Steve. Cultura da interface. São Paulo: Jorge Zahar, 2001
HEWITT, Hugh. Blog. Entenda a revolução de vai mudar seu mundo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.

Observações