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Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: PATRICIA MEYER
Componente: Comunicação Empresarial
Ano: 2024
Período: ANUAL
Curso(s): Técnico em Contabilidade
Série/período/semestre: 2
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 04/06/2024
Última atualização: 04/06/2024
Ementa
Comunicação verbal, linguagem e fala; Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto; Produção de Textos; Prática do discurso oral; Comunicação organizacional (interna e externa).
 

JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024
O componente curricular de Comunicação Empresarial tem como finalidade propiciar ao estudante de Contabilidade Integrado uma noção de comunicação verbal, linguagem e fala; Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto; Produção de Textos; Prática do discurso oral e Comunicação organizacional (interna e externa) demonstrando como essas habilidades são importantes para uma gestão estratégica e humanizada. 


 
Objetivo Geral

Geral: 
Proporcionar ao aluno uma visão adequada sobre os principais conceitos de Comunicação Empresarial.
Específicos: 
Elaborar e interpretar textos;
Elaborar uma redação técnica;
Falar em público com segurança;
Entender a importância de uma comunicação na área de gestão;
Reconhecer impactos positivos e negativos consequentes de processos de comunicação;
Entender os mecanismos básicos de funcionamento da comunicação organizacional (interna e externa).

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas com apoio de quadro negro e Datashow com apresentação de breves estudos de caso sobre empresas e suas ações de comunicação. Exemplos trazidos pelos próprios alunos para discussão em sala de aula. Indicações de leituras para complemento no decorrer da disciplina. Realização de exercícios e seminários em equipes, com debate sobre os conceitos apresentados, prova individual e produção de textos nos gêneros discursivos presentes na esfera empresarial. Apoio do Google Classroom para construção de um trilha de aprendizagem via ambiente de aprendizagem.

Avaliação
Critérios:
Participação e interesse nos exercícios, seminários, debates e discussões sobre as temáticas apresentadas e na construção de um conhecimento coletivo. Entrega das atividades nos períodos propostos, possibilitando a apresentação de avaliações críticas ao longo da disciplina. Prova individual.
Instrumentos e valores
Participação nos exercícios, seminários, produção de podcast, debates propostos em sala de aula - Individual
Organização e apresentação dos seminários – Individual e Equipe
Prova – Individual
Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais  sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C  (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente).
- A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da  disciplina que evidencie os seguintes parâmetros:
Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as  avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos  jurídicos estudados.
Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados.
Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados.
Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa  contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados.
- No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o  objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou  objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e  discussões, sobre tema previamente determinado.
- Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno,  nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento  do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do  semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina.
Critérios para Recuperação:
- Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo.
 
Conteúdo programático
 

CONTEÚDO PROGRAMÁ​​​TICO:
(a) Comunicação verbal, linguagem e fala; A linguagem oral como instrumento de conexão, interação e engajamento. Oralidade e desenvolvimento profissional. Storytelling. (b) Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto: Como ser um bom leitor. Reconhecimento de dispositivos de leitura em diferentes tipos de texto. Identificação de ideias-chave.  (c) Produção de Textos. Características de um bom texto. Repertório, marca autoral, uso da língua em prol de estabelecer comunicação de forma eficiente com diferentes públicos. Diferentes formas de começar um texto. Redação Empresarial. Redação Oficial. Reconhecimento dos diferentes tipos de texto usados em âmbito organizacional.  (d) Prática do discurso oral em articulação com discussões relacionadas à comunicação, educomunicação, Educação em Direitos Humanos e demais temas divulgados em meio de comunicação,  (e) Comunicação organizacional (interna e externa) : Conceito de comunicação organizacional. Dimensões da comunicação organizacional: mercadológica, interna, institucional. Marketing X Consumo consciente. Técnicas e recursos de comunicação organizacional. Cultura Organizacional. Clima Organizacional. Gestão de Crises Institucionais. Estudos de Caso: articulação entre diferentes dimensões da comunicação. Comunicação, Inovação e Estratégia. Humanização da Comunicação.  

 
Recursos
Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas.
Uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom, como trilha de aprendizagem disponível em paralelo as aulas e repositório de conteúdos.

 
Referências
BÁSICA:


TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e Planos de Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.
 
DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003
 
 
 
COMPLEMENTAR:
 
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (org) A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
 
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003
Observações
Plano de Ensino incluído também no SUAP/2024, em fevereiro de 2024.