Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | PATRICIA MEYER |
Componente: | Comunicação Empresarial |
Ano: | 2024 |
Período: | ANUAL |
Curso(s): | Técnico em Contabilidade |
Série/período/semestre: | 2 |
Total Hora Aula: | 40.0 |
Total Hora Relógio: | 33.33 |
Duração da aula (min): | 50 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/06/2024 |
Última atualização: | 04/06/2024 |
Comunicação verbal, linguagem e fala; Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto; Produção de Textos; Prática do discurso oral; Comunicação organizacional (interna e externa). JUSTIFICATIVA - em conformidade com SUAP/2024 |
Geral: |
Aulas expositivas dialogadas com apoio de quadro negro e Datashow com apresentação de breves estudos de caso sobre empresas e suas ações de comunicação. Exemplos trazidos pelos próprios alunos para discussão em sala de aula. Indicações de leituras para complemento no decorrer da disciplina. Realização de exercícios e seminários em equipes, com debate sobre os conceitos apresentados, prova individual e produção de textos nos gêneros discursivos presentes na esfera empresarial. Apoio do Google Classroom para construção de um trilha de aprendizagem via ambiente de aprendizagem. |
Critérios: Participação e interesse nos exercícios, seminários, debates e discussões sobre as temáticas apresentadas e na construção de um conhecimento coletivo. Entrega das atividades nos períodos propostos, possibilitando a apresentação de avaliações críticas ao longo da disciplina. Prova individual. Instrumentos e valores Participação nos exercícios, seminários, produção de podcast, debates propostos em sala de aula - Individual Organização e apresentação dos seminários – Individual e Equipe Prova – Individual Os critérios de avaliação adotados são os colocados na Resolução nº 50/2017 deste IFPR, quais sejam: Conceitos A (Aprendizagem Plena), B (Aprendizagem Parcialmente Plena), C (Aprendizagem Suficiente) e D (Aprendizagem Insuficiente). - A definição de cada conceito será realizada de acordo com a assimilação dos conteúdos da disciplina que evidencie os seguintes parâmetros: Conceito A – Excelência no cumprimento com êxito e nos prazos estipulados de todas as avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito B - Cumprimento ótimo e nos prazos das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento parcialmente pleno dos institutos jurídicos estudados. Conceito C – Cumprimento satisfatório das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento suficiente dos institutos jurídicos estudados. Conceito D – Cumprimento deficitário das avaliações da disciplina de modo que se possa contemplar um conhecimento insuficiente dos suficiente dos institutos jurídicos estudados. - No decorrer de cada bimestre, as avaliações serão processuais e contínuas, para tanto, com o objetivo de se realizar a verificação da aprendizagem serão realizadas avaliações, discursivas e/ou objetivas, do tipo exercício avaliativo, poderão ser realizados também seminários, debates e discussões, sobre tema previamente determinado. - Considerar-se-á para definição do conceito, de cada bimestre, o resultado obtido, pelo aluno, nas diversas atividades avaliativas, bem como, sua participação nas aulas. Para estabelecimento do conceito final levar-se-á em consideração, os resultados obtidos pelo aluno no transcorrer do semestre, seu comprometimento e desenvoltura com a disciplina. Critérios para Recuperação: - Todos os alunos que, no decorrer de cada bimestre, obtiverem conceito D, terão oportunidade de participar de atividade de recuperação de conteúdo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: |
Datashow, computador – para aulas expositivas-dialogadas. Uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom, como trilha de aprendizagem disponível em paralelo as aulas e repositório de conteúdos. |
BÁSICA:
TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e Planos de Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003
COMPLEMENTAR:
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (org) A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003 |
Plano de Ensino incluído também no SUAP/2024, em fevereiro de 2024. |