Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | DIANA GURGEL PEGORINI MARIA HELENA VIANA BEZERRA |
Componente: | Estágio II – Educação Infantil |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Pedagogia |
Série/período/semestre: | 3 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 80.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/06/2024 |
Última atualização: | 04/06/2024 |
O Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Prática pedagógica e processos de aprendizagem e de avaliação na Educação Infantil. |
Objetivo Geral Permitir a observação e a reflexão teórico-prática docente acerca dos tempos, dos espaços e dos saberes na Educação Infantil compreendendo a intervenção pedagógica no campo de estágio pelo(a) estudantes. Objetivos Específicos Elaborar referencial teórico para compreensão do estágio de Educação Infantil; Vivenciar o cotidiano pedagógico da Educação Infantil considerando seus tempos, seus espaços e os saberes dessa etapa da educação, por meio da observação participante; Realizar a partir da interação com a realidade do espaço escolar da Educação Infantil uma análise reflexiva teórico-prática a partir da pedagogia de ensino utilizados, da organização da escola, e as demais dinâmicas escolares observadas; Planejar e realizar regência com autorização do(a) professora(a) regente de classe colaborando na realização das atividades solicitadas por esse(a) com os(a) estudantes; Identificar os elementos que evidenciam a complexidade do processo educativo na Educação Infantil e sua relação com os conhecimentos necessários ao docente; Elaborar o Relatório de Estágio evidenciando análise, interpretação e por fim planejamento e da intervenção pedagógica. |
O componente curricular Estágio II - Educação Infantil será ministrado considerando a perspectiva da relação teoria e prática pois, sua organização está centrada em práticas e atividades que caminham para as explicações legislativas, conceituais e teóricas, ou seja, antes de ministrar um conceito ele será praticado em sala de aula ou por meio da observação no campo de estágio. Os momentos de exposição dialogada do conteúdo estarão integrados aos momentos práticos no campo de estágio. A organização das atividades práticas estará distribuída em: individuais em classe e parte preparatória extraclasse, parte individuais e com compartilhamento em grupo, toda a classe em conjunto e orientada pela docente. Como recursos serão utilizados formulários, imagens, roteiros, vídeos, slides, quadro de giz, e-mail, ficha de leitura e a organização da classe em grupos pequenos. Como parte dessa relação teoria e prática serão utilizados vídeos clássicos, textos para leitura em classe e extraclasse, práticas de elaboração de planejamento, atividades e/ou instrumentos de avaliação que auxiliarão na intervenção pedagógica no campo de estágio. Para além da metodologia da aula, integra-se ao componente curricular a proposta de trabalho interdisciplinar da turma do quarto período, organizado coletivamente pelos docentes. Como fio condutor do trabalho articulou-se o eixo: Escola e docência no Ensino Fundamental. O método de trabalho do curso está ancorado na da pedagogia histórico-crítica que prevê a seguinte organização: 1. Listagem de categorias centrais trabalhadas pela ementa dos componentes para dialogar com as demais categorias de outros componentes trabalhados no período; 2. Para atividades da prática social inicial no trabalho interdisciplinar, cada docente elaborou atividades/questões de levantamento para identificar nos conteúdos quais conhecimentos percepções os estudantes já trazem para o processo. 3. Após o acesso aos dados das respostas dos estudantes,elaboram-se questões problematizadoras, considerando o eixo e a ementa para que sejam uma espécie de balizador dos estudos do semestre. 4. No momento da instrumentalização poderão ser organizadas atividades coletivas entre componentes, porém a ênfase recai sobre o ensino aprofundado em cada componente dos conteúdos da ementa que dialogam permanentemente com o eixo e as questões problematizadoras. 5 . Para articular o trabalho interdisciplinar foram planejados um trabalho final comum entre todos os componentes e um seminário sistematizador por turma, para síntese das questões problematizadoras tanto por parte dos docentes quanto dos estudantes. Para visualizar o planejamento interdisciplinar na íntegra acessar no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/14XjqB-VN16hb-dBig-Pud81B4kb9CVQ0qDicgBJffHA/edit?usp=sharing. |
Avaliação da/para aprendizagem: A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Resolução Nº50/2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Considerando que para o estágio obrigatório é requerido 100% de frequência considerando as idas ao campo de estágio e os momentos orientadores no IFPR. A avaliação buscará privilegiar a predominância de aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação será processual e contínua, prevalecendo o desempenho do estudante ao longo do componente com destaque às características de suas funções diagnóstica, formativa e somativa. Como instrumentos de avaliação da e para aprendizagem são propostos os seguintes:
Recuperação: Não há recuperação por frequência nem por rendimento acadêmico após a emissão dos resultados. A recuperação será paralela ao processo de ensino-aprendizagem, conforme consta na Resolução 50 de 2017- IFPR. |
CONTEÚDOS Conceito de Infância Documentação do Estágio Diário de Bordo e Observação Participante no Campo de estágio Observação da Prática pedagógica no campo de estágio Saberes docentes na Educação Infantil
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Recursos: Lousa interativa, softwares, celulares, tablets, vídeos, textos digitais, livros. |
REFERÊNCIAS BÁSICAS: ALMEIDA, Rosângela Doin de; STRI, Paula C. Espaço e tempo na Educação Infantil. São Paulo: Contexto, 2014. ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnósticos do fazer Docente na Educação Infantil. Curitiba: Intersaberes, 2011. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; KREUCH, João Batista. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interação humanas. Petrópolis: Vozes, 2011. TARDIF, Maurice. Ofício de professor (O) - História, perspectivas e desafios internacionais Petrópolis: Vozes, 2008. GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice (Org.). A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES: ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. DEVRIES, Rheta; ZAN, Betty. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artmed, 1998. KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel F. Pereira (Org.). Infância e produção cultural. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2003. 215 p. (Prática pedagógica).
KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel F. Pereira (Org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001. 192 p. ((Prática pedagógica)).
KISCHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 1998. |