Campus: | CAMPUS CURITIBA |
Professor: | DIANA GURGEL PEGORINI MARIA HELENA VIANA BEZERRA CINTIA DE SOUZA BATISTA TORTATO WESLEY SOARES GUEDES DE MORAES |
Componente: | Estágio III - Anos iniciais |
Ano: | 2024 |
Período: | PRIMEIRO_SEMESTRE |
Curso(s): | Pedagogia |
Série/período/semestre: | 4 |
Total Hora Aula: | 80.0 |
Total Hora Relógio: | 80.0 |
Duração da aula (min): | 60 |
Status do plano de ensino: | Publicado |
Data de criação: | 04/06/2024 |
Última atualização: | 04/06/2024 |
Desenvolvimento da Prática Pedagógica: análise, planejamento e atuação. Relação professor, aluno e conhecimento na configuração do processo educacional. Especificidades do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental. Educação para segurança no trânsito. |
Objetivo Geral Permitir a observação e a reflexão teórico-prática docente acerca dos tempos, dos espaços e dos saberes nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) compreendendo a intervenção pedagógica no campo de estágio pelo(a) estudante. Objetivos Específicos Vivenciar o cotidiano pedagógico dos Anos Iniciais do EF considerando seus tempos, seus espaços e os saberes dessa etapa da educação; Realizar a partir da interação com a realidade do espaço escolar dos anos iniciais do EF uma análise reflexiva teórico-prática a partir dos modelos de ensino utilizados, da organização da escola, e as demais dinâmicas escolares observadas; Planejar e desenvolver planejamento próprios das atribuições docentes com autorização do(a) professora(a) regente de classe colaborando na realização das atividades solicitadas por esse(a) com os(a) estudantes; Identificar os elementos que evidenciam a complexidade do processo educativo nos Anos Iniciais do EF e sua relação com os conhecimentos necessários ao docente. Elaborar o Relatório de Estágio evidenciando análise, interpretação e por fim planejamento e (se possível) aplicação de situações de ensino. |
O componente curricular Estágio III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental será ministrado considerando a perspectiva da relação teoria e prática pois, sua organização está centrada em práticas e atividades que caminham para as explicações legislativas, conceituais e teóricas, ou seja, antes de ministrar um conceito ele será praticado em sala de aula ou por meio da observação no campo de estágio. Os momentos de exposição dialogada do conteúdo estarão integrados aos momentos práticos no campo de estágio. A organização das atividades práticas estará distribuída em: individuais em classe e parte preparatória extraclasse, parte individuais e com compartilhamento em grupo, toda a classe em conjunto e orientada pela docente. Como recursos serão utilizados formulários, imagens, roteiros, vídeos, slides, quadro de giz, e-mail, ficha de leitura e a organização da classe em grupos pequenos. Como parte dessa relação teoria e prática serão utilizados vídeos clássicos, textos para leitura em classe e extraclasse, práticas de elaboração de planejamento, atividades e/ou instrumentos de avaliação que auxiliarão na intervenção pedagógica no campo de estágio. Para além da metodologia da aula, integra-se ao componente curricular a proposta de trabalho interdisciplinar da turma do sétimo período organizado coletivamente pelos docentes do período. Como fio condutor do trabalho o eixo Práticas Sociais e Educação será o meio pelo qual se articulam os conteúdos da ementa do componente, por meio do método da pedagogia histórico-crítica que prevê a seguinte organização: 1. Listagem de categorias centrais trabalhadas pela ementa dos componentes para dialogar com as demais categorias de outros componentes trabalhados no período; 2. Para atividades da prática social inicial para o trabalho interdisciplinar, cada docente elaborou atividades/questões de levantamento para identificar nos conteúdos quais conhecimentos percepções os estudantes já trazem para o processo. 3. Após o acesso aos dados das respostas dos estudantes se elaboram questões problematizadoras, considerando o eixo e a ementa para que sejam uma espécie de balizador dos estudos do semestre. 4. No momento da instrumentalização poderão ser organizadas atividades coletivas entre componentes, porém a ênfase recai sobre o ensino aprofundado em cada componente dos conteúdos da ementa que dialogam permanentemente com o eixo e as questões problematizadoras. 5 . Para articular o trabalho interdisciplinar foram planejados um trabalho final comum entre todos os componentes e um seminário sistematizador por turma, para síntese das questões problematizadoras tanto por parte dos docentes quanto dos estudantes. |
Avaliação da/para aprendizagem: A avaliação da e para a aprendizagem ocorrerá a partir da base conceitual constante na Resolução Nº50/2017 que estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR. Considerando que para o estágio obrigatório é requerido 100% de frequência considerando as idas ao campo de estágio e os momentos orientadores no IFPR. A avaliação buscará privilegiar a predominância de aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação será processual e contínua, prevalecendo o desempenho do estudante ao longo do componente com destaque às características de suas funções diagnóstica, formativa e somativa. Como instrumentos de avaliação da e para aprendizagem são propostos os seguintes:
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Escola pública e especificidades dos anos iniciais do ensino fundamental: concepção, currículo, políticas públicas, sujeitos dos anos iniciais do ensino fundamental: alunos, professores e gestores. Documentação do Estágio Diário de Bordo e Observação Participante no Campo de estágio Observação da Prática pedagógica no campo de estágio Conhecimentos docentes nos anos iniciais dos Anos Iniciais Planejamento e seus elementos |
Lousa, quadro, data show. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 199 p. ISBN 9788532635266 (broch.). DIAZ BORDENAVE, Juan E.; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 312 p. ISBN 8532601545 (broch.). PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2012. 128 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 9788530801595 (broch.). COMPLEMENTAR BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Penso, 2012. 199 p. ISBN 9788563899828 (broch.). DUARTE, Newton. Vigotski e o 'aprender a aprender': crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed., rev. Campinas: Autores Associados, 2011. 355 p. (Educação contemporânea). ISBN 9788585701918 (broch). FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991. 147 p., [11] p. de estampas ISBN 8524903228 (broch.) PACHECO, José. Escola da ponte: formação e transformação da educação. Petrópolis: Vozes, 2010. 231 p. (Coleção transições). ISBN 9788532636461. PIMENTA, Selma; LIMA, Maria. Estágio e docência: diferentes concepções. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/viewFile/10542/7012. |