SISTEMA PLANIF
Esqueci minha senha
Fazer cadastro
Plano de ensino
Campus: CAMPUS CURITIBA
Professor: MARA C. VILAS BOAS
DIANA GURGEL PEGORINI
MARLENE DE OLIVEIRA
PATRICIA DA SILVA
Componente: Metodologia da Pesquisa
Ano: 2024
Período: PRIMEIRO_SEMESTRE
Curso(s): Secretariado
Série/período/semestre: 3
Total Hora Aula: 40.0
Total Hora Relógio: 33.33
Duração da aula (min): 50
Status do plano de ensino: Publicado
Data de criação: 06/06/2024
Última atualização: 25/06/2024
Ementa
Natureza teórica e prática da produção científica e os diversos tipos de pesquisa científica. Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Trabalhos Monográficos na Iniciação Científica e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Dotar o aluno com conhecimentos e prática em metodologia da pesquisa. 

Objetivos Específicos:
  1. Familiarizar o aluno acerca da produção científica nacional e internacional, em específico na área de secretariado;
  2. Conhecer os tipos de pesquisa científica e as técnicas de pesquisa;
  3. Preparar os alunos para a iniciação cientifica por meio da elaboração de um artigo científico no próximo semestre;
  4. Elaborar um projeto de pesquisa para a área de secretariado para ser desenvolvido como TCC.

 
Metodologia
Metodologia de Ensino:
Aulas Expositivas - participativas;
Leitura e discussão de textos acadêmicos e científicos;
Exercícios práticos em sala de aula;
Elaboração de projetos de pesquisa
Avaliação
Avaliação:

Avaliações processuais e contínuas: produção de texto nas aulas.
Frequência, participação em sala de aula e pontualidade nas aulas.

Dos alunos:
A avaliação será contínua, integrada aos processos de ensino e de aprendizagem e a atribuição dos conceitos considerará:
- Leitura de textos propostos para cada eixo temático;
- Assiduidade, pontualidade e participação nas aulas e em todas as atividades propostas ao longo da disciplina; e
- Nível de aprofundamento demonstrado nos debates, nas apresentações de trabalhos e nas avaliações escritas.

Da disciplina:
O processo avaliativo da disciplina será desenvolvido numa perspectiva formativa em cada unidade de trabalho proposto, com reflexões coletivas entre o grupo. Ao término da disciplina, será realizada uma avaliação formal para que os alunos e a professora evidenciem as potencialidades e fragilidades percebidas durante os estudos realizados, bem como apontem sugestões para a melhoria da mesma.

Da recuperação:
A recuperação consistirá no(a) aluno(a) refazer os documentos, caso a professora julgue necessário, seguindo as orientações dadas por ela. A reescrita garantirá também a característica de processo assim o aluno está constantemente em processo de avaliação contínua. Somados a isso a professora se dispõe a sanar todas as dúvidas que surgirem, pessoalmente, em dias e horários que serão informados posteriormente para auxiliar nesse processo de construção do conhecimento.
 
Conteúdo programático
Conteúdo Programático:

I – Natureza teórica e prática da produção científica e os diversos tipos de pesquisa científica.

II – Análise de Trabalhos Monográficos na Iniciação Científica e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

III - Elaboração de um Projeto de Pesquisa.
 
Recursos
Giz, quadro e data show.
Referências
Básicas
ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Complementar
BASTOS, L. da R. et. al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa: teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
BELO DE AZEVEDO, Israel. O Prazer da Produção Científica. 2. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1993.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses.  São Paulo: Pioneira, 1997.
0RUDIO, F.V. Introdução ao Projeto de Pesquisa. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
Observações